
O Censo Brasileiro de Shopping Centers 2024/2025, divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), aponta que o setor apresentou faturamento recorde de R$ 198,4 bilhões em 2024. A perspectiva é de aquecimento do setor, com estimativa de faturamento para 2025 de R$ 201,6 bilhões, alta de 1,6% em relação a 2024.
Os comerciantes mineiros estão animados para o fim de ano. De acordo com a pesquisa Expectativa de Vendas Natal 2025, realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), entre os dias 3 e 10 de novembro, mais da metade, 52%, esperam vendas melhores do que as do ano passado e 19,2% mantêm expectativas de vender tal como venderam em 2024, período que consideraram positivo.
Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca que o Natal é uma das principais datas comemorativas do ano. Ela defende que o período tem um forte apelo emocional e as estratégias adotadas pelos empresários tornam-se importantes para garantir o aquecimento das vendas no período, apesar de desafios como o alto endividamento das famílias e o encarecimento do crédito devido às altas taxas de juros. “A diversidade de produtos, o atendimento diferenciado e a facilidade de pagamento podem atrair até mesmo o consumidor mais cauteloso, fazendo com que as expectativas positivas dos comerciantes se superem por mais um ano consecutivo”, conclui a especialista.
Com fortes investimentos e táticas interessantes de atração do público, grandes shoppings centers da capital também estão confiantes no período. Um deles é o BH Shopping, no bairro Belvedere. Com projeto de uma nova expansão em 2026, o centro de compras investiu cerca de R$ 2,3 milhões para o Natal 2025, de acordo com a diretora regional da Mutiplan, Lívia Klein Paolucci. Sob o tema “Precioso Natal”, o mall traz novamente como destaque a icônica árvore externa, instalada no estacionamento aberto.

Lívia Paolucci, que também responde pelo DiamondMall, revela que o centro de compras localizado no bairro Santo Agostinho investiu aproximadamente R$ 4 milhões nas ativações do período natalino, incluindo a decoração e a campanha promocional. O tema de 2025 é “Natal das Orquídeas” e transformou o espaço em uma espécie de jardim de sensações. O destaque da ambientação é uma árvore de 14 metros de altura que celebra um 2025 bastante positivo. De acordo com a diretora, o DiamondMall encerrou o terceiro trimestre com um crescimento expressivo de 29,1% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, o maior entre todos os empreendimentos do portfólio da Multiplan.

Ainda dentro dos empreendimentos do grupo Multiplan, o Pátio Savassi investiu R$ 2 milhões nas ações de fim de ano. O valor contempla decoração temática, experiências sensoriais e interativas para o público, programação especial e ativações promocionais ao longo da temporada. A decoração buscou inspiração na “Vila Rústica de Natal”, um conceito que resgata a atmosfera afetiva das pequenas vilas de inverno, com elementos que remetem à simplicidade e aconchego das celebrações natalinas. O projeto cria uma experiência imersiva para os visitantes.
A executiva chama a atenção para o momento de transformação pelo qual passa o Pátio Savassi, com um amplo processo de revitalização que moderniza a estrutura e aprimora a experiência do público. O shopping ganhou novo revestimento de teto, linhas contínuas de LED e painéis digitais que trazem leveza, tecnologia e maior sensação de amplitude. Nos bastidores, melhorias na climatização, no sistema de som e no estacionamento. A praça de alimentação foi renovada com mobiliário contemporâneo, paisagismo atualizado e mais luminosidade.

No coração de BH

Thâmara destaca as campanhas especiais para temporada, com ações que vão desde eventos de mall destinados à meninada, como a agenda de oficinas de biscoitos natalinos, de cartões postais e de personalização de embalagens de presente, que também compreendem adultos, até apresentações diversas, como a do Coral Black to Black.

A novidade
Um dos mais novos espaços de compra de BH, inaugurado em julho de 2025, o Botânico Shopping, empreendimento de luxo no bairro Belvedere, mostra otimismo com seu primeiro Natal. “Estamos em uma etapa inicial de maturação e consolidação do nosso mix de lojas. Conduzimos nossas projeções com um otimismo fundamentado na realidade de mercado. Por isso, projetamos um crescimento de 15% nas vendas neste primeiro e tão especial período natalino”, afirma Ana Carolina Félix, diretora do centro de compras. “Nossa decoração natalina segue uma proposta minimalista e elegante para realçar a própria arquitetura do Botânico”.

Empreendimentos anunciam planos para 2026
Além de celebrar o espírito natalino, shoppings da capital mineira aproveitam o período para projetar o futuro. Alguns centros comerciais já anunciam planos de expansão para 2026, incluindo novas lojas, reformas estruturais e a chegada de marcas. O objetivo é consolidar BH como um dos principais polos de consumo e entretenimento, com estratégias de crescimento de longo prazo.
O BH Shopping é o que tem projeto mais ambicioso para o próximo ano - a inauguração de uma nova área ainda no primeiro semestre. O projeto, que abrigará seis novas lojas satélite e a ampliação de uma loja âncora já presente no mix, vai receber R$ 30 milhões de investimento da Multiplan. O novo espaço adiciona 1.962 metros quadrados à área bruta locável (ABL), representando um crescimento de 4,1% em relação à metragem do shopping ao final do segundo trimestre de 2025. “A iniciativa reforça a estratégia da Multiplan de transformar áreas internas em novas oportunidades de crescimento, extraindo valor adicional de seus ativos”, destaca Lívia Klein Paolucci, diretora regional Mutiplan, empresa que responde também pelo DiamondMall e pelo Pátio Savassi.
Ao longo dessas mais de quatro décadas, o primeiro shopping da capital, inaugurado em 1979, já passou por cinco ampliações. “Crescemos junto com BH. Hoje, temos quase 450 lojas, geramos 6,2 mil empregos e, só no ano passado, tivemos um tráfego de 11,2 milhões de clientes. Mas, mesmo diante desses números grandiosos, continuamos investindo em inovação, conforto e experiência. Prova disso, são as cinco grandes expansões pelas quais passamos, acompanhadas da chegada de marcas inéditas e da modernização da infraestrutura”, reforça a executiva.
Após a inauguração de seu quarto piso, em que agregou lojas de grifes internacionais inéditas na cidade como Alo Yoga, CH Carolina Herrera, Chanel, Dolce & Gabbana, Emporio Armani e Tory Burch, o DiamondMall segue com planos de trazer novas marcas. “Para 2026, nosso objetivo é nos consolidarmos como referência em varejo de luxo. Além disso, para o próximo ano, podemos contar com a chegada de novas marcas”, afirma Paolucci.
Em 2026, o centro de compras celebra três décadas de existência. “Ao longo desses quase 30 anos, o DiamondMall vem registrando resultados consistentes, com crescimento contínuo em fluxo e vendas, acompanhando o dinamismo e o poder de consumo do público da região Centro-Sul. Só no ano passado, o shopping recebeu cerca de 5,5 milhões de visitas em suas 315 lojas, vendeu R$ 850,6 milhões, além de manter altas taxas de ocupação e performance acima da média do setor. O balanço dessa trajetória é, portanto, de solidez”, celebra.
Já o Pátio Savassi irá ganhar uma nova área gourmet no próximo ano, com restaurantes renomados e ambientes integrados voltados para a convivência. “O Pátio Savassi consolidou-se como um ativo estratégico para Belo Horizonte e para a Multiplan. Evoluiu de maneira consistente, alcançando, hoje, mais de 230 operações, empregando mais de 2 mil pessoas e registrando, em 2024, aproximadamente 7,4 milhões de visitas e R$ 640 milhões em vendas”, diz a diretora.
Outro espaço que vai celebrar uma data especial em 2026 é o Shopping Cidade, que completará seu 35º aniversário. O plano é avançar em melhorias e modernização de seus espaços, alinhado às ações do plano de revitalização do Centro de Belo Horizonte. “Em relação ao mix de lojas, tivemos inaugurações de destaque em 2024 e 2025, como a academia Smart Fit, a multinacional Daiso Japan, uma unidade inédita da Mega Cacau Show conceito, a maior do estado, e da megaloja Centauro com conceito sensorial, inédita em Minas. Para o próximo ano, vamos estrear a sala Vip Premier da rede Cineart do Shopping Cidade, com serviços premium. Teremos também mais marcas mineiras no nosso mix, além de nacionais que estão a caminho”.
Shoppings em números*
- O Censo Brasileiro de Shopping Centers 2024/2025, da Abrasce, aponta que o setor apresentou faturamento recorde de R$ 198,4 bilhões em 2024.
- Até o momento em 2025, foram inaugurados 8 shoppings em todo o Brasil e mais 3 estão previstos até o fim do ano, totalizando 11 novos empreendimentos.
- Na semana do Natal (19/12 a 25/12/24), as vendas de 2024 apresentaram um crescimento de 3,4% em relação à data comemorativa de 2023.
- Os shoppings registraram um ticket médio de R$ 213,83 em 2024, o que representou um aumento de 3,3% em relação ao ano anterior.
Mercado de Minas Gerais
- Shoppings em Operação: 48
- ABL Total (**) – Censo 2024/2025 (milhões m2): 1.274.465
- Cidades com shoppings: 19
- Terceiro maior mercado do país em número de shoppings
- Shoppings em operação em Belo Horizonte: 16
- ABL Total (**) – Censo 2024/2025 (milhões m2): 490.987
(*) Fonte: Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) (**) ABL (Área Bruta Locável), área total destinada à locação, incluindo lojas, restaurantes e áreas comuns
Serviço
Dos nobres aos mais populares, BH tem um pool de shoppings estão entre os mais conhecidos da capital mineira estão:
BH Shopping: BR-356, n.º 3.049, Bairro Belvedere. Contato: (31) 4003-4135 e (31) 3228-4213 / https://www.bhshopping.com.br/
Diamond Mall: Av. Olegário Maciel, 1600, Bairro de Lourdes. Contato: (31) 3330-8600 e (31) 3330-8627 / https://www.diamondmall.com.br/
Botânico Shopping: Av. Celso Porfirio Machado, 150, Bairro Belvedere. Contato: https://botanicoshopping.com.br/
Boulevard Shopping: Av. dos Andradas, 3.000, Bairro Santa Efigênia. Contato: (31) 3058-0755 / https://boulevardshopping.com.br/
Shopping Cidade: Rua dos Tupis, 337, Centro. Contato: (31) 3279-1200 e (31) 98443-7808 / https://www.shoppingcidade.com.br/
Pátio Savassi: Av. do Contorno, 6061, Bairro São Pedro. Contato: (31) 4003-4172 / https://www.patiosavassi.com/
Minas Shopping: Av. Cristiano Machado, 4.000, Bairro União. Contato: (31) 3429-3500 / https://www.minasshopping.com.br/
Shopping Estação: Av. Cristiano Machado, 11833, Bairro Vila Cloris. Contato: (31) 3118-9902 / https://shoppingestacaobh.com.br/
Shopping Del Rey: Av. Presidente Carlos Luz, 3001, Pampulha. Contato:(31) 3292-5500 / https://shoppingdelrey.com.br/
Shopping de casa
Ponteio Lar Shopping: BR-356, 2500, Bairro Santa Lúcia. Contato: (31) 3503-2500 / https://ponteiolarshopping.com.br/
Shopping MinasCasa: Av. Cristiano Machado, 3411, Bairro Ipiranga. Contato: (31) 3449-6000 / https://shoppingminascasa.com.br/
Casa Raja Shopping: Av. Raja Gabáglia, 3950, Bairro Estoril. Contato: (31) 3343-8155 / https://gaisslersolon.com.br/house/casa-raja-shopping/