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Estado de Minas ESPECIAL

Mineiros do Ano 2021 | Pedro e Agilberto Martins da Costa

Proprietários da Rede Gourmet, eles investiram 5 milhões de reais em plena pandemia em dois novos estabelecimentos na cidade, chegaram ao Espírito Santo e planejam expansão para outros estados


postado em 25/01/2022 00:32

Pedro e Agilberto, no novo Udon, localizado no Hotel Mercure de Lourdes: capacidade para 125 pessoas distribuídas em 250 metros quadrados de salão e projeto arrojado assinado pela arquiteta Isabela Vecci(foto: Uarlen Valério/Encontro)
Pedro e Agilberto, no novo Udon, localizado no Hotel Mercure de Lourdes: capacidade para 125 pessoas distribuídas em 250 metros quadrados de salão e projeto arrojado assinado pela arquiteta Isabela Vecci (foto: Uarlen Valério/Encontro)
Perfil:

  • Pedro Martins da Costa
  • Casado, 2 filhos
  • Formado em ciências contábeis na PUC

  • Agilberto Pires Martins da Costa
  • Casado, 1 filho
  • Formado em engenharia civil na FUMEC

Belo Horizonte é definitivamente a casa da Rede Gourmet. Com os irmãos Agilberto e Pedro Martins à frente do conglomerado gastronômico - que inclui a pizzaria Olegário, o japonês Udon e o natural Santafé -, a rede não para de investir na capital mineira. "Acreditamos em Belo Horizonte. É o povo mais hospitaleiro que existe. Além disso, temos o reconhecimento e o carinho dos clientes daqui", diz Agilberto. Nem mesmo a pandemia foi capaz de desacelerar o grupo. Eles acabam de inaugurar uma nova unidade do Udon no Hotel Mercure, em Lourdes. Com capacidade para 125 pessoas distribuídas em 250 metros quadrados de salão, a casa tem projeto arrojado, assinado pela arquiteta Isabela Vecci. O cardápio, a cargo do chef executivo Marcelo San, também foi reformulado. "Uma das novidades é que agora abrimos para o almoço e, por isso, sentimos a necessidade de investir em alguns pratos quentes", conta Agilberto, que tem entre os seus favoritos o Chaufa, arroz picante salteado com polvo, camarão, vegetais e ovo caipira. "É um arroz de frutos do mar que recebe um ovo com a gema mole por cima. Ela é furada e misturada com o resto do prato. São ingredientes finos, mas preparados de um jeito mais trivial. Maravilhoso."

Fundado em 2007 no bairro de Lourdes, o Udon abriu, em 2016, uma segunda unidade no Belvedere. O primeiro endereço, na esquina da Gonçalves Dias com São Paulo, está momentaneamente fechado, mas irá reabrir com novidades. "Percebemos que não podemos abrir mão de um ponto que conquistamos durante todos esses anos", diz o empresário. "Vamos reinaugurar a matriz com uma cara diferente. Ainda estamos estudando as possibilidades. Mas, com certeza, será com a marca Udon." Além do investimento na casa japonesa, Agilberto e Pedro também comemoram a inauguração de uma nova Olegário, agora do Alphaville, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima. "É um sucesso absoluto", assegura Agilberto. Não duvide: a marca vende mais de 15 mil pizzas por mês na capital mineira.

O investimento na abertura dos dois novos empreendimentos, Udon e Olegário, girou em torno de 5 milhões de reais. E eles estão prontos para dar passos ainda maiores. Em 2020, o grupo abriu sua primeira pizzaria além das divisas de Minas Gerais. A Olegário foi parar em Vitória, no Espírito Santo. Agora, os próximos destinos vislumbrados pelos empresários são Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Para isso, eles se estruturaram. Em 2018, contrataram uma consultoria da Fundação Dom Cabral. Durante dois anos, trabalharam internamente para a expansão. "A pandemia acabou atrasando um pouco os planos. Mas com as coisas voltando a sua normalidade, estamos prontos para isso", diz Pedro. A Rede Gourmet, que nasceu em 1992, com o restaurante Santafé, no entanto, continua com a alma mineira. "Não abrimos mão de Belo Horizonte. Vamos continuar investindo na cidade. Nossa casa é aqui", afirma Agilberto, que, assim como seu irmão, é "mineiro da gema". Gema de ovo caipira, igualzinho ao usado no seu prato preferido do novo cardápio do Udon. 

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