Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

O que causa o ronco, que gerou discussão no BBB 19?

Barulho incomoda e pode ter duas causas; confira!


postado em 18/01/2019 13:27 / atualizado em 18/01/2019 13:30

O cientista social Rodrigo pediu desculpas para os colegas do reality Big Brother Brasil 19, da Globo, por ter roncado muito alto(foto: Gshow/Big Brother Brasil/Reprodução)
O cientista social Rodrigo pediu desculpas para os colegas do reality Big Brother Brasil 19, da Globo, por ter roncado muito alto (foto: Gshow/Big Brother Brasil/Reprodução)

O reality show Big Brother Brasil (BBB) 19, da Rede Globo,  nem bem começou e os confinados já tiveram uma "discussão". O que deixou muitos brothers e sisters incomodados forma os roncos "estrondosos" dos colegas de confinamento Rodrigo e Gustavo. Durante o almoço da última quinta, dia 17 de janeiro, eles falaram sobre o tema na mesa da casa mais vigiada do Brasil. "E não é legal, é só falar 'Rodrigo'. Eu vou levantar, vou dar o tempo da pessoa dormir. Porque é assim, é competição e está tudo bem ser competição, mas a gente não precisa invadir o espaço do outro. Eu não queria roncar e estou roncando. Mas eu acho que a gente pode muito bem, de uma maneira respeitosa e harmônica, tratar as questões do outro que fogem da questão do jogo", comenta Rodrigo aos colegas. Gustavo também se manifestou e pediu desculpas: "Estamos juntos na coisa do ronco".

Para quem não sabe, o ronco é um alerta do organismo de que algo não está bem. Considerado um distúrbio respiratório, ele atinge de 30% a 40% dos adultos, sendo mais frequente nos homens por conta de algumas diferenças fisiológicas e biológicas entre o corpo feminino e masculino. Segundo a Associação Brasileira do Sono, o ronco afeta aproximadamente 24% dos homens e 18% das mulheres.

A consultora de sono Renata Federighi, da Duoflex, explica que existem dois tipos de ronco: o posicional e o rítmico. "O primeiro produz o mesmo som ao longo da noite e costuma ser benigno. Já no rítmico, o barulho é crescente e decrescente com intervalos de silêncio. Este merece atenção médica, pois pode ser sinal de alerta para a síndrome da apneia do sono, patologia caracterizada pela parada respiratória com duração de pelo menos 10 segundos", afirma a especialista.

Ainda de acordo com Renata, umas das principais causas do ronco é a posição de dormir. "Deitar de barriga para cima não é recomendável. Portanto, é importante criar o hábito de utilizar outras posições. A melhor postura para dormir é a lateral, mantendo o pescoço ereto e a coluna cervical alinhada, de forma que o fluxo de ar não seja interrompido durante o sono", comenta a consultora de sono.

Outra causa comum do chato barulho é a obesidade. No caso dos homens, a tendência é engordar em torno do pescoço e da barriga, o que contribui de forma significativa para que o ronco seja frequente e mais alto. "Quando se está dormindo, os músculos em torno da traqueia não suportam a gordura ao redor do pescoço. Ao deitar de costas, o tecido adiposo aumenta a pressão sobre as vias aéreas, bloqueando-as e provocando o ronco", explica Renata Federighi. O consumo de álcool e o uso de calmantes também podem ter influência, pois relaxam o músculo da faringe.

O tratamento para o problema depende do tipo. Para o rítmico, a recomendação é que o paciente procure orientação com profissionais para um diagnóstico mais preciso. No ronco posicional, a mudança da forma de dormir pode ser suficiente. "A reeducação postural do sono é importante, pois o indivíduo aprende a dormir corretamente. Na posição lateral, a mais recomendada, é aconselhável sempre se dormir com dois travesseiros, sendo um para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90º no pescoço. E outro entre os joelhos, que deverão estar preferencialmente semiflexionados", orienta a especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade