Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Vista cansada é comum após os 40 anos

A presbiopia atrapalha a ler coisas de perto


postado em 16/10/2018 12:40 / atualizado em 16/10/2018 12:05

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Para quem passou dos 40 anos e tem dificuldade para ler bulas de remédio ou mensagens no aparelho celular, pode ser vítima da chamada vista cansada, nome popular da presbiopia, um problema visual bastante comum. Além de ser muito prevalente, a presbiopia é o primeiro sinal do processo de envelhecimento natural do corpo.

Segundo a oftalmologista Tatiana Nahas, da Santa Casa de São Paulo, a vista cansada está relacionada à diminuição da capacidade de acomodação da visão. "Para entender melhor a presbiopia, precisamos falar um pouco sobre a fisiologia ocular. Um olho jovem e saudável tem facilidade de focalizar objetos de perto e de longe, graças ao processo da acomodação, que envolve diversas estruturas dos olhos, principalmente o cristalino e o músculo ciliar. Porém, o envelhecimento natural do corpo enrijece o cristalino e reduz a capacidade de contração do músculo ciliar. Com isso, a acomodação é afetada, levando a pessoa a ter dificuldades para focalizar as imagens de perto", explica a médica.

Já os míopes têm certa vantagem quando o assunto é presbiopia. "Os míopes podem demorar mais tempo para desenvolver a presbiopia, pois costumam ter a visão de perto bem preservada. Alguns poderão desenvolver a presbiopia mais tardiamente e para ler de perto, basta retirar os óculos ou lentes de contato, por exemplo", comenta a especialista.

O principal sinal de que a presbiopia se instalou é a visão desfocada. "As pessoas costumam usar estratégias para compensar a dificuldade de enxergar de perto, como por exemplo, afastar o livro ou o celular para conseguir maior nitidez. Outras podem recorre aos óculos prontos, vendidos em farmácias, ou ainda a lupas para conseguir ler ou ver objetos de perto", afirma Tatiana Nahas.

Entretanto, o esforço visual para conseguir focar as imagens pode levar a outros sintomas, como dor de cabeça, ardência ocular, lacrimejamento e cansaço visual. Lembrando que os sintomas pioram no final do dia e em ambientes com pouca luz.

O ideal é procurar um oftalmologista para avaliar e prescrever as lentes corretivas de acordo com o grau encontrado. "Os óculos prontos podem ser algo paliativo, até que a pessoa passe pela avaliação do médico. As lentes devem ser personalizadas e prescritas pelo oftalmologista. Em muitos casos, podem surgir outros erros refrativos ou ainda catarata e problemas no vítreo. Por isso, a consulta com o especialista é imprescindível", diz a oftalmologista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade