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Estado de Minas ESPECIAL GASTRONOMIA - HERÓIS DA RESISTÊNCIA

Encontro Gastrô 2020 - Conheça os homenageados na categoria Gelateria


postado em 03/01/2021 00:17 / atualizado em 06/01/2021 14:19

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Nessa edição especial de Encontro Gastrô - O melhor de BH contamos como os estabelecimentos da capital enfrentaram a maior crise já enfrentada pelo setor. Em meio à tempestade que tomou conta do mundo diante do novo coronavírus, todos que sobreviveram à pandemia são vencedores e merecem nossos aplausos.

Confira os homenageados na categoria Gelateria:

Mi Garba

Luca Lenzi:
Luca Lenzi: "Ninguém gosta de trabalhar com tanta adversidade, mas nós as vemos também como degraus, que nos ajudam a crescer como pessoas e como empresa" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
A história da Mi Garba começa com ingredientes que não podem faltar na cozinha: amor e carinho. Nascido em Florença, Luca Lenzi conheceu a mineira Marina Arantes durante um intercâmbio no Estados Unidos. Foi amor à primeira vista, como eles gostam de dizer. Apaixonado, o casal se mudou para a Itália. Luca e Marina moraram lá por 11 anos, até que a vontade de mudar de ares falou mais alto. "Ficar no Brasil já era um sonho nosso, mas eu estava à procura de uma boa oportunidade de negócios aqui", conta Luca, que sempre trabalhou com gastronomia. Em setembro de 2014, o empresário inaugurou, junto da amada e de mais um sócio, a primeira unidade da Mi Garba, no Lourdes. "Quando vínhamos passar férias, confesso que sentia falta de gelato. Para nós, é algo tão importante quanto o futebol", conta o italiano.

Com um cardápio cheio de novidades e ingredientes frescos, como manda a tradição dos gelatos, não demorou muito para a Mi Garba cair no gosto dos mineiros. A gelateria cresceu e abriu mais dois pontos na capital mineira, na região do Vila da Serra e no Mangabeiras. Mas o ano de 2020 não começou nada doce. Em janeiro, a unidade do Lourdes foi invadida pela enxurrada das fortes chuvas. "Freezer, mesas, estoque... A água fez um estrago por aqui", lembra. E logo em seguida, veio a pandemia.

Luca não ficou lamentando o leite derramado. Nem poderia, já que esse é um dos ingredientes mais importantes na hora de produzir um gelato. "Planejamos, logo no começo da quarentena, uma estratégia impecável de delivery, que garantisse a nossa segurança e dos clientes", conta. Defendido o plano de entregas, hora de pensar nos produtos. Além de continuar produzindo os sabores de gelatos mais queridos da casa, como o Mi Garba e o Absurdo, a gelateria também investiu em uma novidade: o creme de pistache de fabricação própria. O doce está fazendo tanto sucesso que está recebendo pedidos de fora de Belo Horizonte. "Tiradentes, São Paulo, Rio de Janeiro. Uma pena, pois a nossa produção ainda não consegue atender a essa demanda", conta Luca, que viu na pandemia um momento de superação para a Mi Garba. "Ninguém gosta de trabalhar com tanta adversidade, mas nós as vemos também como degraus, que nos ajudam a crescer como pessoas e como empresa."

Rua Marília de Dirceu 161, Lourdes
(31) 2516-7056

Av. dos Bandeirantes, 1725, loja 5, Mangabeiras
(31) 3586-1012

Alameda Oscar Niemeyer 1033, loja 15, Vila da Serra
(31) 3653-4133

Lullo Gelato

Cris e José Otto Temporão: mudanças como aumento da casquinha para atender melhor ao delivery(foto: Violeta Andrada/Encontro)
Cris e José Otto Temporão: mudanças como aumento da casquinha para atender melhor ao delivery (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Foi um recorde que os donos da Lullo Gelato, Cris e José Otto Temporão preferiam não ter quebrado. Até este ano, o máximo que a gelateria havia ficado fechada foi por 10 dias, quando o casal resolveu fazer uma reforma na unidade da Savassi, em 2018. Mas devido ao fechamento do comércio por causa da pandemia do novo coronavírus, eles acharam que era hora de parar e pesquisar novas formas de levar o carinho da Lullo para as casas, garantindo a segurança da sua equipe e dos clientes. Desligaram as geladeiras por longos 90 dias. Como um bom gelato, um planejamento eficiente deve ser feito com calma, sem correria.

Retomada as atividades, o ritmo na gelateria continuou parecido, mesmo sem a presença dos clientes. Os gelatos continuaram sendo produzidos diariamente, sem o uso de conservantes e com ingredientes de produtores da região, dando prioridade para o que há de mais fresco no mercado. Algumas mudanças foram implementadas. "A nossa casquinha pequena não conseguia sobreviver aos trancos do delivery. Então, eu criei uma outra, um cone bem maior e mais resistente, que chega inteirinho na casa do cliente", conta Cris. A casa também colocou duas opções mais quentes no seu cardápio de delivery: os gelatos de chocolate quente e de leitinho queimado, criados para serem derretidos no micro-ondas. O resultado foram bebidas bastante cremosas, ideais para os dias mais frios.

Já que as portas da unidade da Savassi estavam fechadas, Cris usou a pausa para mudar um pouco a cara e expandir os domínios da Lullo para além do gelato. Atendendo a uma demanda antiga dos clientes, a empresária remodelou a loja e inaugurou uma nova vitrine, recheada de opções doces e salgadas. "Muffins, pastéis, biscoitos, cookies. Tudo feito por produtores de confiança", diz Cris.

Rua Antônio de Albuquerque 617, Funcionários
(31) 3656-0625
E mais três endereços na cidade

Bacio di Latte

Fábio Medeiros, diretor de marketing da rede:
Fábio Medeiros, diretor de marketing da rede: "Iríamos inaugurar 40 lojas no Brasil e mais três nos Estados Unidos. Do dia para a noite, tivemos de refazer nosso planejamento" (foto: Divulgação)
Apesar de acostumado a trabalhar com gelatos e freezers, a Bacio di Latte não imaginava que colocaria tantos planos na geladeira em 2020. "Iríamos inaugurar 40 lojas no Brasil e mais três nos Estados Unidos", conta Fábio Medeiros, diretor de marketing da rede. "Do dia para a noite, tivemos de refazer nosso planejamento." E põe refazer nisso. A marca, criada por dois irmãos italianos e um sócio escocês, abriu a sua primeira unidade em 2011, em São Paulo, investindo em uma experiência que valoriza cada mordida do sorvete italiano. Quem já foi na Bacio sabe que não é um lugar para se ter pressa: os atendentes tem toda a calma do mundo para explicar ao cliente os sabores que colorem as vitrines, dando pequenas amostras até encontrar o gelato que agrade - mais - o paladar. Pelo modelo de negócios, não é nenhuma surpresa que cerca de 95% do faturamento da empresa, no ano passado, tenha vindo das vendas nos balcões.

Mas a pandemia chegou mudando tudo. Impossibilitada de receber os clientes nas suas mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil, a marca tratou de traduzir a experiência pelo delivery. "Não queríamos que fosse apenas uma caixa de isopor com gelato dentro, entregue em um saco pardo qualquer", diz Fábio. "Começamos adotando outros tamanhos de entregas, para atender de famílias a pessoas que estivessem procurando uma porção individual." Outra novidade do período foram os kits de casquinha, feitos para serem finalizados na casa dos clientes, com doce de leite, creme de avelã com chocolate produzido pela Bacio e um opcional de castanhas. "O delivery teve um boom na pandemia. Em comparação ao ano passado, aumentou em 600%", conta.

Ainda assim, como em tantas outras empresas, a Bacio di Latte também precisou fazer cortes. Em Belo Horizonte, a marca fechou a unidade que ficava no Lourdes, a primeira loja de rua da rede a ser inaugurada fora de São Paulo. "Foi um ponto importante que nos ajudou a crescer em Belo Horizonte. Mas, ao analisar o perfil de consumo da região e o agravamento do lado financeiro, decidimos por encerrar a operação."

Avenida Olegário Maciel 1.600, Lourdes (Diamond Mall)
(31) 3879-8460
E mais três endereços na cidade

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