Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Quais são os principais problemas renais?

Fique atento aos sinais que podem indicar condições graves


postado em 12/11/2018 10:48 / atualizado em 12/11/2018 11:06

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Problemas para urinar, incluindo aparecimento de sangue, podem ser sinais de que algo não vai bem com os rins. Segundo a nefrologista Zita Britto, do Hospital 9 de julho, de São Paulo (SP), a cada ano, 21 mil novos casos de doenças renais são diagnosticados no Brasil. Caso não sejam tratados, podem se agravar e comprometer o funcionamento do órgão em definitivo.

Entre os problemas mais comuns nos rins estão os que levam à doenças renais crônicas e que atingem 1,5 milhão de brasileiros, a maioria com diabetes mellitus ou hipertensão arterial.

A médica cita outras condições que afetam o órgão do sistema urinário:

Glomerulares
As doenças glomerulares alteram a filtragem do sangue e a produção de urina e devem ser diagnosticadas e tratadas precocemente para evitar danos maiores. Para tanto, Zita Britto esclarece que exames de urina e de sangue para dosagem de creatinina e ureia costumam ser os mais indicados. Os sintomas também podem ajudar no diagnóstico, porém, alguns aparecem mais tarde e podem comprometer o tratamento. "Alguns pacientes podem sentir cansaço, enjoo, inchaço e a falta de ar", afirma a especialista.

Tubulares
Os túbulos são responsáveis pela formação da urina por meio do processo de reabsorção e secreção de eletrólitos, de água e no controle da acidez no organismo. As lesões tubulares podem ocorrer de forma aguda em decorrência de doenças que causam diminuição da chegada de sangue no rim, por conta de medicamentos ou inflamações.

Endócrinas
Lesões ligadas a alterações endocrinológicas podem desenvolver casos de anemia e alterações nos ossos que acontecem devido à falta de produção de hormônios nos rins, responsáveis por estimular a produção de sangue e no controle da vitamina D.

A nefrologista explica ainda que essas lesões renais podem evoluir para a perda progressiva e irreversível da função dos rins. "As doenças renais podem evoluir para as crônicas se não cuidadas, principalmente associadas a outras questões metabólicas como diabetes e hipertensão. Os diabéticos podem perder proteínas pela urina. Já o hipertenso tem os vasos sanguíneos danificados o que prejudica a filtragem do sangue pelos rins, um órgão muito vascularizado", esclarece Zita Britto.

Para prevenir e controlar os problemas renais, a médica recomenda as seguintes ações: ingestão regular de água; alimentação saudável, pobre em sal e embutidos e rica em verduras, legumes e frutas; não tomar medicamentos sem orientação médica; fazer check-up periódico ajuda a evitar ou identificar precocemente grande parte das doenças renais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade