Publicidade

Estado de Minas ENTREVISTA

Células-tronco vão revolucionar tratamentos de beleza, afirma especialista

Para a cirurgiã plástica Andrea Dorofeeff, as chamadas células mesenquimais podem até desacelerar o envelhecimento


postado em 20/10/2020 23:32 / atualizado em 20/10/2020 23:34

A cirurgiã plástica Andrea Dorofeeff:
A cirurgiã plástica Andrea Dorofeeff: "Quando aplicadas na face, (as células-tronco mesenquimais) têm o potencial de se transformar nos tecidos que compõem a pele, provocando assim o rejuvenescimento, por meio de um processo biológico, com o uso da gordura retirada do próprio corpo" (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Na década de 1960, quando Stan Lee e Steve Ditko criaram para a Marvel o personagem Lagarto, vilão nos quadrinhos do Homem-Aranha, as habilidades do cirurgião Curt Connors, capaz de regenerar partes de seu corpo, não passavam de mera ficção. Mas de lá para cá a ciência avançou. E muito. Pode-se dizer que o tratamento a partir das células-tronco mesenquimais transformou em realidade  o que não passava de história em quadrinhos - ainda que com contornos bem menos dramáticos. A cirurgiã plástica Andrea Dorofeeff, especialista pela sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, trabalha com o procedimento e é uma entusiasta de seus resultados. Segundo ela, as células, que são muito estudadas pelo seu potencial terapêutico, podem também contribuir para o rejuvenescimento da pele. Com pequenas aplicações obtidas a partir da gordura do próprio corpo, é possível preencher sulcos, clarear olheiras, melhorar cicatrizes. O futuro, segundo Andrea é promissor e envolve até mesmo a recuperação de órgãos. 

1) Além da cirurgia plástica, as células-tronco também podem ser utilizadas no tratamento estético?

Sim. A célula tronco mesenquimal, obtida da gordura do próprio corpo do paciente, pode ser usada para fins estéticos, trazendo um resultado muito bom e natural em procedimentos como o rejuvenescimento da pele, preenchimento de sulcos, clareamento de olheiras e de manchas provocadas pelo sol. Ela substitui, por exemplo, os estimuladores de colágeno e também os preenchedores.

2) Como as células são obtidas para depois serem aplicadas na pele?

As células-tronco são de fácil obtenção. Uso as células-tronco mesenquimais adultas, extraídas do tecido gorduroso da própria pessoa. Esta gordura é emulsionada mecanicamente com material cirúrgico próprio para essa finalidade, e aplicada imediatamente na pele. É o que chamamos de nano-enxerto de gordura ou Nano Fat Graft. Com uma pequena lipoaspiração, com pouca quantidade de gordura, conseguimos muitas células-tronco.  O processo pode ser feito também com o uso de centrífuga ou em laboratório para maiores quantidades, necessárias em  tratamentos mais extensos, como a reconstrução da pele que sofreu uma queimadura.

3) Por que as células-tronco conseguem bons resultados no campo da estética?

As células-tronco mesenquimais têm potencial de se diferenciar em todos os tecidos do organismo. Elas têm origem embriológica, surgem na formação do feto e permanecem presentes no tecido gorduroso. Quando aplicadas na face, têm o potencial de se transformar nos tecidos que compõem a pele, provocando assim o rejuvenescimento, por meio de um processo biológico.

4) É como se a célula aplicada no rosto se transformasse em uma pele mais jovem?

Sim. Parece mágica, mas é isso mesmo. O seu próprio tecido se transforma em um tecido mais jovem.

5) E como é feito o procedimento?

Pequenos procedimentos podem ser feitos na clínica, mas o bloco cirúrgico traz mais conforto para o paciente já que é possível a aplicação de sedativo. Todo o processo entre a lipoaspiração da gordura e a aplicação das células tronco no rosto, tem duração aproximada de duas horas. As células-tronco vão, assim, preencher os sulcos, deixar a pele mais jovem, melhorar as olheiras fundas e escuras. Ela produz o efeito dos estimuladores de colágeno, que muitas vezes são associados aos preenchedores. Essas substâncias, no entanto, não conseguem imitar a ação da célula-tronco com tanta perfeição.

6) E qual a duração do tratamento?

Esse é um ponto importante. Os efeitos não são alcançados de imediato e nem com uma aplicação apenas. Como o resultado depende de uma ação biológica, é necessário aguardar cerca de três meses após a aplicação. No período de um ano, o procedimento deve ser repetido a cada 90 dias. Após o procedimento pode haver pequenos pontos arroxeados. Por isso a indicação é que o paciente fique em casa por dois ou três dias após o procedimento.

7) No campo da estética as células-tronco podem ser usadas em quais outros procedimentos?

Elas têm um ótimo efeito no clareamento de cicatrizes e muitas vezes para corrigir o  afundamento da musculatura, causado por uma cirurgia, por exemplo.  Podem ser usadas também no rejuvenescimento intimo, na reconstrução da mama. Eu acredito que as células mesenquimais também vão desenvolver importante papel no tratamento da calvície.

8) Elas também podem reproduzir o efeito do botox?

Não. O botox age paralisando a musculatura e tem também um efeito de lifting. Já as células mesenquimais vão produzir uma pele mais jovem, com mais viço e sem rugas. Mas essa pele renovada, é claro, com o tempo também envelhece.

9) O procedimento é seguro?

Sim, totalmente seguro. As células-tronco mesenquimais são diferentes das células obtidas do cordão umbilical, que foram as primeiras que surgiram e são chamadas de células totipotentes. Essas células têm potencial de transformação e de geração de tecidos ainda maior que a célula mesenquimal. A questão, no entanto, é que elas podem se diferenciar, por exemplo, em um tumor, porque não há um controle.  A célula do sangue umbilical tem um potencial maior, mas envolve mais riscos. Já a célula-tronco mesenquimal não tem uma capacidade tão grande de transformação, mas o seu efeito no corpo é controlado.

10) Você acredita que as células-tronco mesenquimais poderão ter seu uso ampliado na medicina?

Sim. O interesse e os estudos dessa célula têm crescido muito devido ao seu grande potencial de regeneração de tecidos e também de órgãos lesados. É o futuro da medicina. Me faz até lembrar daquele antigo personagem da Marvel, o Lagarto, (personagem dos quadrinhos Homem-Aranha) que era capaz de regenerar órgãos e membros perdidos (risos).

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade