Publicidade

Estado de Minas VEÍCULOS

Saiba tudo sobre o Fiat 500 elétrico

A terceira geração do icônico carro vem eletrificada, com tecnologia de segurança e conectividade em abundância e ligada ao sistema "Dream Garage", uma solução que promete se difundir como "novo normal" no mundo automotivo


postado em 27/09/2020 01:42

O Novo 500: destaque para o teto solar panorâmico de vidro, rodas de 17 polegadas e inserções cromadas nas janelas e painéis laterais(foto: FCA/Divulgação)
O Novo 500: destaque para o teto solar panorâmico de vidro, rodas de 17 polegadas e inserções cromadas nas janelas e painéis laterais (foto: FCA/Divulgação)
Que no mundo do automóvel o novo normal é o carro elétrico, muitos poucos duvidam. Na Europa e nos Estados Unidos (Califórnia, principalmente), carros equipados com propulsores elétricos já circulam à vontade. Aqui, os elétricos ainda são raros, mas nos últimos tempos o que pode ser observado é que pouco a pouco eles vão ocupando espaços em todas as categorias e marcas. Algumas ainda resistem, mas terão de aderir mais cedo ou mais tarde. É uma questão de sobrevivência. Na segunda semana de setembro, a Peugeot, ao anunciar o lançamento no Brasil do novo 208, totalmente reestilizado, fez questão de ressaltar que a partir de o início de 2021 o compacto hatchback francês estará disponível para o consumidor brasileiro em versão elétrica. Só não revelou, ainda, o preço. Também a FCA (Fiat Chrysler Automóveis) se prepara para lançar automóveis da marca movidos a eletricidade. Antes da pandemia do Covid-19 a decisão de trazer o "500 la prima", terceira geração do histórico Cinquecento, já havia sido anunciada, mas foi depois arquivada com a praticamente total paralização do mercado automotivo nos primeiros meses do caos trazido pelo novo coronavírus.

O 500 elétrico foi lançado no final de agosto na Itália, com início de vendas em outubro e com um alento para o mercado brasileiro. Os planos de trazer o 500 elétrico para o Brasil foram retomados. A informação, que está no material de divulgação da montadora, é que "o modelo, em sua terceira geração, será lançado no Brasil em 2021". Entre as peças de divulgação do Novo 500 "la Prima" viralizou na internet um vídeo com o presidente global do Brand Fiat, Olivier François, que protagonizou o primeiro test drive do modelo levando a novidade a 40 locais de Turim, berço italiano da Fiat.

A viagem começa na fábrica de Mirafiori, onde os carros da Fiat são fabricados há 81 anos. Inaugurada em 1939, a planta de Turim marcou o início da produção moderna da Fiat e ainda é uma das fábricas automotivas europeias mais antigas em atividade. Um novo capítulo começa agora com a produção da terceira geração do 500. Cerca de 1.200 pessoas vão trabalhar exclusivamente na fabricação do modelo. A capacidade de produção será de 80 mil unidades por ano, que poderá aumentar conforme a demanda. No total, entre custos de design, desenvolvimento, engenharia e a construção da linha de produção, o investimento representa um valor de mais de 700 milhões de euros.

A
A "wall box", tomada própria para o carregamento da bateria: parte do pacote de equipamentos oferecidos no ato da compra do modelo (foto: FCA/Divulgação)
O destino seguinte do test drive a bordo do Novo 500 foi em Lingotto, a antiga fábrica da Fiat com uma pista no teto, local dos testes de qualidade do hatch antes do embarque dos carros. Convertido em museu, o espaço abriga a Pinacoteca Agnelli. No quarto andar encontra-se a "Casa Virtual 500", uma exposição online que mostra ao público como estará a Casa 500 na primavera europeia de 2021. A viagem de Olivier François a bordo do 500 elétrico continua ao longo das avenidas da cidade e termina no Monte dei Cappuccini, perto da região central, na margem direita do rio Pó, com suas vistas deslumbrantes do local e dos Alpes.

É destaque no Novo 500 o teto solar panorâmico de vidro. A traseira do Novo 500 "la Prima" se destaca por sua porta, agora mais pronunciada, para melhorar a eficiência aerodinâmica. O modelo está disponível em três pinturas exclusivas, inspiradas nos elementos fundamentais da natureza: Ocean Green (perolado), que lembra o mar; Cinza Mineral (metálico), para a Terra; e Celestial Blue (três camadas), para o céu. Tudo decorado com faróis Full LED, rodas de 17 polegadas, inserções cromadas nas janelas e painéis laterais, além de forro em couro ecológico, que também envolve o painel e os bancos.

O 500 elétrico é equipado com o Sistema de Assistência Avançado ao Motorista (ADAS) e inclui controle de cruzeiro adaptativo (iACC, Intelligent Adaptive Cruise Control), para frear ou acelerar em resposta a qualquer obstáculo que encontre; centralização da faixa; Intelligent Speed %u200B%u200BAssist, que lê os limites de velocidade detectáveis %u200B%u200Be recomenda aplicá-los; Urban Blind Spot, que usa sensores ultrassônicos para monitorar pontos cegos e alertar o motorista com uma luz de aviso triangular caso outro veículo se aproxime; Attention Assist, que emite avisos no visor, recomendando ao motorista parar e fazer uma pausa quando estiver cansado; e sensores 360°, que proporcionam uma visão de drone para auxiliar o motorista ao estacionar o carro ou realizar manobras complexas.

Para a Fiat, autonomia e tempo de carregamento fazem a diferença do lançamento: autonomia de até 459 quilômetros em áreas urbanas(foto: FCA/Divulgação)
Para a Fiat, autonomia e tempo de carregamento fazem a diferença do lançamento: autonomia de até 459 quilômetros em áreas urbanas (foto: FCA/Divulgação)
O Novo 500 "la Prima" é, segundo o fabricante, o primeiro carro em seu segmento a apresentar direção autônoma de nível 2 e dispõe do novo sistema de infoentretenimento UConnect 5, com display TFT de 7 polegadas, tela sensível ao toque de 10,25 polegadas, rádio DAB, Apple CarPlay e Android Auto com espelhamento sem fio, e Uconnect Box pré-instalado como padrão para fornecer um conjunto de serviços Uconnect inovadores.

A FCA anuncia que "é a autonomia e o tempo de carregamento reduzido que fazem a diferença" no Novo 500. As baterias de íon-lítio com capacidade de 42 kWh garantem até 320 quilômetros no ciclo combinado WLTP e até 458 quilômetros no ciclo urbano. Para otimizar o tempo de recarga, o Novo 500 "la Prima" inclui sistema de carga rápida em corrente contínua de até 85 kW, para recarregar a bateria muito rapidamente. Dessa maneira, são necessários apenas 5 minutos para gerar uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade. E a carga rápida também pode reabastecer a bateria em 80% em apenas 35 minutos. Para os que tiverem uma garagem onde guardar o carro à noite, a "wall box", tomada própria para o carregamento da bateria, faz parte do pacote de equipamentos oferecidos no ato da compra do modelo. No vídeo entende-se que o valor desse item já está incluído no preço do carro.

Quem comprar o Fiat 500 elétrico terá automaticamente direito a utilizar o aplicativo Dream Garage, podendo participar de um plano de assinatura que permitirá a escolha para uso temporário (a partir de um dia) de um leque de 13 carros da gama FCA(foto: FCA/Divulgação)
Quem comprar o Fiat 500 elétrico terá automaticamente direito a utilizar o aplicativo Dream Garage, podendo participar de um plano de assinatura que permitirá a escolha para uso temporário (a partir de um dia) de um leque de 13 carros da gama FCA (foto: FCA/Divulgação)
As novidades que chegam com o Novo 500 elétrico continuam. Quem o comprar terá automaticamente direito a utilizar o aplicativo Dream Garage. Trata-se de um aplicativo de compartilhamento de carros dedicado aos clientes do Novo 500 la prima. Eles poderão participar de um plano de assinatura que permitirá a escolha para uso temporário (a partir de um dia) de um leque de 13 carros da gama FCA. Para os italianos, a taxa mensal desses planos vai de 99 euros a 299 euros para o plano platinum. A ideia é de que o comprador do Novo 500 use seu carro compacto no dia a dia urbano, mas que tenha acesso a outros segmentos quando assim desejar ou necessitar. É possível, por exemplo, passar um fim de semana de lazer nas montanhas, onde a utilização de um off-road é mais adequada. Os 13 modelos disponíveis na "Dream Garage" vão desde o 500L até o Maserati Levante. A assinatura permite a utilização de carros por até 60 dias ao ano, com períodos a partir de um dia, válidos para qualquer modelo para quem optar pelo plano Platinum.

O serviço Dream Garage da Fiat está, por enquanto, disponível na Itália, França, Bélgica, Áustria, Alemanha, Reino Unido, Espanha, País Baixos e Polônia. Reserva feita, os carros estarão disponíveis nos 300 centros de aluguel (Leasys centers) nas principais cidades e em aeroportos e estações de trem na Itália. Nos outros oito países, os carros da Dream Garage serão gerenciados por meios da rede de concessionários. No Brasil, a Dream Garage ainda é apenas um sonho. Mas esse sistema, assim como o carro por assinatura, faz sem dúvida parte do "novo normal" no mundo da mobilidade. É questão de tempo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade