Publicidade

Estado de Minas NEGÓCIOS

Conheça o empresário mineiro que comprou a Caparaó

Alexandre Lodi acaba de adquirir a empresa, que é uma das mais tradicionais construtoras do estado, e chega com forte apetite para investir


postado em 02/10/2019 14:25 / atualizado em 02/10/2019 14:38

Alexandre Lodi, presidente da Caparaó:
Alexandre Lodi, presidente da Caparaó: "Estamos preparados para a recuperação do mercado. Vamos investir 300 milhões de reais em terrenos, em 2020" (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
A construtora Caparaó, uma das mais respeitadas e reconhecidas marcas da construção civil mineira, está com novo dono. O empresário mineiro Alexandre Lodi, de 45 anos, acaba de adquirir todas as empresas do grupo ligadas à construção civil. É a primeira vez que o administrador de empresas com pós-graduação em gestão de negócios se arrisca como construtor, apesar de atuar, com sucesso, há 18 anos no mercado imobiliário, como investidor e incorporador. Nos corredores da empresa, as expectativas são boas. Alexandre chegou com apetite para investir. Ele promete empregar 300 milhões de reais em 2020, na compra de novos terrenos para receber seus projetos. "Estamos preparados para crescer", diz.

Apesar da avidez, Alexandre tratou de acalmar o time de funcionários. "Um dos maiores ativos que percebi estava na equipe, muito bem formada e estruturada", afirma. "Quero mantê-la e até trazer novas pessoas." Para ele, a crise do mercado imobiliário ficou para trás e por isso mesmo quer lançar logo novos produtos para atrair os compradores que estavam retraídos. O mercado também parece ter visto com bons olhos a aquisição. "O Alexandre é muito discreto, mas um empreendedor fantástico", afirma Amarildo Oliveira, sócio-diretor da incorporadora Minas Brisa, que está construindo dois empreendimentos em parceria com a Caparaó. "Para o mercado imobiliário foi uma excelente novidade."

O Casa Rosada Residências, com apartamentos de quatro suítes no bairro de Lourdes, em frente ao Minas Tênis Clube: um dos seis empreendimentos da construtora em execução(foto: Caparaó/Divulgação)
O Casa Rosada Residências, com apartamentos de quatro suítes no bairro de Lourdes, em frente ao Minas Tênis Clube: um dos seis empreendimentos da construtora em execução (foto: Caparaó/Divulgação)
Fundada em 1957, a Caparaó já construiu 2 milhões de metros quadrados, em 266 empreendimentos, como o Concórdia Corporate, a mais alta torre em estrutura metálica do país, que acaba de ganhar o Prêmio Master Imobiliário na categoria empreendimento comercial. Atualmente, seis projetos estão em produção, como o luxuoso Casa Rosada Residências, com apartamentos de quatro suítes no bairro de Lourdes, em frente ao Minas Tênis Clube. Em Nova Lima, o 777, com apartamentos de 777 metros quadrados, promete ser um marco de um novo bairro de 400 mil metros quadrados, em fase de licenciamento ambiental, previsto para ser lançado no ano que vem. "O Alexandre é uma pessoa séria, com muita experiência no mercado imobiliário e que gosta de desafios. A Caparaó é um deles", diz o engenheiro Cláudio Capanema, dono da Capanema Gouvea Desenvolvimento Imobiliário, empresa de loteamento e incorporações. Ele e Alexandre são sócios em alguns empreendimentos no novo bairro. Os dois se conheceram há seis anos e hoje são amigos. "Eu o considero como um irmão e conselheiro de negócios e de vida."

O flerte entre Alexandre e o fundador da Caparaó, Ney Bruzzi, de 90 anos, começou exatamente no planejamento do  777, há dois anos, quando o edifício era só um sonho, Alexandre procurou a Caparaó para construí-lo. Foi galanteador: "Será o nosso melhor produto e para isso buscamos a melhor construtora", disse Alexandre, que conhecia Ney Bruzzi de nome e fama, mas nunca tinha estado com ele. "O doutor Ney era referência para mim em seriedade, envolvimento e compromisso", diz. O antigo dono e fundador da Caparaó, dr. Ney (como é chamado na empresa e, respeitosamente, por Alexandre) continuará indo diariamente na companhia, onde manteve sua sala na sede da empresa, na Savassi, e passa a ocupar o cargo honorífico de presidente do conselho administrativo. Trata-se de uma homenagem, uma gentileza feita pelo novo controlador ao fundador  da Caparaó, marca que se tornou sinônimo de excelência e elevadíssimo padrão de qualidade, desde quando foi fundada, há 62 anos.

"Ao longo de todos esses anos, o Brasil passou por várias transformações, muita coisa mudou, principalmente no que se refere à evolução da tecnologia e da forma de construir", diz Ney Bruzzi, numa clara demonstração de que sentia necessidade de rejuvenescer a empresa que fundou, para torná-la perene.

Solteiro e sem filhos, o belo-horizontino Alexandre diz que só não está com novos prédios na cabeça quando sai de moto para fazer trilhas. Planeja suas viagens mundo afora pensando em que edifícios vai visitar – para isso, conta com o apoio da namorada, que é arquiteta. "Tem gente que viaja e gosta de conhecer museus. Eu gosto de visitar prédios", afirma. Procura ir todos os anos à feira de Milão, um dos mais importantes eventos de design e arquitetura do mundo, e acha que o design de Miami é o que mais se assemelha ao nosso. Mas, mesmo em destinos mais exóticos, continua sua busca incansável por ícones da arquitetura. Em um roteiro na Ásia, incluiu uma parada em Singapura só para conhecer o hotel Marina Bay Sands, famoso pela piscina de 150 metros e que fica a 200 metros de altura, no topo do arranha-céu. Alexandre já visitou o prédio mais alto do mundo, em Bangkok, na Tailândia, para ver o restaurante do "rooftop"com vista para a cidade iluminada. "Eu gosto de observar símbolos lá de fora, para servirem de inspiração para o que podemos fazer aqui", diz.

Ney Bruzzi foi, ao longo dos últimos anos, mais do que um construtor. Tornou-se um exemplo de empreendedorismo e paixão pelo que faz. Trazia consigo um mantra, repetido exaustivamente nos corredores da Caparaó: "Domani è un altro giorno" (amanhã é outro dia, em italiano). Agora, sob a liderança de Lodi, um outro apaixonado pela construção, o amanhã da Caparaó será necessariamente outro. E ele avisa: "O nosso amanhã será sempre um dia longo, mas ensolarado". Torcida é que não falta para ver esse sol voltar a brilhar. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade