Publicidade

Estado de Minas TRATAMENTO

Aprovado novo remédio para tratar seis tipos de câncer

Anvisa aprova o uso do Mvasi no Brasil


postado em 11/02/2019 16:25 / atualizado em 12/02/2019 11:20

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Uma boa notícia para pacientes que sofrem com alguns tipos de câncer: nesta segunda, dia 11 de fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou o registro de um novo medicamento biológico, intitulado Mvasi (bevacizumabe).

"O produto é o primeiro medicamento biossimilar do bevacizumabe a ser registrado no Brasil e teve seu registro concedido pela via de desenvolvimento por comparabilidade, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada [RDC] 55, de 2010. O medicamento Avastin foi utilizado como comparador", informa a Anvisa em texto publicado em seu site oficial.

Conforme a Vigilância Sanitária, o novo remédio é aprovado para o tratamento dos seguintes tumores: câncer colorretal metastático; câncer de pulmão de não pequenas células localmente avançado, metastático ou recorrente; câncer de mama metastático ou localmente recorrente; câncer de células renais metastático e/ou avançado; câncer epitelial de ovário, tuba uterina e peritoneal primário; câncer de colo do útero.

Biossimilares

"Os produtos biossimilares são produtos biológicos registrados pela via de desenvolvimento por comparabilidade, que é o meio utilizado para obtenção de registro de um produto biológico pelo exercício de comparabilidade entre o produto desenvolvido para ser comparável e o produto biológico comparador, em termos de qualidade, eficácia e segurança", esclarece a Anvisa.

A legislação utilizada para o registro de biossimilares no Brasil é a RDC 55/2010, citada pela agência. "Devem ser apresentados, dentre outros requisitos, estudos comparativos entre o biossimilar e o produto biológico comparador contendo informações suficientes para predizer se as diferenças detectadas nos atributos de qualidade entre os produtos resultam em impactos adversos na segurança e na eficácia do biossimilar", diz a Vigilância Sanitária.

(com portal da Anvisa)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade