Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Câncer de próstata: diagnóstico precoce é essencial

Doença deve fazer 68 mil vítimas no Brasil em 2018


postado em 20/11/2018 11:30 / atualizado em 20/11/2018 11:42

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por tumor no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que o número de vítimas do principal problema masculino deve ultrapassar 68 mil este ano, sendo sete mil casos a mais do que no ano passado.

Segundo o Instituto Oncoguia, um em cada nove homens será diagnosticado com a doença durante a vida. E o mais assustador é que um em cada 41 homens morrerá devido ao câncer de próstata. Por isso, o diagnóstico precoce da doença é tão importante. Segundo o médico do trabalho Aier Adriano Costa, do aplicativo Docway, o diagnóstico rápido da doença faz com que o tratamento seja eficaz em nove entre 10 casos. "Quanto mais consciência os homens tiverem da doença e de como diagnosticá-la e preveni-la, maiores são as chances de cura e sucesso no tratamento, por isso campanhas como essa são tão importantes", comenta o médico.

O tumor em estágio inicial normalmente não causa algum tipo de sintoma, mas em casos avançados, a pessoa pode apresentar fluxo urinário fraco ou interrompido; impotência; sangue no líquido seminal; franqueza ou dormência nas pernas e pés; dor ou ardor durante o xixi; e até perda do controle da bexiga. Ainda segundo o especialista, justamente por não apresentar sintomas relevantes em estágio inicial é que existe essa importância da realização de exames periódicos.

Quanto à prevenção, deve-se ficar atento não só aos fatores de risco como idade e histórico familiar: a incidência de casos da doença é reduzida quando o homem adota medidas simples no dia a dia. Uma dieta saudável e a prática de exercícios são fundamentais para quem quer manter-se longe das doenças. "Quando me refiro a hábitos saudáveis, não estou dizendo que o homem precise virar um atleta, se ele praticar exercícios de intensidade moderada por 150 minutos durante a semana, aliando isso a uma dieta mais equilibrada que inclua antioxidantes, dentre eles o selênio, vitamina E e o licopeno. Já terá grandes resultado", diz Aier Costa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade