Publicidade

Estado de Minas TEATRO

Prestes a completar 40 anos, Grupo Galpão lança livro com fotos históricas

Obra celebra a trajetória de um dos grupos de teatro mais inventivos e premiados do país. Na pandemia, o Galpão inova apresentando peça pelo aplicativo de mensagens Telegram


postado em 13/07/2021 13:53 / atualizado em 13/07/2021 13:53

Siga a Encontro no Twitter @encontrobh

Espetáculo
Espetáculo "Romeu e Julieta": a estreia foi em 1992 para uma Praça do Papa lotada. Em destaque, Wanda Fernandes e Eduardo Moreira. Essa imagem inspirou o documentário "Flor, Minha Flor" (2012), dirigido por Chico Pelúcio e Rodolfo Magalhães (foto: Magda Santiago/Divulgação)
Uma ode às artes cênicas e com um roteiro especial: os 40 anos de história do grupo Galpão. Assim pode ser definida a obra "Grupo Galpão: Tempos de Viver e de Contar", com previsão de lançamento para julho. O livro foi organizado por Eduardo Moreira, ator e um dos fundadores da trupe, que começou a ser forjada nos porões da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich/UFMG), ainda na rua Carangola, no bairro Santo Antônio. A narrativa da obra, publicado pela Edições Sesc São Paulo, oferece de forma clara uma relação do surgimento das peças com o contexto da época ou com o momento vivenciado pelo próprio grupo. É possível notar que, como qualquer outra companhia teatral, o Galpão também teve altos e baixos.

A encenação de "Romeu e Julieta", sob a direção de Gabriel Villela, marca, por exemplo, a pulsão de volta ao Galpão, especialmente, após a morte trágica de Wanda Fernandes, em 1994, atriz e uma das fundadoras da companhia. Ela foi vítima de acidente de carro, quando retornava de uma das apresentações. O espetáculo, inclusive, teve o auge de ser encenado, em 1999, no mítico Shakespeare’s Globe, em Londres, a reconstrução do Globe Theatre, o teatro do século XVI onde William Shakespeare encenava suas peças.  Outro ponto alto da obra é "Um Molière Imaginário", dirigido pela primeira vez por um integrante fixo, o próprio Eduardo Moreira.

Espetáculo
Espetáculo "De Tempo Somos - um Sarau do Grupo Galpão" (2014): musical com 25 canções de peças anteriores da trupe (foto: Adalberto Lima/Divulgação)
O Galpão sempre primou pelo teatro experimental, mas popular. Prova disso é a recente e inventiva empreitada da trupe com o espetáculo "Como os Ciganos Fazem as Malas", apresentado no aplicativo de mensagens Telegram. "O teatro é uma atividade possível, apesar de todas as dificuldades. Somos um grupo que continua encarando desafios, experiências e fronteiras, novos riscos", afirma Eduardo. "Que em 2022, possamos voltar a nos apresentar na rua, em BH, no interior do estado, e em todo o país." É o que todo esperamos.

Confira outras fotos do Grupo Galpão:

Eduardo Moreira, Wanda Fernandes, Teuda Bara e Nabo Vidigal, em
Eduardo Moreira, Wanda Fernandes, Teuda Bara e Nabo Vidigal, em "De Olhos Fechados" (1983): o mote do texto do espetáculo infantil era a brincadeira de quatro crianças que decidem caminhar com os olhos fechados (foto: Arquivo Galpão/Divulgação)
Inês Peixoto e Simone Ordones em
Inês Peixoto e Simone Ordones em "Os Gigantes da Montanha (2014)": trupe mergulhou na obra inacabada de Pirandello (foto: Thiago Costoli/Divulgação)
A peça
A peça "Till, a saga de um herói torto" (2009): "O espetáculo refez e reelaborou todo o percurso das técnicas do teatro popular e de rua do Galpão", diz Eduardo Moreira (foto: Arquivo Galpão/Divulgação)
Com as primeiras aparições, companhia criada em 1982 ficou conhecida como
Com as primeiras aparições, companhia criada em 1982 ficou conhecida como "o Grupo das Pernas de Pau": esta apresentação marcou a Praça da Estação, na área central de BH (foto: Arquivo Galpão/Divulgação)
"Álbum de família", de 1990, foi a primeira montagem encenada totalmente na sede do Galpão, que fica na rua Pitangui, no bairro Horto, região leste de BH (foto: Arquivo Galpão/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade