Publicidade

Estado de Minas CUIDADOS PET | POR NATHÁLIA MINZON

Ração ou alimentação natural, qual é a melhor opção para cães e gatos?

Para decidir entre uma ou outra, é importante o tutor avaliar aspectos como rotina, tempo e questões financeiras, sem esquecer que o mais importante é oferecer refeições balanceadas para os bichinhos


postado em 07/12/2021 00:17 / atualizado em 07/12/2021 00:29

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
O objetivo aqui não é apontar o certo ou errado, apenas mostrar os prós e contras de cada opção para que você escolha, de forma consciente, qual se enquadra melhor no perfil do seu pet e no estilo de vida da sua família.

A Alimentação Natural (AN) vem ganhando cada vez mais adeptos, afinal, se nós humanos evitamos comidas industrializadas, por que seria diferente com nossos bichinhos? A AN faz sucesso pelo frescor, aroma e sabor, mas é importante frisar que não é sinônimo de dar ao seu pet as sobras do almoço e do jantar!

A AN não é nada prática, demanda tempo do tutor, constantes visitas ao veterinário para observar a condição nutricional e para adaptações na dieta quando necessárias. Ela deve ser desenvolvida por um profissional e preparada adequadamente, com a proporção correta de proteínas, gorduras, fibras e carboidratos, além das vitaminas e aminoácidos essenciais para a saúde do seu peludinho.

Também vale lembrar que alguns alimentos humanos são tóxicos para nossos bichinhos e devem passar longe do cardápio, como açúcar, frituras, temperos, chocolate, frutas cítricas e outras.

Já a ração seca é super prática, pois já vem balanceada, é de fácil armazenamento, não exige preparo e é amplamente aceita pelos animais. Olhando por esse ângulo parece ser a melhor opção para a vida corrida que temos hoje, correto? Mas é preciso ficar atento aos ingredientes da marca escolhida, pois muitas são feitas com restos de frigorífico, alimentos transgênicos, corantes, aromatizantes e conservantes. Todos esses elementos fazem mal para seu bichinho. Existem, no entanto, diversas marcas de qualidade no mercado, feitas com ingredientes nobres, livres dos vilões acima citados.

Enfim, há vantagens e desvantagens tanto na alimentação natural como na ração seca, mas o conselho aqui é que cada um avalie sua rotina, seu tempo, seu bolso, mas sem esquecer que o primordial é garantir uma refeição balanceada, de qualidade e com acompanhamento veterinário.

Aproveitando que o assunto aqui é comida, segue uma receitinha fácil de biscoito de abóbora, um petisco seguro para cães e gatos saudáveis:

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo integral

  • 1 xícara de purê de abóbora natural se semente

  • 3 colheres de sopa de pasta de amendoim natural, sem casca e sem açúcar

  • 1/2 xícara de aveia

  • 2 ovos

Modo de preparo:

Em um recipiente grande, misture o purê de abóbora, a pasta de amendoim e os ovos. Após, junte a farinha e a aveia e mexa bem. Em uma superfície lisa, despeje um pouco de farinha peneirada e abra a massa, deixando que fique com cerca de 1 cm de espessura. Utilize um pouco de farinha no rolo e nas mãos, pois a massa do biscoito fica com uma textura um pouco grudenta. Corte os biscoitos no formato desejado e espalhe sobre uma forma grande, deixando um espaço entre eles. Leve ao forno pré-aquecido a 350º e deixe assar até dourar (aproximadamente 35 minutos). Agora é só esperar esfriar e pronto. Mas tenha cuidado. Ofereça apenas em ocasiões especiais e com moderação.

Oferecimento:

Pimp My Pet
Endereço: av. do Contorno, 3987, Funcionários
Telefone: (31) 3267-7496 | (31) 99907-7496
Instagram@pimpmypetbrasil

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade