
Os cursos de graduação a distância existem no Brasil desde a década de 1990. Mas foi a popularização do acesso à internet, por banda larga ou 4G, que possibilitou um boom nesse mercado. "A parte que mais me atende é a flexibilidade. Posso estudar de manhã, no ônibus ou no horário de almoço", diz Fabiana Maia, aluna de administração na Faculdade Arnaldo. O preço também é outro fator que atrai os estudantes, pois as mensalidades de cursos EaD são geralmente 50% mais baratas que as tradicionais.

Em 2006, a PUC Minas criou seu primeiro curso de graduação a distância. Hoje, a universidade tem 1.200 alunos matriculados em administração e ciências contábeis. Todo o material didático, como apostilas de exercícios e videoaulas, é disponibilizado para os estudantes através da plataforma online da escola. "O portal também ajuda a identificar quais são os alunos que estão com dificuldade", diz o professor e diretor da PUC Minas Virtual, Marcos Kutova. Ele conta, ainda, que os estudantes costumam ter um perfil bem definido: pessoas com 30 anos ou mais, já inseridas no mercado de trabalho, principalmente em cargos de gestão. Mas, a característica mais requerida ao estudante não tem a ver com idade ou emprego: "Quem quer fazer um curso EaD na PUC precisa estar preparado para estudar", alerta o professor. "Tem de dedicar pelo menos 20 horas de estudo por semana."

Novidade quando o assunto é a EaD, a Faculdade Arnaldo começou a disponibilizar cursos de graduação a distância no começo deste ano. Estão na grade as faculdades de administração, ciências contábeis, ciências econômicas e turismo. "Apesar de sermos uma instituição tradicional, também precisamos nos atualizar com o uso das novas tecnologias", afirma o professor e diretor João Guilherme Porto. Hoje, a Faculdade Arnaldo possui cerca de 300 alunos matriculados nos cursos EaD e está investindo pesado nas videoaulas, para tornar o aprendizado mais agradável. "Construímos o nosso próprio estúdio e contratamos um ator para ajudar a orientar os professores sobre como se portar diante de uma câmera", diz João Guilherme.

Há coisas que a internet, claro, não consegue substituir. "Para alguns alunos, o ensino presencial ainda é fundamental, por causa do convívio social e da possibilidade do networking da sala de aula", diz Marcos Kutova, da PUC Minas Virtual. Uma solução talvez seja a união dos dois mundos. Até 20% da carga horária dos cursos presenciais nas universidades pode ser composta por matérias a distância. Para Marcos, no futuro o ensino presencial também usará várias das ferramentas do EaD, como o uso de dados e de inteligência artificial para identificar as dificuldades dos alunos.
Vantagens do EaD
- Otimização do tempo
- Custo reduzido
- Possibilidade de estudar em qualquer lugar
- Presença em cidades menores
- Mesma validade do diploma presencial
Desvantagens do EaD
- Exigência maior de disciplina dos alunos
- Menor possibilidade de networking
- Falta de contato com professores face a face
- Preconceito do mercado
- Dependência de conexão com a internet