Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Confira os melhores lugares para correr em BH

ÀS vésperas da Encontro Delas, criamos uma lista para evitar que os seus treinos caiam na rotina


postado em 23/04/2019 12:08 / atualizado em 29/04/2019 16:21

A Lagoa da Pampulha é um dos locais mais frequentados por corredores e ciclistas da capital.(foto: Divino Advíncula/PBH)
A Lagoa da Pampulha é um dos locais mais frequentados por corredores e ciclistas da capital. (foto: Divino Advíncula/PBH)
Com avenidas e parques repletos de árvores, não é surpresa para ninguém que Belo Horizonte seja um lugar agradável para correr. Segundo dados da Belotur, a capital será a casa de mais de 35 corridas em 2019 - a tradicional Encontro Delas, que reúne 2.200 mulheres na Lagoa Secam no Belvedere, será nos dias 18 e 19 de maio. "Belo Horizonte realiza uma corrida internacional há 20 anos que vem atraindo cada vez mais turistas para a cidade, por exemplo", diz Gilberto Castro, presidente da Belotur. "É natural que esses corredores vivenciem experiências aqui, conhecendo os atrativos, aproveitando nossa gastronomia, hospitalidade e descobrindo o quanto BH é surpreendente." Durante o ano, corredores vencem as ladeiras e ruas da capital participando nas mais diversas modalidades, das divertidas cãominhadas às animadas corridas noturnas. Na hora de treinar, a Lagoa da Pampulha e a Lagoa Seca, no Belvedere são os lugares favoritos dos atletas amadores e profissionais. Quer conhecer outros lugares para treinar? Veja abaixo alguns espaços de Belo Horizonte que todo corredor precisa conhecer ao menos uma vez.

Avenida Vilarinho 

A avenida Vilarinho é a cara do Venda Nova: tem de tudo. Nela você encontra Shopping, lanchonete, banco e até pista de skate. Aos domingos, a prefeitura monta uma tenda do Programa Caminhar na parte da manhã, onde profissionais dão dicas e avaliam a saúde das pessoas que se exercitam na região. O pista de corrida fica no canteiro central da avenida e alterna entre grama e concreto durante o seu percurso.

Cidade Administrativa

Embora fique mais afastada da capital, a Cidade Administrativa conta com um circuito ótimo para treinar. As ruas que contornam os prédios do governo são bem planas, pouco movimentadas, iluminadas e possuem um policiamento constante. A região também conta com banheiros e diversas lojas localizadas dentro do Centro de Convivência, uma construção redonda entre os prédios Minas e Gerais.

Lagoa da Pampulha 

Um dos pontos mais tradicionais de BH, a Lagoa da Pampulha também é um ótimo lugar para correr. Os seus 18 km contam com ciclovia, pista para cooper e mirantes com bebedouros para que as pessoas possam se refrescar admirando a paisagem. Com ruas iluminadas e um conjunto arquitetônico reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, a Lagoa também é a casa da tradicional Volta Internacional da Pampulha

Praça Lagoa Seca

Localizado perto do BH Shopping, a Praça Lagoa Seca possui um ambiente agradável e bem arborizado. O local é bastante frequentado por corredores no final da tarde, que usam a criatividade para criar outros percursos pelas ruas do bairro. A região também conta com equipamentos de ginástica e é cercada pelos prédios característicos do Belvedere.

Parque Municipal 

Inaugurado em 1897, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti fica aberto de terça a domingo. Localizado no centro de Belo Horizonte, os mais de 180 mil m² de área do parque possuem diversos caminhos para os corredores escolherem. Você pode apreciar a vista das lagoas ou passar pelos brinquedos e pelas quadras de tênis. A estrutura do parque também conta com banheiros, bebedouros e diversos locais para descansar.

Pista de cooper Anel da Serra 

Existem outras opções de lugares para treinar perto da Avenida Bandeirantes. Em frente a portaria do Parque das Mangabeiras fica a pista de cooper Anel da Serra, ideal para quem não gosta de correr perto do trânsito. A avenida José do Patrocínio Pontes possui pouco movimento e é cercada pelas árvores da Serra do Curral. O trecho possui algumas subidas e também conta com locais ideais para descansar e aproveitar a paisagem.
 
 

Pista de cooper Avenida dos Bandeirantes 

Localizada na região Sul da capital, a Avenida dos Bandeirantes conta com uma pista de cooper em um dos seus melhores trechos. Com 1,5 km de extensão e demarcada por pequenos obstáculos de concreto, a pista liga a Praça da Bandeira a Praça JK, onde os corredores podem descansar ou criar novos percursos. Outra atração é o Parque Julien Rien, que fica no meio do trajeto e possui equipamentos de ginástica disponíveis ao público. 

Pista de cooper José Cândido da Silveira 

Com quase 3 km de extensão, a pista de cooper da avenida José Cândido da Silveira é uma excelente opção para os corredores que moram perto do bairro Cidade Nova. O percurso possui algumas subidas e descidas que podem aumentar a dificuldade do exercício e o terreno alterna entre grama e concreto. A pista é bem arborizada e contorna o Parque Ecológico e Cultural Professor Marcus Mazzoni, onde você encontra bebedouros disponíveis

Praça da Liberdade 

Todo final de tarde, a Praça da Liberdade é tomada por diversas pessoas que saem de casa para caminhar. Um ponto histórico da capital, a praça é bem iluminada e possui um terreno plano que é ideal para as caminhadas. De vez em quando, alguns grupos de ginástica funcional ocupam a região perto do coreto. Embora o trânsito seja bem movimentado nas ruas ao redor, o passeio ainda é bem agradável. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade