Publicidade

Estado de Minas BELEZA

Pele em amadurecimento precisa de maquiagens específicas

São produtos que, além de valorizar a aparência, também cuidam da saúde


postado em 27/02/2020 14:14

Para a empresária Maria Eduarda Recoder Tolentino, de 42 anos, a escolha da make tem a ver com estilo e elegância:
Para a empresária Maria Eduarda Recoder Tolentino, de 42 anos, a escolha da make tem a ver com estilo e elegância: "Nada melhor do que harmonizar um look legal com uma maquiagem que te valoriza em qualquer idade" (foto: Leca Novo/Divulgação)
Elas não buscam apenas um batom para colorir a boca. Querem um batom orgânico, livre de zinco e componentes sintéticos, que hidratem os lábios e previnam as rugas. A geração ageless, sem idade definida, busca cosméticos que não agridam a pele e nem o meio ambiente. Sem sofrimento animal. Querem se cuidar e ter qualidade de vida. E que se dane o tempo. Há muito elas descobriram que apesar de envelhecer ser inevitável, também é possível ter uma pele bonita e saudável em qualquer idade. Mulheres de todas as gerações perceberam que ter uma boa maquiagem ao alcance das mãos não é só uma questão de estética. Diz muito sobre valorização pessoal.

Segundo pesquisa realizada em Harvard o processo de envelhecimento tem sido cada vez mais precoce. Para surpresa geral, comprovou-se que os primeiros sinais surgem já aos 20 anos de idade, quando ocorre a queda da produção natural de antioxidantes. Em constante amadurecimento, para cada fase a pele requer um tipo de cuidado. No quesito maquiagem a história não é diferente. A partir dos 30 anos, exige ainda mais delicadeza e produtos diferenciados. "Quem nunca sofreu com produtos que evidenciam ainda mais as rugas e linhas de expressão e deixam a pele craquelada?", diz o maquiador Lázaro Lambertucci. Ciente disso, a indústria da beleza busca se adequar às novas exigências e necessidades. Não basta apenas dar cor às maças do rosto. Além de realçar a aparência, o blush tem de hidratar e ser hipoalergênico.

Vaidosa, mas sem exageros, a funcionária pública Daniela Andrade Cunningham, de 45 anos, acredita que menos é mais:
Vaidosa, mas sem exageros, a funcionária pública Daniela Andrade Cunningham, de 45 anos, acredita que menos é mais: "Gosto de maquiagem leve e de qualidade, mesmo que seja apenas um batom", diz ela, ao lado do maquiador Ramiro Cerqueira (foto: Violeta Andrada/Encontro)
As maquiagens direcionadas e multifuncionais chegaram para ficar. Preenchendo uma lacuna de mercado que deixava a desejar, especialmente para mulheres a partir dos 30 anos. Apesar de jovens, elas já sofrem com as mudanças na pele. E uma boa medida é apostar na prevenção. Aos 34 anos a fotógrafa Camila Coura tem um ritual: diariamente, usa água termal, protetor solar e creme para área dos olhos. Também faz questão de uma base mais leve, rímel, batom e blush. "Não saio de casa sem me maquiar. Mas fico atenta à qualidade dos produtos que utilizo", diz. Para a empresária Maria Eduarda Recoder Tolentino, 42 anos, a escolha da make tem a ver com estilo e elegância. "Nada melhor do que harmonizar um look legal com uma maquiagem que te valoriza em qualquer idade".

Atento às necessidades femininas, Lázaro saiu na frente e criou a primeira marca mundial, e mineira, específica para pele em amadurecimento, a LaRóZ Cosmetics. A linha traz produtos feitos à base de ativos naturais, entre eles a água mineral, sem insumos de origem petrolífera ou sintética. "Há alguns anos percebi que cada idade pede um tipo de maquiagem. A partir daí iniciei minhas pesquisas e, em outubro do ano passado, lançamos nossos produtos", diz. Segundo ele, é preciso saber o que se usa na pele, e se a composição do produto pode trazer algum dano. Quanto maior for a idade, mais as bases, corretivos, pós compactos, blushes e primers devem ser fluidos, evitando assim a obstrução dos poros. A dermatologista Luisa Bahia orienta que é preciso adotar alguns cuidados antes de se maquiar. "Limpar a pele, tonificar e hidratar são passos fundamentais. Assim como retirar a maquiagem antes de dormir", explica. Verificar a qualidade dos produtos é imprescindível. Muitas vezes, o barato sai caro. "Isto evita o surgimento de dermatites e reações alérgicas". Outra dica é manter pinceis e esponjas sempre limpos.

Aos 34 anos, a fotógrafa Camila Coura costuma ir ao salão do maquiador Lázaro Lambertucci, que recentemente lançou uma marca própria para peles em amadurecimento. Além disso, ela conta que tem um ritual:
Aos 34 anos, a fotógrafa Camila Coura costuma ir ao salão do maquiador Lázaro Lambertucci, que recentemente lançou uma marca própria para peles em amadurecimento. Além disso, ela conta que tem um ritual: "Não saio de casa sem me maquiar" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Segundo os especialistas o segredo é conter os exageros para evitar que as rugas e linhas de expressão fiquem ainda mais marcadas e o semblante, envelhecido. "É um grande erro achar que a maquiagem foi feita para corrigir todas as imperfeições e pecar pelo excesso", diz o maquiador e cabeleireiro Ramiro Cerqueira, do salão Office Hair. Para ele, o segredo é dar um aspecto alegre e descansado ao visual, realçando as características individuais de cada mulher. Em peles maduras, dá preferência à aplicação de pó translúcido para retirar o brilho. A base, sempre constituída de óleo natural ou vegetal. E é cauteloso no uso de sombras escuras. "A sombra tem a finalidade de abrir o olhar e  o tom aplicado da linha de transferência até logo abaixo da sobrancelha deve ser claro", orienta.

A maquiadora Anamélia Valle aposta nos corretivos, brilhos e máscara de cílios. Para ela, o primeiro ilumina e levanta o olhar. O segundo, se usado com moderação, disfarça linhas e realça ângulos. E a máscara é um item essencial para uma make de arrasar. Ela aproveita para revelar um truque: "Aplico sempre dois blushes. Um em tons terrosos para definir contornos e outro em tons rosados para colorir". Vaidosa, mas sem exageros, a funcionária pública Daniela Andrade Cunningham, de 45 anos, aposta no bom e velho ditado de que menos é mais. No dia a dia capricha no hidratante e protetor solar, e não abre mão de um bom sérum antioxidante. "Gosto de maquiagem leve e de qualidade, mesmo que seja apenas um batom", diz.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade