Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Quem pratica exercícios físicos precisa tomar suplemento de proteína?

Segundo especialista, alimentação é suficiente para repor quantidade necessária desse nutriente


postado em 11/04/2019 12:25 / atualizado em 11/04/2019 12:15

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Para quem faz exercícios físicos, especialmente musculação, é comum a ingestão de proteína, normalmente na forma de whey protein (retirada do soro de leite), que promete a rápida formação do tecido muscular. Além disso, é preciso seguir uam dieta adequada, já que a alimentação desempenha um papel essencial na performance e no aumento da massa magra (músculo).

"Os atletas acreditam que a ingestão de proteína adicional aumenta a força e melhora o desempenho, mas estudos comprovam o contrário. A pequena quantidade de proteína necessária para o desenvolvimento muscular durante o treino é facilmente adquirida por meio de uma alimentação equilibrada, sem necessidade de recorrer aos suplementos", comenta a nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas de Lisboa, Portugal, em artigo publicado no portal Sapo.

Ela alerta que existe uma noção errada de quem vive no mundo fitness, profissional ou não, de que para o aumento dos músculos é preciso uma maior ingestão de proteínas, podendo chegar ao consumo diário de 2,5 a 3,5 g por kg de peso corporal. Grande parte do nutriente é consumido na forma de suplementos, como o whey e aminoácidos.

"O objetivo de um atleta de treino pesado, do ponto de vista proteico, é ingerir uma quantidade suficiente de proteína que assegure a síntese e regeneração proteicas que decorrem do próprio treino e compensar a perda de leucina [um aminoácido essencial]. As recomendações de ingestão diária de proteína, para esse atleta, são de 1,2 a duas gramas de proteína po kg de peso corporal, sendo estas recomendações superiores aos valores da população em geral, que é de 0,8 a um grama por kg por dia", explica a especialista portuguesa.

Segundo Ana Lopes, o consumo de proteína tem como principais objetivos:
  • Reparar e substituir no sistema músculo-esquelético as proteínas danificadas pelo exercício físico

  • Manter em plena atividade as vias metabólicas que utilizam aminoácidos

  • Permitir o aumento da massa muscular, por meio da síntese proteica

  • Melhorar a função do sistema imunológico

A nutricionista reforça a noção de que mesmo os atletas, em geral, podem adquirir o volume necessário de proteínas por meio alimentação, ou seja, sem o uso de suplementos. "Devido à elevada ingestão proteica dos esportistas, muitas vezes de forma indiscriminada e sem acompanhamento por parte de profissionais de saúde, há possíveis impactos, sobretudo em relação à massa óssea e à função renal", completa a especialista.

O consumo exagerado de proteína pode causar danos como o aumento na produção de ureia, resultando numa maior necessidade de ingestão de água; problemas renais e hepáticos; osteoporose e cálculos renais.

A recomendação é que, antes de adquirir qualquer suplemento, consulte um especialista, para avaliar seu estado de saúde e suas necessidades, que variam de acordo com o tipo de atividade física. "Vale ressaltar que uma dieta equilibrada e variada com as quantidades adequadas de macronutrientes e micronutrientes é, em muitos casos, suficiente para suprir as necessidades nutricionais, garantir um organismo saudável e um bom desempenho físico", afirma Ana Lopes.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade