Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Imóveis antigos do centro de BH abrigam eventos variados

Brasil Palace Hotel e edifício Acaiaca estão entre esses locais que alugam seus espaços para festas, baladas e cerimônias


postado em 25/07/2019 14:04 / atualizado em 25/07/2019 14:56

Salão do Brasil Palace Hotel: espaço de 365 metros quadrados preserva detalhes da década de 1930(foto: Violeta Andrada/Encontro)
Salão do Brasil Palace Hotel: espaço de 365 metros quadrados preserva detalhes da década de 1930 (foto: Violeta Andrada/Encontro)
De uma das varandas do Brasil Palace Hotel, uma das hospedagens mais antigas de Belo Horizonte, não se vislumbram mais os frondosos fícus da avenida Afonso Pena, cortados na década de 1960, nem é possível acompanhar a passagem de bondes, desativados na mesma época. A capital mineira mudou bastante ao longo dos anos,  agigantou-se e se modernizou. Entretanto, alguns lugares, sobretudo no centro da cidade, cumprem a função de levar as pessoas de volta ao passado. Alguns desses imóveis estão sendo bastante requisitados para sediar festas privadas, eventos corporativos e culturais. De quebra, esses ambientes estão resgatando o centrão de BH.

As cenas das áreas centrais das grandes cidades não diferem muito: pessoas caminhando apressadas e sem tempo para apreciar detalhes arquitetônicos de edifícios ou imóveis históricos. Um desses lugares que passa batido em meio à correria dos belo-horizontinos é o Brasil Palace Hotel, erguido em 1934 em plena Praça Sete. Por lá, já se hospedaram personalidades como o rei do futebol, Pelé, e a cantora Elza Soares. Para acessá-lo, o visitante tem de subir escadas, já que o estabelecimento funciona sobre bares e lojas, dentre elas uma famosa rede de fast food. Além dos 68 apartamentos que foram completamente ocupados durante os últimos carnavais, o hotel mantém um salão de 365 metros quadrados, com piso e janelas de madeira, além de lustres originais da década de 1930.

A Central ocupa parte da histórica fábrica da 104 Tecidos: imóvel foi erguido em 1906(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
A Central ocupa parte da histórica fábrica da 104 Tecidos: imóvel foi erguido em 1906 (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
O salão passou por uma reforma às pressas para atender a um aniversariante ilustre que decidiu realizar lá, neste ano, sua festa. O vereador Gabriel Azevedo, que mora na área central, não teve dúvida em comemorar seus 33 anos no ambiente. "A arquitetura do salão surpreende todo mundo que entra e não imagina encontrar algo assim em plena Praça Sete de Setembro", afirma. De acordo com o parlamentar, o espaço é um exemplo de que o centro não deve ser esquecido. "Oferecer uma festa para convidados lá é criar a sensação de uma cidade que pode e merece ser vista com outros olhos." "Ficamos em dúvida se o lugar comportaria tantas pessoas de maneira confortável, pois o ambiente não tem ar-condicionado e os elevadores são antigos", diz Ronise Cunha, uma das seis herdeiras do hotel. A despeito das filas para entrar nos dois elevadores - sendo um deles a manivela -, os cerca de 500 convidados saíram elogiando o cenário. "Temos muitas melhorias para fazer no hotel, mas o salão está aberto para outras festas e eventos", diz. No Brasil Palace, além de aniversários já foram produzidos editoriais de moda e exposições. E não param de chegar novas propostas.

O hotel tem um vizinho ilustre e contemporâneo: o Cine Theatro Brasil. Erguido também na década de 30 e reinaugurado em 2014, o espaço também está de portas abertas para os mais variados eventos. Na reabertura, foi construído um terraço, onde já foram realizadas festas de casamentos, bailes de debutantes e eventos empresariais. Para os próximos meses, seis datas já estão ocupadas e outras cinco, em pré-reserva. "As pessoas se surpreendem quando chegam aqui. Oferecemos um espaço superinteressante e moderno em um edifício histórico e, o que é melhor, no centro da capital", diz Sandra Campos, gestora de planejamento e ação cultural do Cine Theatro Brasil.

Festa de aniversário do vereador Gabriel Azevedo no Brasil Palace Hotel: 500 convidados(foto: Bruno Soares/Divulgação)
Festa de aniversário do vereador Gabriel Azevedo no Brasil Palace Hotel: 500 convidados (foto: Bruno Soares/Divulgação)
Outro lugar que tem sido o queridinho das festas é o 25º andar do edifício Acaiaca. Depois de ser alugado para um evento de design em 2017, o espaço de 650 metros quadrados vem sendo bastante procurado. "As pessoas notaram que, em vez servir a escritórios, poderia ser usado de outra forma", diz Juliane Villaça, uma das administradoras do andar. Assim, nasceu o Acaiaca Rooftop. O grande atrativo é, sem dúvida, a vista de 360 graus da cidade. Além de festas, vem recebendo trabalhos fotográficos e outros eventos para no máximo 150 pessoas. Essa é uma das exigências do Corpo de Bombeiros para o edifício, que comemorou seu septuagenário recentemente.

A Praça da Estação é considerada um dos "marcos-zero" da construção de Belo Horizonte. Eram dali que chegavam e saíam os materiais para erguer a capital mineira, recém-transferida de Ouro Preto, em 1897. Nesse clima, foi construído, em 1906, um imóvel que sediaria a primeira grande indústria de BH e, posteriormente, companhias têxteis. Hoje, é mais um lugar que recebe festas. Atualmente, o A Central ocupa 320 metros quadrados, parte da antiga fábrica da 104 Tecidos. "Temos oito meses de funcionamento e já recebemos casamentos, aniversários, lançamento de produtos e treinamento de empresas. Nossa intenção, agora, é trabalhar mais as festas de casamento", diz Lucas Durães, um dos três sócios do A Central, que passou por melhorias recentes, depois de um pequeno incêndio. "É difícil achar espaços centrais, com bom acesso e com possibilidade de apresentações de música. O A Central cumpre essa função também", diz. De acordo com Lucas, há eventos marcados para os próximos seis meses, mas como não existe restrição de dias (funciona de segunda a segunda), ainda há espaço na agenda para reservas. "O interessante é que as pessoas nem precisam decorar o espaço, pois a arquitetura clássica do lugar já é uma atração à parte", afirma Lucas. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade