Publicidade

Estado de Minas DECORAÇÃO

Quadro vivo traz a natureza para dentro de casa

Também chamada de jardim móvel, esse tipo de decoração tem como vantagem se adaptar a qualquer espaço


postado em 10/06/2021 22:38 / atualizado em 10/06/2021 22:44

Siga a Encontro no Twitter @encontrobh

No apartamento do casal Vitor e Flávia Noccho, a parede branca da varanda recebeu formas e cores, e o café da manhã ficou ainda mais gostoso:
No apartamento do casal Vitor e Flávia Noccho, a parede branca da varanda recebeu formas e cores, e o café da manhã ficou ainda mais gostoso: "O nosso dia a dia ganhou novos significados", diz ela (foto: Geraldo Goulart/Encontro)
No Japão existe um conceito chamado "banho de floresta" (em japonês, shinrin-yoku), em que as pessoas são orientadas a passar alguns momentos dentro da mata para se conectar com a natureza. Contemplar a paisagem traz vários benefícios à saúde e, nos últimos tempos, esse contato se tornou ainda mais vital. Para quem via na falta de espaço um problema para ter um cantinho verde em casa ou, ainda, acreditava que ter plantas gera muito trabalho e manutenção, o "quadro vivo" pode ser uma boa opção.

Sem sujeira e sem bagunça, até mesmo quem nunca entendeu de jardim já se anima com a nova perspectiva:
Sem sujeira e sem bagunça, até mesmo quem nunca entendeu de jardim já se anima com a nova perspectiva: "Eu não tinha habilidade nenhuma com plantas e o quadro foi uma excelente opção", diz a consultora de imagem Iara Leão (foto: Paulo Márcio/Encontro)
A modalidade de jardim móvel tem como vantagem se adaptar a qualquer espaço, trazendo alegria e beleza aos ambientes. Professora da UFMG, Maria Elisa Souza e Silva se encantou com a proposta. "Tive a sorte do meu quadro ser instalado logo após o início da pandemia. Nossa área privativa se tornou um recanto para leitura e reflexão", diz. O segredo da técnica está em seu sistema de irrigação, que não requer obras para adaptação de ponto de água. Basta utilizar uma jarra e colocar água em uma abertura localizada na parte superior do quadro. Assim, todas as plantas são irrigadas de forma uniforme. "A lâmina corre por toda a extensão da calha embutida na moldura, que também possui tampão na parte inferior para que o excesso seja esgotado", explica Luís Felipe Cerqueira Rodrigues, da empresa 180engenharia, especializada em soluções sustentáveis.

Professora da UFMG, Maria Elisa Souza e Silva se encantou com a proposta do Quadro Verde:
Professora da UFMG, Maria Elisa Souza e Silva se encantou com a proposta do Quadro Verde: "Tive a sorte do meu ser instalado logo após o início da pandemia. Nossa área privativa se tornou um recanto para leitura e reflexão" (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Com a natureza por perto, as varandas dos apartamentos se tornaram um refúgio para a leitura, meditação e até pequenas reuniões familiares. O hall de entrada passou a agregar sofisticação e hospitalidade. Na cozinha, o quadro vivo é perfeito para o cultivo de temperos frescos. No home office, estimula a tranquilidade e a produtividade. A manutenção é simples e não requer muita dedicação. Aos proprietários cabe apenas a função de regar as plantas. Sem sujeira e sem bagunça, até mesmo quem nunca entendeu de jardim já se anima com a nova perspectiva. "Eu não tinha habilidade nenhuma com plantas e o quadro foi uma excelente opção para a nossa varanda", diz a consultora de imagem Iara Leão. "Agora sentamos aqui e sentimos como se estivéssemos tomando um vinho fora de casa", brinca.

A relações públicas Rafaella Campos aproveitou o isolamento social para aprender receitas novas, fazer alguns cursos e cuidar do seu novo jardim:
A relações públicas Rafaella Campos aproveitou o isolamento social para aprender receitas novas, fazer alguns cursos e cuidar do seu novo jardim: "A varanda se tornou o meu luga preferido para meditar e praticar yoga", diz (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
A relações-públicas Rafaella Campos aproveitou o isolamento social para aprender receitas novas, fazer alguns cursos e cuidar do seu novo jardim. Ainda mais tendo a possibilidade de escolher o tamanho e modelo do projeto que pode ser feito com uma ou várias espécies de plantas. "Essa conexão com a natureza reduz a sensação de confinamento. A varanda se tornou o meu lugar preferido para meditar e praticar ioga", diz. Para que o quadro vivo esteja sempre viçoso alguns fatores devem ser considerados. Semelhante ao que ocorre com o jardim vertical, a incidência de sol intenso ou sombra permanente devem ser sempre avaliados, assim como a entrada de luz natural no ambiente.

Entre as espécies mais usadas estão a hera verde, columeia batom, jiboia, samambaia americana, filodendro Brasil, renda francesa, lambaris roxos e aspargo alfinete. As flores também são bem-vindas nos painéis verdes, a exemplo dos lírios brancos e bromélias. No apartamento da professora Flávia Frederico Moraes Nocchi, a parede branca da varanda recebeu formas e cores, e o café da manhã ficou ainda mais gostoso. "Colocamos em novembro de 2019, quando nos mudamos de endereço", diz. "Desde então, nosso dia a dia ganhou novos significados."

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade