Publicidade

Estado de Minas NUTRIÇÃO - POR PÂMELA SARKIS

O que você pode fazer para tornar as guloseimas juninas mais saudáveis


postado em 16/06/2022 22:41 / atualizado em 16/06/2022 22:42

(foto: Marcelo Fraga/Encontro)
(foto: Marcelo Fraga/Encontro)
O clima frio já chegou e com ele aquela vontade de comer as guloseimas típicas desse período... que não são poucas, né? A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, no dia 24 de Junho.

É comum que as comeorações se estendam para julho (festas julinas) e ainda o começo de agosto. Além de comidas típicas, temos também danças tradicionais, fogueira e bandeirinhas.

Caldos, quentão, milho cozido, cachorro quente, espetinhos, canjica, pé de moleque, paçoca, pipoca, chocolate quente e muito mais fazem parte do contexto do mês. Tudo isso recheado de sabores e acompanhados de gorduras e açúcares.

O clima frio faz com que nosso corpo gaste mais energia para manter a temperatura ideal. Por um lado, é bom para quem precisa e quer perder peso, pois essa condição é favoravel se a ingestão for menor que o gasto energético. Em contrapartida, a fome também aumenta, e os alimentos com alto valor energético não deixam de ser uma tentação nesse momento.

Como o "manter um peso saudável" faz parte do meu trabalho, vou aproveitar essa matéria para dar algumas dicas de substituições que eu mesa faço no meu dia a dia, para as receitas mais comuns que nos perseguem agora.

Caldos: Faça uma base leve de legumes, antes de colocar os ingredientes mais calóricos. Por exemplo, no caldo de mandioca, você pode cozinhar menos mandioca e colocar junto para bater duas ou três cebolas, o miolo de duas abobrinhas e uma couve flor, por exemplo. Cozinhe tudo em água com sal e bata com menos mandioca. O sabor será mantido, mas vai ficar mais leve e menos calórica.

Canjica: Troque o leite condensado por leite em pó + xylitol. Você vai diminuir o açúcar e aumentar proteína na sua receita.

Quentão: Troque metade do açúcar por xylitol, e use ainda o açúcar de coco na metade usada, pois tem o índice glicêmico menor.

Cachorro quente: Troque a salsicha por cenoura cozida. Use uma versão de pão low carb ou, se preferir, sem glúten (veja a receita completa em vídeo, abaixo).

Separadamente, para aumentar a proteína, tome antes ou depois um shake protéico ou coma um espetinho de carne magra.

As outras receitas, como milho, pipoca, pé de moleque e tal, eu prefiro comer o tradicional mesmo, mas menos. A minha dica para isso é sempre ir alimentado a uma festa ou evento e comer o mínimo possível lá. Além disso, praticar atividades físicas com frequencia, e quando há algum exagero, aumentar uma a duas vezes na mesma semana para compensar.

Quando usamos a substituição e ou a compensação, não há segredo. Reeducação alimentar é isso. Aprendemos a comer de tudo, um pouco menos ou de maneira diferente, mas nunca passamos vontade de comer nada.

E você, já experimentou mudar algum hábito? Pense nisso.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade