Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Consumo adequado de cálcio na infância evita a osteoporose futura

É preciso ter uma massa óssea bem formada desde cedo


postado em 18/12/2018 17:25 / atualizado em 18/12/2018 16:39

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Quando há formação inadequada dos ossos na infância, é provável que a pessoa irá sofrer com a osteoporose na fase adulta. A doença é caracterizada pelo excesso de porosidade nos ossos, que ficam menos densos e mais propensos a fraturas. Portanto, a massa óssea estabelecida na infância e adolescência é um importante fator mediador da saúde esquelética ao longo da vida.

Segundo a nutricionista Ana Paula Del'Arco, consultora da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), é possível regularizar a situação óssea nos diferentes estágios da vida por meio de dietas ricas em cálcio e vitamina D, como couve, leite e derivados, além da prática regular de atividade física.

Os ossos crescem e se desenvolvem durante a infância, ganhando massa e força. A massa óssea adquirida enquanto jovens determina a saúde esquelética para o resto da vida. A equação é simples, quanto mais compacta forem os ossos após o final da adolescência, mais proteção teremos contra a perda de massa óssea depois. "Outros fatores ao longo da vida de uma pessoa podem predispor ao aparecimento da osteoporose, como por exemplo, a interrupção do consumo adequado de cálcio", comenta a especialista.
Até aproximadamente os 6 anos de idade, a alimentação de uma criança é caracterizada pela fase láctea, na qual o leite é parte fundamental da nutrição. Neste caso, as crianças estão em pleno desenvolvimento, e qualquer deficiência nutricional pode ser grave e afetar definitivamente alguma parte do corpo.

De acordo com a nutricionista, o cálcio presente no laticínios é importante para a saúde óssea, mas outros nutrientes também são fundamentais e participam do processo de fortalecimento esquelético, como as vitaminas D e K, fósforo e magnésio.

Vale lembrar que a vitamina D é sintetizada pela luz solar, sendo bastante importante a exposição ao Sol nos horários adequados (antes das 9h e depois das 16h). Contudo, fontes alimentares de vitamina D também podem suprir as necessidades orgânicas. A falta desse nutriente pode causar raquitismo, uma doença óssea que se caracteriza pelo "amolecimento dos ossos".

A prática de esportes e exercícios físicos para pessoas de todas as idades é também fundamental para a prevenção da osteoporose, orienta Ana Paula Del'Arco. O exercício de sustentação de peso durante a adolescência é essencial para atingir a força óssea, tais como caminhar e correr, assim como esportes coletivos como futebol e basquete, todos com orientação de um especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade