Publicidade

Estado de Minas BELEZA

Como utilizar maquiagem com máscara? Veja dicas

O novo normal, devido à pandemia, tornou-se um desafio para mulheres vaidosas que não abrem mão de uma bela make


postado em 28/09/2020 00:46 / atualizado em 28/09/2020 10:17

A maquiadora Fabiana Amaral conta quais os segredos para evitar o excesso de oleosidade na pele e sujeira na máscara:
A maquiadora Fabiana Amaral conta quais os segredos para evitar o excesso de oleosidade na pele e sujeira na máscara: "O primeiro passo é usar um bom fix plus, produto que refresca, tonifica e hidrata" (foto: Josef House Fotografia/Divulgação)
Na cultura árabe o olhar feminino é uma grande arma de sedução. A beleza das mulheres por trás dos véus é destacada com makes de tirar o fôlego. Por aqui, a obrigatoriedade do uso de máscaras mostrou que temos muito a aprender com elas. Apesar dos inconvenientes, quem não abre mão de uma bela maquiagem, se esforça para brilhar mesmo com o acessório. "Ao contrário do que se esperava, as vendas no setor de beleza cresceram consideravelmente após o início da pandemia", afirma o empresário Lazaro Lambertucci, da marca de cosméticos LaRoz. Muito disso, diz ele, se deve ao fato de as mulheres estarem mais em casa e terem mais tempo para se cuidar. Outro ponto favorável seria a conscientização que a crise trouxe sobre a necessidade de consumir produtos feitos com políticas sustentáveis e livres de crueldade. "Como nossa linha de cosméticos é toda a base de insumos naturais e sem testes em animais, a procura tem sido grande", diz.

Maquiador e cabelereiro, Lazaro reforça que o protetor solar não é uma escolha. Segue sendo uma obrigação diária para evitar os danos provocados pelos raios ultravioletas. Os que possuem toque mais seco e textura fina são ideais para não impregnar a máscara. O mesmo vale para os cosméticos. Para garantir uma make duradoura, a dica é optar por produtos de longa duração que possuem maior fixação. "Dê preferência aos acetinados com brilho leve", diz. Quem preferir produtos com efeito matte, deve ficar atento ao ressecamento da pele. Para evitá-lo, basta hidratá-la bastante antes da aplicação. A composição da máscara é outro fator importante. As de fibras não absorvem a maquiagem como as feitas de algodão. 
Além do protetor solar com base, outros itens são indispensáveis para quem quer manter a aparência bonita e saudável. No dia a dia, a empresária e maquiadora Fabiana Amaral Lopes indica o uso de água termal, corretivo, rímel, blush e sombra leve. E conta quais os segredos para evitar o excesso de oleosidade na pele e sujeira na máscara. O primeiro passo é usar um bom fix plus, produto que refresca, tonifica e hidrata. A seguir, o primer facial deve ser utilizado antes da maquiagem, para ajudar a controlar a oleosidade e disfarçar rugas, poros e cravos.  "O primer é um produto que prepara a pele, por isso deve ser aplicado depois do hidratante e antes da base, corretivo e pó", explica Fabiana.

As sensações do momento são os olhos e as sobrancelhas, diz a maquiadora Tatiana Macedo, e por isso é importante dar ênfase a essa região:
As sensações do momento são os olhos e as sobrancelhas, diz a maquiadora Tatiana Macedo, e por isso é importante dar ênfase a essa região: "Capriche no rímel e delineador" (foto: Tatiana Macedo/Arquivo pessoal)
E não é porque se está usando máscara que a maquiagem deve ser de "meia cara". É preciso ficar feliz com a imagem que se vê no espelho. Para dar aquele ar viçoso, o blush continua sendo imprescindível. Agora usado de forma mais leve e natural no topo das maçãs do rosto. Alguns no formato líquido só saem com demaquilante. O iluminador também pode ser utilizado para realçar o alto da face e o ossinho do nariz. Para dar aquele toque final, o pó translúcido finalizador ajuda a selar a maquiagem conferindo um aspecto aveludado à pele. Se fizer questão do batom, opte por aqueles de longa duração que não craquelam nem ressecam ao longo do dia.

Para garantir uma make duradoura, a dica é optar por produtos de longa duração que possuem maior fixação, segundo o maquiador Lazaro Lambertucci:
Para garantir uma make duradoura, a dica é optar por produtos de longa duração que possuem maior fixação, segundo o maquiador Lazaro Lambertucci: "Dê preferência aos acetinados com brilho leve" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
E como não falar das sensações do momento: os olhos e as sobrancelhas. "A maquiagem deve dar ênfase a essa região. Por isso, capriche no rímel e delineador", diz a maquiadora Tatiana Macedo. Mas nada de carregar nas sombras. Quanto mais neutras, melhor. O uso de um primer de cílios, antes do rímel, é outro truque que ajuda a ressaltar o olhar. Já a máscara deve ser de longa duração ou a prova de água. Para deixar o look ainda mais poderoso e bem finalizado, esmere-se nas sobrancelhas. Use lápis ou sombra para preencher as falhas e destacar contornos. A máscara própria para a região realça a cor e deixa os fios alinhados. O grand finale é um toque de iluminador abaixo do arco da sobrancelha para dar aquela levantada no olhar.

Produtos para maquiagem leve e sem borrar*

  • Hidratante facial textura fina

  • Protetor solar toque mais seco

  • Spray fixador para hidratar e tonificar

  • Primer para preparar a pele

  • Base fina em pouca quantidade

  • Corretivo para olheiras e pálpebra

  • Blush suave para realçar as maças do rosto

  • Iluminador para destacar maçã do rosto e nariz

  • Pó translúcido para selar a maquiagem ou spray fixador

  • Batom de longa duração que não craquela nem resseca

  • Sombra em tons mais neutros

  • Primer de cílios para preparar os fios

  • Máscara de cílios de longa duração ou a prova de água

  • Lápis ou sombra para preencher as falhas da sobrancelha

  • Máscara de sobrancelha para realçar a cor e deixar os fios alinhados

  • Iluminador abaixo do arco da sobrancelha

*Fontes: especialistas consultados

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade