Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Não só os doces afetam a saúde bucal

Alimentos e bebidas podem desgastar o esmalte dos dentes


postado em 22/03/2019 11:39 / atualizado em 22/03/2019 11:26

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Está cada vez mais comum entre as celebridades o uso de lente de contato nos dentes, o que proporciona um branco imediato, sem necessidade de usar produtos químicos. Porém, esse tratamento ainda é considerado caro no Brasil, chegando a milhares de reais por cada dente. Para quem não pode arcar com um sorriso novo, a opção é evitar o consumo de alimentos que causam cáries e que afetam diretamente o esmalte dental. Balas, chocolates, refrigerantes e doces em geral, estão do topo da lista das principais comidas que influenciam no surgimento das doenças bucais. Porém, as guloseimas não são as únicas que podem comprometer a saúde da boca.

O esmalte do dente pode se enfraquecer por diversos motivos, um deles é o consumo diário de alimentos ricos em ácidos ou que possuem uma forte pigmentação, pois podem provocar desgaste dos dentes. Segundo o cirurgião-dentista Carlos Cordeiro, as pessoas devem ter mais atenção ao que ingerem. "Além das manchas, os chamados cromogênicos – alimentos com um alto teor de pigmentação – também podem contribuir para o desgaste do esmalte dos dentes. Esse problema acaba fazendo com que as bactérias se instalem com maior facilidade e assim surgem problemas como cárie e tártaro. Estas condições exigem cirurgias mais intrusivas", comenta o especialista.

O vinho, por exemplo, tem um alto teor de pigmentação e acidez. Estas características muitas vezes fazem com que o desgaste se torne praticamente inevitável, mesmo com a realização da higienização correta dos dentes. "Os carboidratos também são alimentos de grande potencial para o início de contaminações bacterianas. Quando ingeridos, aderem aos dentes, e o açúcar presente em suas composições pode reagir junto com as bactérias, o que acaba levando ao desenvolvimento da cárie", diz o dentista.

Dentre os maiores responsáveis pelas cáries, destaque para as bebidas alcoólicas e para os refrigerantes. Eles devem ser consumidos com moderação, sempre acompanhados por uma higienização bucal adequada. Além disso, o famoso cafezinho também é apontado como um dos potenciais implicadores no desgaste dental, assim como os chás de coloração mais escura. "O que sempre deve ser feito é atentar para a quantidade dos alimentos, para a escovação dos dentes e para os cuidados bucais. De forma geral, não é necessário se abster de todos os alimentos, mas, moderar o consumo e redobrar a atenção com a assepsia bucal", afirma Carlos Cordeiro.

Para garantir a saúde dos dentes e ainda assim aproveitar os alimentos e bebidas, não se pode descuidar da escovação. "É ela quem garante a eliminação dos ácidos e compostos corantes que permanecem presentes na língua, bochechas e gengiva, além de impedirem a proliferação bacteriana nos dentes", completa o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade