Publicidade

Estado de Minas VAI VIAJAR?

Selecionamos mitos e verdades sobre a trombose

Problema circulatório afetou Túlio Gadelha, namorado de Fátima Bernardes


postado em 29/11/2018 15:42 / atualizado em 29/11/2018 15:48

O trombo se forma porque o fluxo de sangue que desce ou sobe pode não conseguir voltar, gerando um acúmulo nas válvulas das veias(foto: Wikimedia/Reprodução)
O trombo se forma porque o fluxo de sangue que desce ou sobe pode não conseguir voltar, gerando um acúmulo nas válvulas das veias (foto: Wikimedia/Reprodução)

Dados da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia apontam que, no mundo, a cada 37 s uma pessoa morre devido à trombose venosa profunda. Esse problema, que afetou o advogado pernambucano Túlio Gadelha, de 31 anos, namorado da apresentadora Fátima Bernardes, de 56, após os dois terem viajado para a Europa, é resultado da formação de um coágulo sanguíneo que pode surgir no coração ou no interior de um vaso sanguíneo. Normalmente a doença ocorre em uma ou mais veias, especialmente as localizadas na parte inferior do corpo, como pernas e coxas.

O coágulo, conhecido como trombo, acaba bloqueando o fluxo de sangue causando inchaço e dor. O caso se agrava quando o coágulo se desprende e circula pela corrente sanguínea podendo chegar ao cérebro, pulmão, coração ou outras áreas, levando a graves lesões – processo chamado de  embolia.

Para entender mais sobre a doença, o hematologista João Carlos de Campos Guerra, vice-presidente do Grupo Cooperativo Latino Americano de Hemostasia e Trombose, esclarece alguns mitos e verdades:

A trombose não apresenta sintomas
Mito. A trombose venosa profunda apresenta alguns sintomas que podem ser detectados de acordo com a profundidade do coágulo, informa o médico. Alguns deles são o inchaço, dor, calor e vermelhidão.

Longas viagens aumentam o risco da doença
Verdade. A panturrilha envia boa parte do sangue de volta ao coração, são cerca de 100 ml por minuto. Portanto, quando uma pessoa permanece muito tempo com as pernas para baixo e paradas, o sangue que chega até os pés bombeado pelo coração, encontra um obstáculo para retornar, o que predispõe o risco de formação de trombos. "Essa é uma situação rotineira em viagens longas realizadas de ônibus, carro ou avião, onde a mobilidade dentro do transporte fica comprometida. Isso também pode acontecer com profissionais que no seu dia a dia necessitem ficar sentados por muito tempo", diz o especialista.

Não existe tratamento e não tem como prevenir
Mito. "A melhor forma de prevenção  é por meio de exames que vão avaliar os distúrbios de hemostasia do paciente. Após o diagnóstico, em alguns casos é indicado o uso de anticoagulante, como o rivaroxabana. Além disso, o uso de meias elásticas também são recomendados pois estimulam o bombeamento do sangue mesmo em períodos em que a pessoa está sentada. Adotar hábitos saudáveis como a prática de atividade física,  alimentação equilibrada e não fumar também são formas de prevenir  a doença".

Varizes podem levar ao surgimento de trombose
Verdade. Em alguns casos as varizes podem favorecer o surgimento de coágulos devido a má circulação. "Isso porque, as varizes são veias dilatadas e tortuosas que ficam localizadas geralmente na região das pernas. Essa dilatação faz com que o sangue circule lentamente, favorecendo o aparecimento do trombo. É preciso ter atenção em qualquer veia que se sobressaia e procurar atendimento médico. Mas ter varizes não significa que o paciente tenha trombose", explica o hematologista.

Gravidez aumenta o risco de trombose
Verdade. "Apesar de não ser comum e estar atrelado a outros fatores como a predisposição, ficar muito tempo em pé ou sentado, o excesso de peso, as alterações hormonais presentes na gravidez são alguns dos principais causadores de varizes, que podem vir a desenvolver um trombo", diz João Carlos de Campos Guerra.

A trombose venosa profunda sempre leva à embolia pulmonar e quem já teve uma vez tem chance de repetí-la
Mito. Quando o paciente é diagnosticado com trombose, além do tratamento um acompanhamento deve ser realizado, afirma o especialista. "O anticoagulante é necessário para evitar que o trombo aumente ou  vire um coágulo e se dirija para os pulmões, causando  embolia pulmonar. Como o sistema de coagulação do paciente está comprometido naquele momento, o acompanhamento é para evitar que a trombose se forme em outra parte do corpo".

O coágulo só se forma nas pernas
Mito. O trombo se forma caso exista alteração no fluxo sanguíneo, o que pode acontecer também nas artérias coronárias e nos vasos arteriais cranianos, alerta o médico.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade