
A aquisição da Reserva foi anunciada em outubro do ano passado e custou 715 milhões de reais. A negociação envolveu o pagamento de 175 milhões de reais à vista e mais 50 milhões a serem desembolsados aos antigos sócios, Rony Miesler e Fernando Sigal, em um ano. Os outros 490 milhões foram pagos em ações. "Já tínhamos 30% do market share de calçados e bolsas para a classes A e B. Se quisermos expandir, precisamos explorar outros mercados", diz Alexandre. Rony comenta que a parceria vem ao encontro de seu sonho, de reinventar, no Brasil, o negócio de varejo de lifestyle. "O Alexandre é um baita de um gestor e um líder visionário", afirma. "Enquanto o mercado calçadista não se interessava pelo de vestuário, ele, antes de qualquer outro, percebeu e apostou alto que nós vendemos a mesmíssima coisa: estilo de vida." Em 2019, a Arezzo já havia colocado um pé em um novo mercado com a distribuição exclusiva da Vans no Brasil. Atualmente, é o maior grupo de moda do país em faturamento e em número de lojas. Está avaliado em 6 bilhões de reais (Alexandre e Anderson têm, juntos, 47% das ações do grupo). Só para se ter uma ideia do tamanho da empresa, em 2020, todas as marcas do grupo Arezzo venderam 15 milhões de pares de calçados. Esses scarpins, sapatilhas, sandálias e tênis seriam suficientes para cobrir, enfileirados, todo o litoral brasileiro, da fronteira com o Uruguai, ao sul à fronteira com a Guiana Francesa, ao norte.



Parceiros não poupam elogios ao se referirem a Alexandre. Para a atriz Marina Ruy Barbosa, que criou a marca Ginger - gíria em inglês que se refere a pessoas como ela, de pele clara, cabelo ruivo e sardas - e costurou uma collab com a Schutz, ela e o empresário se conectaram por terem "o mesmo impulso incansável de fazer e de ser o melhor em tudo o que nos propomos". Em novembro, Marina assumiu a direção de moda da ZZ Mall, plataforma de vendas on-line de 40 grifes, entre marcas da Arezzo&Co e outras, como Spezzato e Vivara. "O convite veio por conta dessa sinergia, desse olhar que compartilhamos sobre a moda, o mercado e da nossa visão em relação aos negócios." Alexandre é uma espécie de imã das queridinhas da moda. Além de Marina (26 anos e 37,6 milhões de seguidores no Instagram), ele chamou para estrelarem suas campanhas a cantora Manu Gavassi (28 anos e 15,8 milhões de seguidores) e a atriz Bruna Marquezine (25 anos e 40,2 milhões de seguidores). A foto de abertura desta reportagem foi feita logo após um ensaio com Bruna na Casa das Caldeiras, em São Paulo, espaço com três grandes chaminés de 30 metros de altura cada uma, que na década de 1920 alimentava a energia de todo o complexo das indústrias do ítalo-brasileiro Francesco Matarazzo, considerado o maior da América Latina naquele início do século XX.


Na mesma carta endereçada a seu pai, citada no início desta reportagem, Alexandre olha para o futuro: "Que possamos, a cada dia, fortalecer nossas raízes para nunca esquecer nosso passado e crescer nossas asas (agora que temos um pica-pau kkkk) para voar ainda mais alto!" Um futuro otimista. Assim como Alexandre. "Quando enfim vencermos a pandemia, vamos vivenciar uma euforia vista antes apenas no pós-guerra", acredita. "As mulheres, quando puderem novamente ir a festas, vão vestir brilho e saltos altos como nunca. E nós estaremos prontos para satisfazer os desejos de nossas consumidoras." Fôlego e disposição para isso, o triatleta mineiro parece ter de sobra.
Como era a Arezzo na época da abertura de capital, em fevereiro de 2011, e no que ela se transformou. Ações valorizaram 325% no período
Lojas
2011: 303
2011: 303
2021: 808
Receita
2011: R$ 700 milhões
2011: R$ 700 milhões
2021: R$ 2 bilhões
Acionistas
2011: 705
2011: 705
2021: 34 mil