
O cenário, perfeito para a prática do ecoturismo, atrai desde jovens aventureiros, ávidos por adrenalina, a famílias inteiras em busca de prazerosos momentos de lazer e descanso. E tem atrativos para todos os gostos. De lúdicos passeios de balão aos badalados passeios off-road em carros 4x4, até uma descida radical na maior tirolesa de Minas Gerais, com 1 quilômetro de extensão. Do alto do Mirantes dos Cânions, o cenário extasiante é um convite à contemplação. Esculpido em meio às rochas, o Lago de Furnas é palco de divertidos passeios de lancha, escunas e chalanas, com paradas nos charmosos bares flutuantes e piscinas naturais. No centrinho da cidade, além dos restaurantes, a orla da lagoa conta com uma praia artificial ideal para fazer aquela caminhada descompromissada ou, ainda, o que o mineiro mais gosta: parar em um barzinho para tomar aquela cervejinha gelada e comer um tradicional petisco.

Os números impressionam, com taxas de ocupação que chegam a 100%. Pesquisa do booking.com apontou a cidade no top 10 dos destinos mais procurados para as férias de fim de ano no Brasil, sendo a única cidade sem praia na lista. Excelente notícia, já que ainda está na memória de muitos o acidente ocorrido em janeiro de 2022, quando dez pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas após o deslizamento de parte de rochas de um cânion, que atingiu quatro lanchas. No mês seguinte, o governo de Minas e parceiros lançaram o "Reviva Capitólio - Viva o Mar de Minas", com temas voltados para a capacitação e regulamentação de uso e ocupação dos cânions e suas águas, visando promover a segurança de trabalhadores e turistas, e fomentar o turismo. "Investimos no treinamento dos pilotos e equipes de turismo, exigindo o uso de colete salva vidas e capacetes durante os passeios de barco, reforçando a fiscalização das embarcações, o monitoramento dos cânions por geólogos. Tudo para aumentar a segurança", diz o prefeito, Cristiano Silva. Para o empresário Vitor Oliveira Vasconcelos, sócio-proprietário da pousada Escarpas Eco Village, a cidade está na melhor fase do turismo. "Não só porque temos tido faturamento recorde, mas também pela qualificação do turista e profissionalização do trade de maneira geral." Segundo ele, em outubro deste ano a ocupação média foi de 80,60% e a previsão é de que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro sejam ainda melhores.



Na Fazenda Água Limpa, localizada a 16 quilômetros de Capitólio, no município de Piumhi, a produção de queijos já está na quinta geração da família do engenheiro ambiental Igor Messias da Silva. Por lá a tradição é mantida com satisfação. "Criamos uma marca com o nome de nosso pai, o Queijo Dinho, ganhamos medalhas no Brasil e na França e agora estamos de porteiras abertas aos turistas", diz. Não por acaso, o queijo canastra foi eleito o melhor do mundo em 2022. O esforço para reviver Capitólio tem dado certo e até o mineiro, conhecido por gostar mesmo é de uma boa prainha, tem se rendido ao "Mar de Minas".