
Já em 1900, o cofundador da Rolls-Royce, Charles Rolls, profetizou um futuro elétrico para os automóveis reconhecendo a alternativa limpa e silenciosa ao motor de combustão interna - desde que houvesse infraestrutura suficiente para apoiá-lo. O torque instantâneo e o funcionamento silencioso definiram as características da Rolls-Royce. Hoje, a Rolls-Royce Motor Cars cumpre essa profecia com seu primeiro modelo totalmente elétrico.

A característica mais chamativa do design é o estilo Coupé da Spectre. Suas proporções avantajadas (as dimensões oficiais ainda não foram reveladas) exigiram que os designers utilizassem rodas de 23 polegadas no modelo. Por dentro, o modelo está disponível com Starlight Doors, que incorporam 5.876 "estrelas" suavemente iluminadas no teto. É um carro para quatro pessoas, com poltronas individuais de conforto extremo, como não podia deixar de ser. O Spectre é construído sobre uma nova arquitetura de estrutura de alumínio flexível, adaptada para modelos elétricos. As seções de alumínio e a integração da bateria na estrutura do automóvel permitem que ele seja 30% mais rígido do que qualquer Rolls-Royce anterior.

Os números finais de potência, aceleração e alcance do Spectre ainda estão sendo trabalhados. Dados preliminares mostram que o Spectre terá um alcance estimado de até 416 quilômetros (ciclo EPA) e terá 900Nm de torque no seu duplo motor, que desenvolve potência de 577 cv. Estima-se que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Esse tempo pode parecer muito, quando comparado aos 2,1 segundos gastos pelo Tesla Model S, mas é bom lembrar que a marca Rolls Royce se preocupa mais com o rodar suave e silencioso do que com desempenho esportivo.

A autonomia de 416 quilômetros não situa o Spectre no grupo de EVs (veículos elétricos) de grande alcance, como rivais não tão caros como os Tesla Model S e o Lucid Motors Air. Mas, como lembra um analista norte-americano, "compradores com US$ 400 mil disponíveis para comprar um Spectre não fazem longas viagens rodoviárias de carro, mesmo porque seus jatos particulares estão sempre à espera na pista de decolagem mais próxima". O Spectre é o primeiro Rolls-Royce de uma série de EVs e a empresa informa que modelos com motor a gasolina serão gradualmente descontinuados e que já em 2030 toda a linha da marca será eletrificada.