Estado de Minas ESPECIAL

Mineiros do Ano 2022 - Thiago Gomide

Galerista mineiro levou para a Art Basel Miami Beach, que comemorou seu 20º aniversário em 2022, peças de mobiliário desenvolvidas por Lina Bo Bardi


postado em 02/02/2023 11:16 / atualizado em 02/02/2023 11:56

O galerista Thiago Gomide, que levou peças da arquiteta Lina Bo Bardi para a Art Basel Miami Beach:
O galerista Thiago Gomide, que levou peças da arquiteta Lina Bo Bardi para a Art Basel Miami Beach: "Os móveis estavam guardados há três gerações e eu sentia que precisava fazer esse projeto" (foto: Bob Wolfenson/divulgação)
A paixão do mineiro Thiago Gomide pelas artes plásticas e por mobiliários antigos contribui para dar visibilidade a artistas brasileiros no cenário mundial. O galerista levou para a Art Basel Miami Beach, entre 29 de novembro e 3 de dezembro, peças de mobiliário desenvolvidas pele arquiteta modernista ítalo-brasileira Lina Bo Bardi durante o período de atividade do Studio d’Arte Palma (1948-1950), além de obras que aproximam a autora da arte popular brasileira.

Perfil:

  • Thiago Gomide, 45 anos
  • Nascido em Belo Horizonte
  • Casado, 2 filhos
  • Formado em arquitetura pela Faculdade Fumec, participou do planejamento do espaço que viria a se tornar o Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo. Como galerista, contribui para dar visibilidade a artistas brasileiros no cenário mundial. Em 2022, levou para a Art Basel Miami Beach peças de mobiliário desenvolvidas por Lina Bo Bardi durante o período de atividade do Studio d’Arte Palma (1948-1950), além de obras que aproximam a autora da arte popular brasileira.

Formado em arquitetura pela Fumec, Thiago ingressou no universo artístico ainda criança, inspirado pela mãe arquiteta. "Pintar e desenhar eram meu passatempo predileto", conta. "Minha mãe me dava pincéis de presente quando viajava." Durante a faculdade, em 1997, Thiago ajudou a mãe em um projeto da Casa Cor que incluía móveis dos anos 1950. "Quando terminou, ela me deu os móveis e eu montei um espaço para começar a vender." O trabalho fez com que Thiago ingressasse de vez no universo das artes e galerias de Belo Horizonte. "Eu recebia muitos artistas e galeristas que queriam trocar os móveis por esculturas e telas."

> Conheça todos os Mineiros do Ano eleitos pela Encontro em 2022

O espaço se tornou algo híbrido entre a venda de móveis e uma galeria de arte e se manteve até 2002, quando Thiago ingressou para a equipe de planejamento do Inhotim, que viria a se tornar o maior museu a céu aberto do mundo. "Comecei como voluntário, porque me encantei muito com a proposta." Como se sabe, o projeto deu (muito) certo e, aos 30 anos, Thiago já havia viajado o mundo indo a bienais e feiras de arte, conhecendo alguns dos principais artistas e galeristas internacionais.

Com o repertório, surgiu o desejo de abrir sua própria galeria em BH. O projeto, contudo, foi concretizado em São Paulo. O foco são as artes, mas Thiago resgata sua paixão pelo mobiliário antigo sempre que possível, como foi o caso da exposição de Lina Bo Bardi. "Os móveis estavam guardados há três gerações e eu sentia que precisava fazer esse projeto." Para Thiago, o mais encantador do trabalho é que Lina Bo Bardi era uma mulher da elite que enaltecia a arte brasileira feita por negros e indígenas. "Ela colocava esses artistas ao lado de arte branca europeia", diz. "Eu me inspiro muito nisso."

O conceito deve se fazer presente na galeria de 600 metros quadrados que será inaugurada por Thiago em março deste ano, na Avenida Paulista, em São Paulo. A abertura trará exposição com obras inéditas da artista Lenora de Barros, que foi uma das cinco brasileiras na Bienal de Veneza. Posteriormente, o espaço trará projetos em parceria com outras galerias, além de representar oficialmente a artista mineira Teresinha Soares, de 96 anos, que explora temas como sexualidade, direito das mulheres e questões ambientais. "Vai ser a primeira grande exposição dela em galeria", relata Thiago. "Isso é um orgulho imenso para mim e para a arte mineira e brasileira."

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação