Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Nova 'moda' da ingestão intravenosa de vitaminas é um perigo

Especialistas alertam para esse tipo de procedimento, que é comum na Ásia, segundo a BBC


postado em 15/04/2019 13:00 / atualizado em 15/04/2019 13:04

(foto: Zwivel/Reprodução)
(foto: Zwivel/Reprodução)

Depois que uma chinesa de 51 anos, moradora da província de Hunan, quase morreu ao misturar 20 frutas diferentes para criar uma vitamina que recebeu diretamente na veia, como se fosse um soro, a introdução intravenosa caseira de suplementos vitamínicos voltou a chamar a atenção em todo o mundo.

Como mostra o portal da emissora britânica BBC, essa prática é muito popular na Ásia, em que "tratamentos intravenosos" são oferecidos em clínicas de estética, muitas vezes por profissionais não licenciados e muito menos qualificados.

Quem é favorável à ingestão de vitaminas por meio intravenoso afirma que isso supostamente aumenta a energia, fortalece o sistema imunológico, melhora a pele, cura ressaca, queima a gordura extra e cura uma série de doenças menores.

Nos Estados Unidos, segundo a BBC, existema té ônibus que vão à casa dos clientes para oferecer infusões como parte de um pacote de festa, para "curar" ressaca. E esses "tratamentos" podem ser custar caro, de cerca de R$ 609 a R$ 15,2 mil.

Celebridades como a cantora Miley Cyrus, a atriz Cara Delevingne e a modelo Chrissy Teigen já aderiram a essa nova "moda", postando imagens de si mesmas nas redes sociais conectadas a bolsas de soro enriquecidas com vitaminas e minerais.

"Os tratamentos são cada vez mais populares, particularmente como remédio rápido ou cura para ressaca. Mas não há evidências de benefícios e podem ser potencialmente perigosos", comenta a nutricionista Marcela Fiuza, da Associação Britânica de Dietética, em entrevista à emissora.

Quem também alerta para os riscos de injetar substâncias diretamente na veia é a nutricionista clínica Sophie Medlin, professora do King's College de Londres, no Reino Unido. "Dentro de um ambiente médico, nunca damos nada por via intravenosa a menos que seja preciso. Simplesmente não há justificativa médica para administração de nutrição por via intravenosa em qualquer caso que não seja insuficiência intestinal, porque é um risco muito alto", diz a especialista à BBC.

A administração de suplementos vitamínicos diretamente na veia é potencialmente danoso ao fígado e coloca os rins sob estresse.

Além disso, a ingestão intravenosa de vitaminas e minerais pode até colocar as pessoas em risco de uma potencial overdose, alerta Sophie Medlin. "Gotas de soro empurram as vitaminas para a corrente sanguínea de uma forma forçada. Provavelmente excretaremos pelo menos 90% do que está sendo ingerido. Então, os benefícios são mínimos, se é que existem, e os riscos superam os benefícios", completa a nutricionista.

De acordo com Lisa Rogers, da Organização Mundial de Saúde (OMS), ouvida pela emissora britânica, as pessoas estão exagerando na ingestão de vitaminas extras. "Elas acham que isso lhes dará uma certa vantagem. As pessoas só precisam de vitaminas em pequenas quantidades e, apenas no caso de ter uma deficiência, vale a pena pensar em tomar suplementos", afirma a especialista da OMS.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade