Publicidade

Estado de Minas GASTRONOMIA

Casas de BH já vendem hambúrguer vegano que imita aparência e sabor de carne

A receita leva proteína de ervilha, soja, grão-de-bico, e suco de beterraba


postado em 18/12/2019 16:43 / atualizado em 19/12/2019 15:02

Felipe Ferraz, sócio do Seu Burguer:
Felipe Ferraz, sócio do Seu Burguer: "Não é só vegetariano que pede. Muita gente o experimenta para substituir a carne" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Parece, mas não é. A novidade no mundo dos hambúrgueres foge totalmente da clássica receita do disco prensado de carne moída. Sem kobe, angus, picanha ou contrafilé. O Futuro Burger é feito de proteína de ervilha, soja e grão-de-bico. A mistura também leva suco de beterraba, para simular o sangue e a cor da carne. Lendo os ingredientes é um pouco difícil de acreditar, mas a criação da startup brasileira Fazenda Futuro tem sabor, aparência e até cheiro parecidos com os de um hambúrguer de carne.

Em relação ao tradicional, o Futuro Burger tem menos sódio na sua composição, mais fibras, vitaminas e minerais. Seu processo de fabricação causa menos danos ao meio ambiente. Segundo dados da ONU, a produção de um hambúrguer de carne de 200 g libera tanto CO2 na atmosfera quanto dirigir um carro por aproximadamente 16 quilômetros. "O Futuro Burger pode ser um bom primeiro passo para quem quer adotar campanhas como 'Segunda sem Carne'", diz a nutricionista Carina Rezende, do ambulatório da PUC Minas. Mas, para Carina, não é porque é feito de plantas que o Futuro Burger é supersaudável. "É um alimento ultraprocessado. Compostos químicos, como espessantes e emulsificantes, são adicionados à receita para criar essa textura de carne." Comparando dados da tabela brasileira de composição de alimentos, o hambúrguer à base de plantas tem mais carboidratos e menos proteínas que o convencional, além de ter quase a mesma quantidade de gorduras.

O hambúrguer de planta do The Black Beef: mais de 15 mil unidades vendidas em suas 29 lojas, espalhadas por oito estados e Distrito Federal(foto: The Black Beef/Divulgação)
O hambúrguer de planta do The Black Beef: mais de 15 mil unidades vendidas em suas 29 lojas, espalhadas por oito estados e Distrito Federal (foto: The Black Beef/Divulgação)
Mas, ninguém fica fazendo conta do valor nutricional quando pensa em comer um bom hambúrguer. Pelo menos é essa a impressão de Felipe Ferraz, sócio do Seu Burguer. "Não é só vegetariano que pede", diz. "Muita gente o experimenta para substituir a carne." Por 5 reais extras, o cliente pode colocar a novidade feita de plantas em qualquer um dos sanduíches da casa. O Seu Burguer também tem uma opção só para veganos. Feito com pão de batata baroa, maionese vegana, picles, cebola roxa e tomate, o Seuvegano custa 38,90 reais e vem acompanhado de batata frita.

Lugares famosos pela carne suculenta também abrem espaço para o hambúrguer feito de plantas. "Vi o Futuro Burger pela primeira vez na última Churrascada, que é um festival itinerante de churrasco", diz o chef Gael Paim. O cozinheiro decidiu implantar a tal novidade nos cardápios de alguns dos restaurantes e hamburguerias em que trabalha: Coal Bar-b-que, Butchery Burger e EAT1877. Apesar de algumas diferenças, todas as receitas lembram bastante a do clássico "x-salada". "Eu criei os sanduíches pensando na minha mulher", conta. "Ela é vegetariana e queria era provar um hambúrguer que lembrasse os que comia antes de abolir a carne do cardápio."

O sanduíche do Coal Bar-b-que: receita lembra a do clássico x-salada(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
O sanduíche do Coal Bar-b-que: receita lembra a do clássico x-salada (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
A novidade do mercado também chamou a atenção de outros empresários da capital mineira. O sócio do Trips Burger, Alexandre Andrade, correu para o aeroporto assim que ficou sabendo que o Futuro tinha chegado à capital paulista. "Fui para São Paulo só para experimentar o sanduíche com hambúrguer feito de plantas da Lanchonete da Cidade", diz. Não demorou muito para que o ingrediente chegasse ao cardápio do Trips, em uma versão completamente vegana, feita com pão de cenoura e centeio, muçarela vegana, cebola caramelizada, alface e tomate. Chamado de Futuro Trips, o sanduíche custa 36 reais e vem acompanhado de batata chips.

A rede de hamburguerias The Black Beef já vendeu mais de 15 mil unidades do Futuro Black Beef em suas 29 lojas, espalhadas por oito estados e Distrito Federal. Acompanhado de creme de parmesão e cogumelos shiitake, o sanduíche foi pensado para destacar o sabor do seu ingrediente mais importante. Mas quase que o prato teve um nome bem diferente. "Experimentamos o hambúrguer feito de plantas da Beyond Meat, em 2018", lembra Eris Oliveira, diretor de expansão e marketing da rede. Mas, enquanto a logística para importar o produto dos Estados Unidos ainda estava sendo resolvida, os sócios acabaram conhecendo a versão brasileira. "O Futuro Burger me surpreendeu. Se tivesse achado o Beyond melhor, teria importado."

A novidade do Trips: versão completamente vegana, feita com pão de cenoura e centeio, muçarela vegana, cebola caramelizada, alface e tomate(foto: Trips Burger/Divulgação)
A novidade do Trips: versão completamente vegana, feita com pão de cenoura e centeio, muçarela vegana, cebola caramelizada, alface e tomate (foto: Trips Burger/Divulgação)
Embora tenha sabor, textura e cheiro que lembram carne, há quem não aceite que o Futuro leve Burger no nome. Polêmicas à parte, a Fazenda Futuro já está preparando a evolução do seu carro-chefe, com menos sódio, gorduras, calorias e carboidratos. "Nós não estamos entrando no mercado vegetariano ou vegano, mas no de carnes", diz o fundador da empresa, Marcos Leta. "Estamos trabalhando para que a Fazenda Futuro esteja presente no máximo de lugares como uma alternativa alimentar mais sustentável." Pelo visto, a hora do Futuro é agora.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade