Publicidade

Estado de Minas NUTRIÇÃO POR PÂMELA SARKIS

Como fazer do ato de cozinhar uma atividade lúdica para as crianças

O ambiente da cozinha de casa proporciona diversas vantagens quando os pais entendem que podem usar isso a favor da educação e criação de bons e saudáveis hábitos


postado em 20/09/2021 23:01 / atualizado em 22/11/2021 10:20

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
Se seus filhos têm dificuldade de comer frutas, verduras e legumes, é possível produzir um cardápio criativo, onde esses ingredientes vão estar de certa forma escondidos nas receitas e você vai garantir que estão comendo o que precisam. Fazer uma oficina de cozinha em casa com um chef convidado ajuda a interação familiar, supera a hesitação em provar alimentos desconhecidos e instiga a curiosidade e aprendizado, além de divisão de tarefas e cooperação dentro de casa, como ajudar a lavar e guardar frutas e verduras, auxiliar na lista de compras do supermercado e organizar a despensa e geladeira.

De maneira geral, pais que trabalham o dia inteiro fora de casa tentam compensar a falta de atenção devida aos filhos com guloseimas e alimentos pouco nutritivos. Isso pode contribuir para ansiedade e compulsão. Uma forma criativa e saudável de repor essa atenção que falta durante a semana, é a criação de um hábito que pode ser semanal, quinzenal ou mensal na cozinha, envolvendo todos da casa. Pode ser um café da manhã, sobremesa do almoço ou lanche da tarde do final de semana. Com certeza os pequenos vão gostar e muito. Durante a oficina, além de colocar a mão na massa, os pequenos ainda podem se expressar quanto ao gosto individual e aprender sobre:

  • Segurança - Explicar que o fogo queima, que não pode ficar perto do forno e do fogão quando estiverem ligados e mostrar o uso correto de luvas e como segurar com cuidado os utensílios quentes; quais utensílios e equipamentos podem cortar e porque não devem ser usados por crianças; a importância de usar sapatos fechados porque algum utensílio pesado ou cortante pode cair nos pés...

  • Matemática - Conceitos como contagem de ingredientes, medidas caseiras, peso e frações...

  • Química - Como as reações ocorrem no cozimento, o que acontece quando colocamos um fermento no bolo e ele cresce, porque os alimentos queimam, como a mistura de ingredientes podem contribuir para aumentar e melhorar o sabor das preparações...

  • Biologia - Como os alimentos contribuem para o nosso crescimento, construção e fortalecimento do corpo, cores de vegetais e suas vitaminas e minerais, a importância da água, porque os ovos e as carnes são importantes, entre outros.

Pensando em ajudar os pais e criar uma receita legal, nutritiva e saudável, na qual é possível usar todos os conceitos de cooperação, segurança, química, biologia e matemática, criei duas receitas complementares para incentivar adultos e crianças juntos na cozinha (assista os vídeos com o passo ao final do texto).

Nessas receitas, os pequenos podem ajudar a misturar os ingredientes, moldar as bolinhas que vão virar os hambúrgueres, montar o sanduíche ou o prato com todos os ingredientes prontos separados.

Além disso, para quem tem mais de um filho em casa, é possível ainda fazer uma votação com fotos do hambúrguer mais bonito!

Essa eu quero ver! Façam as receitas e nos marquem nas redes sociais.





*Pâmela Sarkis é nutricionista e personal chef

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade