Em relação ao tradicional, o Futuro Burger tem menos sódio na sua composição, mais fibras, vitaminas e minerais. Seu processo de fabricação causa menos danos ao meio ambiente. Segundo dados da ONU, a produção de um hambúrguer de carne de 200 g libera tanto CO2 na atmosfera quanto dirigir um carro por aproximadamente 16 quilômetros. "O Futuro Burger pode ser um bom primeiro passo para quem quer adotar campanhas como 'Segunda sem Carne'", diz a nutricionista Carina Rezende, do ambulatório da PUC Minas. Mas, para Carina, não é porque é feito de plantas que o Futuro Burger é supersaudável. "É um alimento ultraprocessado. Compostos químicos, como espessantes e emulsificantes, são adicionados à receita para criar essa textura de carne." Comparando dados da tabela brasileira de composição de alimentos, o hambúrguer à base de plantas tem mais carboidratos e menos proteínas que o convencional, além de ter quase a mesma quantidade de gorduras.

Lugares famosos pela carne suculenta também abrem espaço para o hambúrguer feito de plantas. "Vi o Futuro Burger pela primeira vez na última Churrascada, que é um festival itinerante de churrasco", diz o chef Gael Paim. O cozinheiro decidiu implantar a tal novidade nos cardápios de alguns dos restaurantes e hamburguerias em que trabalha: Coal Bar-b-que, Butchery Burger e EAT1877. Apesar de algumas diferenças, todas as receitas lembram bastante a do clássico "x-salada". "Eu criei os sanduíches pensando na minha mulher", conta. "Ela é vegetariana e queria era provar um hambúrguer que lembrasse os que comia antes de abolir a carne do cardápio."

A rede de hamburguerias The Black Beef já vendeu mais de 15 mil unidades do Futuro Black Beef em suas 29 lojas, espalhadas por oito estados e Distrito Federal. Acompanhado de creme de parmesão e cogumelos shiitake, o sanduíche foi pensado para destacar o sabor do seu ingrediente mais importante. Mas quase que o prato teve um nome bem diferente. "Experimentamos o hambúrguer feito de plantas da Beyond Meat, em 2018", lembra Eris Oliveira, diretor de expansão e marketing da rede. Mas, enquanto a logística para importar o produto dos Estados Unidos ainda estava sendo resolvida, os sócios acabaram conhecendo a versão brasileira. "O Futuro Burger me surpreendeu. Se tivesse achado o Beyond melhor, teria importado."
