Publicidade

Estado de Minas INGREDIENTE

Saiba mais sobre o lúpulo

Essa trepadeira é um dos principais componentes da cerveja


postado em 18/10/2018 09:20 / atualizado em 18/10/2018 13:26

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Que o brasileiro adora uma cerveja gelada, isso não é segredo para ninguém. Mas, você sabe de onde vem um dos principais ingredientes da bebida, o lúpulo?

Como mostra Laura Aguiar, mestre-cervejeira de Skol, essa planta é o "tempero" ou "essência" da cerveja e se origina de uma trepadeira que chega a oito metros de altura. Normalmente, o lúpulo é encontrado em regiões de clima frio, tem em sua flor um dos componentes essenciais na produção da bebida.

Recentemente, pesquisadores conseguiram produzir uma espécie que se adaptou à Serra da Mantiqueira e se tornou o primeiro lúpulo brasileiro.

Conforme a mestre-cervejeira, o primeiro campo de cultivo da planta surgiu em 736, próximo a Gensenfeld, no distrito de Hallertau, na Alemanha. O país, aliás, é um dos principais produtores desse ingrediente no mundo.

Curiosamente, o lúpulo não era usado como um ingrediente das cervejas. "Então, no início do século XI, a freira Hildegard von Bingen fez os primeiros registros da utilização dessa flor na bebida. Provavelmente, por conta de suas propriedades conservantes e aromatizantes", comenta Laura Aguiar.

Após a descoberta de Hildegard, o ingrediente não deixou mais de ser usado nas cervejas. "Afinal, é responsável pelas substâncias que conferem amargor e aroma à bebida. Os componentes amargos são os alfa-ácidos. Durante a fervura, estes compostos passam por um processo chamado isomerização, tornando-os solúveis no mosto e, assim, conferindo o amargor. Portanto, quanto mais alfa-ácidos, mais amarga a cerveja ficará. Em relação ao aroma, as notas obtidas são o resultado da harmonia sensorial de inúmeras substâncias aromáticas encontradas na planta, que são compostas principalmente de óleos essenciais", esclarece a especialista.

Mas, o lúpulo não confere apenas aroma e amargor para a cerveja. Hildegard von Bingen descobriu que a flor tem outras características importantes, incluindo o poder bacteriostático, que evita a proliferação de bactérias, sendo um conservante natural. "Além disso, o lúpulo tem um poder antioxidante. Se não bastasse, essa flor ainda auxilia na formação da espuma da bebida", completa a mestre-cervejeira.

Processo

Na fabricação das cervejas, normalmente o lúpulo é usado no início do processo, na etapa de brasagem, durante a fervura. "No entanto, existem algumas diferenças entre o momento de adição do lúpulo de amargor e o aromático. Os primeiros são adicionados no início da fervura do mosto cervejeiro [líquido rico em açúcares e nutrientes extraídos do malte], pois eles precisam das elevadas temperaturas para se tornarem solúveis no mosto e conferirem o amargor. Já no fim da fervura são colocados os lúpulos de aroma, porque se eles entrarem muito cedo no processo, seus óleos essenciais evaporam e não cumprem sua função aromática", explica Laura Aguiar.

Curiosidade

Nem todos sabem, mas o lúpulo tem sua variedade masculina e feminina, revela a especialista. E somente a planta fêmea é usada na fabricação da cerveja. Isso porque nela são formadas glândulas de lupulina que contêm resinas e óleos, substâncias que conferem as características desejadas à bebida.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade