
Impossível não se apaixonar ao ver de perto, e mesmo de longe, o AMG GT, agora na segunda geração. A tecnologia é híbrida (daí o “E”, de elétrico, no nome) unida a um motor AMG 4.0 litros V8 biturbo, com potência de 816 cv, que acelera o carro de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. O Mercedes-AMG GT 63 S E Performance é o quinto veículo criado de forma independente pela Mercedes-AMG – a divisão esportiva da marca alemã – depois do SLS, da primeira geração do GT de duas portas, do GT Coupé de 4 portas e do SL. Pela primeira vez, o coupé esportivo transmite sua potência com o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+.
A arquitetura esportiva AMG, com estrutura de alumínio composto, permite que o carro seja configurado como um modelo 2 2 lugares. Para um esportivo dessa categoria, isso significa um interior confortável para os passageiros e bom espaço para bagagens (203l ou 562l com os bancos traseiros rebatidos).
A combinação de alumínio, aço, magnésio e compósitos de fibra na sua construção objetivou garantir rigidez máxima com peso reduzido, explica o fabricante.
O trabalho de engenharia e design no desenvolvimento do carro buscou conceitos de dimensões ampliadas, com assentos 2 2, que resultou em um automóvel de alta performance, mas adequado para o uso diário, garante a Mercedes. A longa distância entre eixos (2.700 mm), os balanços curtos e o para-brisa inclinado conferem ao novo AMG GT uma aparência compacta e poderosa e ao mesmo tempo sóbria. Com certeza não é um carro “cheguei”, como é comum entre os concorrentes. A grade do radiador específica da AMG, profunda e larga, cria uma presença marcante. Os faróis são equipados com Digital Light. As luzes diurnas têm a assinatura característica de três “pontos de luz”. As lanternas traseiras horizontais de LED possuem um design refinado e tridimensional, alinhado à assinatura luminosa dos faróis dianteiros. Elas contam com luzes de seta dinâmicas e a animação “coming home/leaving home” de série. O difusor traseiro, com saídas duplas de escape integradas, completa o visual dinâmico da parte traseira”.

A bateria também está posicionada acima do eixo traseiro. Esse design compacto oferece várias vantagens, explica o fabricante: “O motor elétrico age diretamente sobre o eixo traseiro e, portanto, consegue converter sua potência de forma mais direta em propulsão. Isso proporciona um impulso extra ao arrancar, acelerar ou ultrapassar. À medida que o deslizamento no eixo traseiro aumenta, a força motriz do motor elétrico também é transferida para as rodas dianteiras, conforme necessário”.
As baterias exigem uma temperatura definida para entrega ideal de energia. Se elas ficam muito frias ou muito quentes, podem perder potência temporariamente ou até precisar ser desligadas para evitar danos quando a temperatura estiver excessivamente alta. A base do alto desempenho da bateria de 400 volts AMG é a refrigeração direta inovadora: pela primeira vez, as 560 células são resfriadas individualmente. Elas estão constantemente rodeadas por um fluido refrigerante à base de um líquido não inflamável. Comparado com a água, o fluido refrigerante tem uma capacidade térmica duas a três vezes maior e armazena mais energia térmica. Para a refrigeração direta, os especialistas da AMG precisaram desenvolver novos canais de resfriamento milimétricos cuja largura corresponde à altura das células cilíndricas.
A bateria de alto desempenho AMG oferece performance superior e sempre disponível de forma regular e sucessiva, o que aumenta o desempenho geral do modelo. A bateria oferece uma capacidade de 6,1 kWh, 70 kW de potência contínua e 150 kW de potência de pico. O carregamento é realizado por meio do carregador de bordo instalado de 3,7 kW com corrente alternada em uma estação de carregamento (wallbox) ou tomada doméstica. A bateria foi projetada para entrega rápida de energia e consumo, permitindo 13 quilômetros de autonomia em modo puramente elétrico (ciclo europeu EAER).
Potência elétrica sempre disponível
A estratégia de operação básica é derivada do conjunto de potência híbrida criado pela equipe Mercedes-AMG PETRONAS Fórmula 1. Como na principal categoria do automobilismo, a máxima propulsão está sempre disponível quando o condutor precisar dela – por exemplo, para acelerar de forma potente nas saídas de curva ou ao realizar ultrapassagens. O conceito de bateria independente possibilita o compromisso ideal entre máxima dinâmica de condução e eficiência. Todos os componentes estão perfeitamente coordenados: o aumento no desempenho pode ser sentido e medido imediatamente, explica a Mercedes.
Os programas de condução AMG Dynamic Select – "Elétrico", "Battery Hold", "Comfort", "Slippery", "Sport", "Sport ", "RACE" e "Individual" – são adaptados à nova tecnologia de acionamento. Eles oferecem uma ampla gama de experiências de condução – de eficientes a dinâmicas. Os programas de condução adaptam parâmetros importantes, como a resposta do acionamento e da transmissão, a característica da direção, a suspensão e o som. Os programas são selecionados por meio do botão AMG e do display central no console central ou via os botões de direção AMG.
O híbrido de alto desempenho geralmente inicia de forma silenciosa ("Modo Silencioso") no programa de condução "Comfort" quando o motor elétrico é acionado. O ícone "Ready" no painel de instrumentos indica que o veículo está pronto para dirigir. Além disso, um som poderoso, típico da AMG, é ouvido como feedback acústico sobre a prontidão para a condução. Esse som é irradiado para o interior através dos alto-falantes do veículo.
Como a bateria está sempre na temperatura ideal de cerca de 45 graus graças à refrigeração direta, a recuperação de energia também pode ser otimizada. Normalmente, uma bateria aquece muito quando a saída de recuperação é alta, o que leva a uma recuperação de energia limitada. Não é o caso com a refrigeração direta. Portanto, a recuperação começa já no modo de desaceleração, sem que o condutor precise tocar no pedal do freio. Isso carrega a bateria e cria um torque de frenagem. Os freios ficam protegidos ou, dependendo do nível de recuperação e da situação de tráfego, podem nem precisar ser acionados. Quatro níveis de recuperação diferentes podem ser selecionados usando a tecla AMG à direita no volante multifuncional. Isso se aplica a todos os programas de condução, com exceção do "Slippery". No nível mais alto, é possível dirigir no estilo “one-pedal”.
Aerodinâmica ativa e suspensão
O elemento aerodinâmico ativo, que fica escondido no assoalho do veículo, na frente do motor, contribui para o comportamento de condução. Este perfil de carbono é exclusivo da AMG. Ele reage à posição dos programas de condução AMG e se estende automaticamente para baixo cerca de 40 milímetros a uma velocidade de 80 km/h, aumentando a pressão aerodinâmica e melhorando a estabilidade.
Outro componente ativo é o aerofólio traseiro retrátil, integrado à tampa do compartimento de bagagem. Ele altera sua posição dependendo das condições de condução. A equipe de aerodinâmica da AMG adaptou o software de controle para o AMG GT 63 S E Performance, ajustando vários parâmetros. Entre eles estão a velocidade de condução, a aceleração longitudinal e lateral, e a velocidade da direção no cálculo. Dependendo do programa de condução selecionado, o aerofólio assume cinco novas posições angulares a partir de 80 km/h, para otimizar a estabilidade de condução ou reduzir a resistência ao ar.
Com a suspensão AMG Active Ride Control com estabilização semiativa de rolamento, os amortecedores, que podem ser ajustados adaptativamente em extensão e compressão, também possuem elementos hidráulicos semiativos interconectados. Eles substituem os estabilizadores transversais convencionais de barra de torção e reduzem os movimentos de rolamento da carroceria.
Direção ativa do eixo traseiro e freios
O AMG GT 63 S E Performance é equipado com a direção ativa do eixo traseiro. Dependendo da velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta (até 100 km/h) ou na mesma direção (acima de 100 km/h) das rodas dianteiras. Esse sistema otimiza a agilidade e a estabilidade. Outras vantagens incluem o controle mais fácil do veículo nos limites de aderência e menos esforço da direção, pois a relação de direção das rodas dianteiras é mais direta.
O sistema de freios tem compostos de alta performance em cerâmica AMG, com pinças fixas de 6 pistões de cor bronze na frente e pinças flutuantes de 1 pistão na traseira. Os discos de freio de cerâmica e carbono no eixo dianteiro medem 420 x 40 milímetros e no eixo traseiro 380 x 32 milímetros.
Traseira exclusiva

Um dos muitos destaques no interior são os assentos esportivos AMG com ajuste elétrico, revestido em couro napa. Eles combinam um bom suporte lateral com excelente conforto para longas distâncias. Três programas de massagem garantem mais conforto para viagens longas. Isso pode ser ainda mais ampliado: o Pacote Energizing Plus opcional, combina funções de massagens e iluminação para criar programas de conforto relaxantes. Há ainda, como item opcional, os assentos AMG Performance, com encostos de cabeça integrados e aberturas de ventilação nas costas do assento.
O console central se conecta à parte inferior do painel de instrumentos. O destaque é a tela multimídia sensível ao toque de 11,9 polegadas em formato vertical, posição que favorece a ergonomia.
De olho nos números
Conheça alguns dados técnicos do lançamento da Mercedes Benz
Sistema Híbrido – AMG GT 63 S E PERFORMANCE
Layout – P3: motor à combustão na dianteira, motor elétrico no eixo traseiro
Potência cv – 816
Torque Nm – 1.420
Motor à combustão – V8 de 4.0 litros biturbo com injeção direta
Cilindrada – 3.982 cc
Potência – 612/5.750-6.500 cv/rpm
Torque – 850/2.500-4.500 Nm/rpm
Motor Elétrico – Permanentemente Síncrono (PSM)
Potência – 204 cv
Torque – 320 Nm
Capacidade energética – 6,1 kWh
Autonomia elétrica – 13 Km
Tração – AMG Performance 4MATIC (totalmente variável)
Transmissão – AMG SPEEDSHIFT MCT 9G
Sistema de freios – de cerâmica AMG de alta performance
Rodas/Pneus – 295/35 R20 (f) / 305/35 R20 (t)
Comprimento / largura / altura (mm) – 4.728 / 2.100 / 1.354
Entre-eixos – 2.700 mm
Porta-malas – 203-562 l
Peso – 2.195 kg
Tanque combustível / reserva – 70/10 l
Aceleração – 0-100 km/h em 2.8 s
Velocidade Máxima – 320 km/h
Preço sugerido: R$ 1.697.900,00.
Fonte: Mercedes-Benz do Brasil