Publicidade

Estado de Minas CULTURA

Artista plástica Adriana Ballaio se inspira em bordados feitos pela mãe

Encontro entre o artesanato mineiro e a arte contemporânea é a marca de suas obras


postado em 28/04/2022 13:42 / atualizado em 28/04/2022 13:42

Apreciar o artesanato e todas as pequenas preciosidades feitas a mão foi o que levou a artista plástica Adriana Ballaio a se apaixonar pela arte:
Apreciar o artesanato e todas as pequenas preciosidades feitas a mão foi o que levou a artista plástica Adriana Ballaio a se apaixonar pela arte: "Mas foi quando entrei para o mundo da moda que tive um insight. Passei a aplicar a customização em minhas produções criando um diferencial no mercado" (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
A quem diga que a vida se assemelha a uma colcha de retalhos e de pedacinho em pedacinho vai ganhando cores, texturas e formas. E foi através dos retalhos de tecidos das costuras feitas por sua mãe que a artista plástica Adriana Ballaio, de 51 anos, descobriu o encantamento pelo mundo da arte. Exímia bordadeira, a genitora foi sua primeira inspiração, despertando seu interesse por alguns materiais, a começar por colagens feitas a partir de imagens recortadas de revistas de moda. Garimpar matérias primas, apreciar o artesanato e todas as pequenas preciosidades feitas a mão, levou a belo horizontina a se aprofundar na área.

Em 1994, Adriana se formou em artes plásticas pela UFMG e seis anos depois cursou moda na mesma instituição. A descoberta de novas linguagens artísticas lhe descortinou novos horizontes, aguçando seu lado criativo, testado inicialmente em aquarelas, pintura em porcelana e faiança, entre outras técnicas. "Mas foi quando entrei para o mundo da moda que tive um insight. Passei a aplicar a customização em minhas produções criando um diferencial no mercado", diz Adriana. Dessa forma, desenvolveu uma técnica diferenciada que acabou se tornando sua marca registrada.

Artista traz em suas telas cores fortes mescladas a traços suaves, texturas e volume: ela define seu estilo como expressionista barroco estilizado(foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Artista traz em suas telas cores fortes mescladas a traços suaves, texturas e volume: ela define seu estilo como expressionista barroco estilizado (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Para a artista, seu processo plástico é definido pelo encontro entre o artesanato mineiro e a arte contemporânea. Adotando um estilo que define como expressionista barroco estilizado, ora abstrato, ora figurativo, traz em suas telas cores fortes mescladas a traços suaves, texturas e volume. Sendo comum a presença de colagens de linha e tecidos em pinturas a óleo ou em acrílico. "Minha arte é trabalhada fio a fio, sobreposição em cima de sobreposição. De modo a aguçar tanto o olhar quanto o tato do espectador, e a despertar os seus sentidos."

Arte trabalhada fio a fio: Adriana usa sobreposição em cima de sobreposição, de modo a aguçar tanto o olhar quanto o tato do espectador e a despertar seus sentidos(foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Arte trabalhada fio a fio: Adriana usa sobreposição em cima de sobreposição, de modo a aguçar tanto o olhar quanto o tato do espectador e a despertar seus sentidos (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Com uma variedade de composições, Adriana leva alegria para os ambientes explorando as cores e formas geométricas. Em seus estudos mais recentes, também passou a dialogar com os tons neutros, sem perder a originalidade. Entre suas referências artísticas, não deixa de mencionar a design e estilista mineira Regina Misk, "que com suas tramas e cores me ensinou muito durante o período em que trabalhamos juntas". A convite da Vivemos Arte, Adriana se prepara para expor uma de suas obras no Salão Internacional de Arte Contemporânea, na Bélgica. Aguarda ansiosa o lançamento da 1ª edição do livro Vivemos Arte, a ser realizado ainda este ano, no shopping Carrousel Du Louvre, em Paris, do qual participará. E também se dedica à preparação de sua primeira exposição individual. O ano promete!

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade