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Estado de Minas VEÍCULOS

Saiba tudo sobre o Renault Captur 2022

Com motor turbo 1.3 de 170cv, a expectativa é melhorar a posição do modelo no ranking de vendas. No acumulado de 2021, até junho, o Captur estava em 43º lugar no volume de emplacamentos de automóveis e 16º entre os SUVs, segundo dados da Fenabrave, a associação de revendedores


postado em 10/08/2021 00:18 / atualizado em 10/08/2021 00:20

Alterações no design: para-choque mais envolvente, faróis full LED, grade superior mais larga e novas rodas 17 polegadas(foto: Renault/Divulgação)
Alterações no design: para-choque mais envolvente, faróis full LED, grade superior mais larga e novas rodas 17 polegadas (foto: Renault/Divulgação)
Se o motor não é elétrico, deve ser pelo menos turbo. É uma questão de sobrevivência no mercado automotivo brasileiro da atualidade. E é nessa trilha que a francesa Renault reservou o dia 7 de julho último para lançar a linha 2022 do seu SUV Captur, que chegou com "design externo e interior renovados" e, o mais importante, "o novo e inédito motor turbo TCe (Turno Control Efficiency) 1.3 flex".

Compacto e prometendo economia, o novo motor turbo 1.3 do Captur gera 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, "o maior do segmento", afirma o fabricante. Ele traz ainda a nova transmissão automática CVT Xtronic. No design, as alterações que chegam com a edição 2022 do Captur se destacam no para-choque mais envolvente, que integra a nova luz de circulação diurna DRL em LED e emoldura os faróis de neblina também em LED com a função auxiliar em curvas. Os faróis passam a ser full LED na versão topo de linha, com até 75% de melhoria na eficiência da iluminação, informa o fabricante. A grade superior está mais larga e ganhou detalhe cromado. As rodas de 17 polegadas também são novas.

Novidades em tecnologia e segurança: partida do motor à distância com a nova chave
Novidades em tecnologia e segurança: partida do motor à distância com a nova chave "hands free", sensor de ponto cego nos retrovisores e sistema "start Stop", que reduz o consumo de combustível em 5%, afirma a montadora (foto: Renault/Divulgação)
O interior traz novos materiais de acabamento, "mais suaves". A versão topo de linha ganhou ainda a opção bíton no interior com a combinação da cor marrom Castanyera. A nova central multimídia com tela de 8 polegadas está mais rápida e intuitiva, com espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview, com quatro câmeras. A direção é elétrica e o novo volante tem ajustes de altura e profundidade, com comandos iluminados do "piloto automático" (regulador e limitador de velocidade) e do comando de voz. A versão topo de linha Iconic traz como opcional o sistema de som premium Bose, com seis alto-falantes de alta fidelidade, subwoofer no porta-malas e amplificador digital. O apoio de braço agora é integrado ao console, que foi redesenhado e ganhou novos porta copos. Além do conforto a bordo, os passageiros do banco de trás passam a ter duas saídas USB.

Entre as novidades em tecnologia e segurança, o Captur 2022 traz soluções como partida do motor à distância com a nova chave "hands free", que permite climatizar o interior antes entrar no veículo, além de sensor de ponto cego nos retrovisores e sistema "start Stop", que reduz o consumo de combustível em 5%, afirma a montadora. Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Captur chega em três versões de acabamento: Zen (R$ 124.490), Intense (R$ 129.490) e Iconic (R$ 138.490), todas com o motor turbo TCe 1.3 flex.

Captur acomoda cinco passageiros graças aos 4,38 m de comprimento e 2,67 m de entre eixos: maiores dimensões entre os B-SUVs com motores turbo do mercado(foto: Renault/Divulgação)
Captur acomoda cinco passageiros graças aos 4,38 m de comprimento e 2,67 m de entre eixos: maiores dimensões entre os B-SUVs com motores turbo do mercado (foto: Renault/Divulgação)
O novo motor turbo TCe 1.3 flex do Captur foi desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. Da tecnologia utilizada em seus motores da Fórmula 1 o Captur traz injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que resultam em combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível. O turbo TCe 1.3 flex é um motor global, que equipa modelos em diversos países. Produzido na Espanha, esse propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil km de validação em condições extremas e já teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em 2020. O desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

A tecnologia embarcada no motor e câmbio do Captur TCe 1.3 turbo flex garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 12 km/l e na cidade de 11,1 km/l, segundo a montadora. Com etanol, o consumo é de 8,3 km/l no percurso rodoviário e 7,5 km/l no urbano. O Captur acomoda cinco passageiros graças aos 4,38 m de comprimento e 2,67 m de entre eixos, as maiores dimensões entre os B-SUVs com motores turbo do mercado. O porta-malas tem capacidade para 437 litros, o maior desta categoria, segundo a Renault.

Tecnologia utilizada em motores da Fórmula 1: injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos(foto: Renault/Divulgação)
Tecnologia utilizada em motores da Fórmula 1: injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos (foto: Renault/Divulgação)
Outra novidade do Captur 2022 é o alerta de baixa pressão dos pneus que avisa o condutor por meio de uma luz no painel. Na lista de equipamentos também estão controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), além de quatro airbags, sendo dois dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro, dois laterais, que foram redesenhados, aumentando a proteção para a cabeça em colisões laterais. Além disso, o Captur possui dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis. Com sensor crepuscular, o Captur acende automaticamente os faróis quando detecta baixa luminosidade. Ele também ativa os limpadores ao notar água no para-brisa e se fecha automaticamente ao perceber que a chave-cartão se distanciou do veículo (função "hands free").

Outra novidade do Captur 2022 é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo. Com a nova direção elétrica, que privilegia o conforto para o uso urbano e firmeza e precisão para o uso em estradas houve também melhoria no número de voltas de um extremo ao outro do volante, de 3,3 para 3,0, reduzindo o esforço de manobra em 35% na comparação com a versão anterior.

Quanto custam as versões do Renault Captur

Zen: R$ 124.490
Intense: R$ 129.490
Iconic: R$ 138.490

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