Publicidade

Estado de Minas ENCONTRO COM A MINERAÇÃO, POR GABRIEL GUIMARÃES

Usiminas, ANM, apoio ao cinema, PNM e Santa Casa


postado em 10/07/2022 21:11

Sustentabilidade e resultados

(foto: Samuel Gê/Encontro)
(foto: Samuel Gê/Encontro)
O presidente do Conselho de Administração da Usiminas, Sérgio Leite (que passou o bastão da presidência da companhia em 19 de maio para o ex-vice-presidente de Finanças, Alberto Ono), liderou um importante compromisso firmado com o Ministério Público de Minas Gerais. A Usiminas destinou mais 11 novas áreas para a preservação ambiental no município de Ipatinga, com área total de 800 mil metros quadrados. Importante lembrar que a opção por uma gestão sustentável, do saudoso ex-presidente Rinaldo Soares, garantiu à Usiminas a condição de única siderúrgica do continente presente no Índice Global de Sustentabilidade Dow Jones. Mais: os resultados do primeiro trimestre de 2022, de 1,3 bilhões de reais de lucro, confirmam que o desenvolvimento é compatível com a preservação.

ANM de cara nova

(foto: Arquivo pessoal)
(foto: Arquivo pessoal)
Novidades na composição da diretoria da Agência Nacional de Mineração (ANM). Em abril, o Plenário do Senado Federal confirmou três indicações, das cinco diretorias que compõem a agência. Mauro Henrique Moreira de Sousa assumiu como diretor-geral; Roger Romão Cabral, como diretor; e Tasso Mendonça Júnior foi reconduzido ao cargo de diretor. Também integram a diretoria o mineiro Guilherme Santana Lopes Gomes, além de Ronaldo Jorge da Silva. Os diretores têm mandato de quatro anos, permitida uma única recondução. A ANM tem o papel de regulamentar e fiscalizar o setor, para que a riqueza mineral (que é da União) seja melhor aproveitada por aqueles que detém títulos minerários. Também é responsável por garantir que as companhias respeitem as normas e obrigações legais. Esse modelo de regulação traz segurança, coíbe especulações e atrai investimentos, pois as regras são previamente definidas, conhecidas e aplicáveis a todos.

Na telona

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
A 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada de 27 de abril a 1º de maio, contou com o apoio do Grupo Cedro Participações, que tem a mineração como carro chefe de suas atividades. Os diretores Nilo Norden e Carlos Adel (na foto com os organizadores Quintino Vargas e Raquel Hallack d’Angelo) prestigiaram o evento de abertura. A edição de 2022, que discutiu o tema Cinema em Transição, com foco nos movimentos de transformações históricas em curso, foi coordenada mais uma vez pela Universo Produção (encabeçada, além de Quintino e Raquel, por Fernanda Hallack d’Angelo). Desde 1998 a mostra já exibiu mais de 3 mil filmes e se consolidou como palco de discussão e formação do cinema brasileiro. Em 25 anos, passaram pelas oficinas audiovisuais do programa de formação aproximadamente 7 mil alunos.

Um plano nacional para a mineração

O Ministério de Minas e Energia, que passou por troca de comando em maio, com o pedido de exoneração do então Ministro Bento Albuquerque, substituído por Adolfo Sachsida, abriu consulta on-line para que a sociedade pudesse participar da elaboração do Plano Nacional de Mineração PNM-2050. O processo teve por objetivo a construção de instrumentos e diretrizes que orientarão a formulação de políticas públicas no setor mineral. Os participantes contribuíram com base em três pilares: i) Aproveitamento dos recursos minerais; ii) Competitividade e Investimentos; iii) Desenvolvimento Sustentável. A publicação final do PNM está prevista para novembro de 2022.

Patrimônio histórico

(foto: Rogério Argolo/Divulgação)
(foto: Rogério Argolo/Divulgação)
A Santa Casa de BH, maior hospital de Minas Gerais, com atendimento 100% dedicado ao SUS, está trabalhando para a captação de recursos que serão destinados à reforma da fachada do hospital. O prédio, projetado em 1941 pelo arquiteto Rafaello Bertti, é referência no estilo art déco na capital mineira. Além da preservação histórica, a reforma cumpre a missão da entidade filantrópica de oferecer atendimento humanizado. Para executar a obra, serão necessários quase 6,5 milhões de reais. As empresas do setor mineral Cedro Participações, Minerita e Geosol participarão com valores expressivos para a execução do projeto. Sinal de que o setor está atento às demandas da sociedade, para além das comunidades em que atuam.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade