Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Você sabe o que é IBU, brassagem e adjunto?

Descubra o significado de alguns termos ligados à cerveja


postado em 10/01/2019 15:45 / atualizado em 10/01/2019 16:25

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Todo mundo sabe que brasileiro adora cerveja. Uma pesquisa da Kantar Worldpanel aponta que a bebida está presente em 63,4% dos lares do país. Em 2018, conforme o levantamento, os brasileiros beberam, em média, 4,5 litros de cerveja dentro de casa. Mas, será que as pessoas sabem o significado de muitos termos do "universo cervejeiro"?

Lúpulo, IBU e growler são alguns dos termos muito usados por quem entende da bebida. Eles dizem respeito, respectivamente, ao componente que dá aroma à cerveja, ao teor de amargor e à vasilha retornável que permite a aquisição de certa quantidade em alguns pontos de venda.

Para ajudar a entender algumas expressões ligadas a esse mercado, criamos um "mini glossário" com a ajuda do site Mestre-Cervejeiro.com:

ABV
Sigla de "Alcohol by Volume" (Álcool por Volume, em tradução livre). É definido como o volume em mililitro (ml) de etanol puro em cada 100 ml de uma solução a 20º C. Ou seja, uma cerveja com 10% de ABV contém 10 ml de etanol puro a cada 100 ml da bebida.

Adjunto
No contexto de produção de cervejas, considera-se adjunto qualquer ingrediente que não seja água, malte, lúpulo ou levedura. Quase tudo pode ser um adjunto: grãos não maltados, açúcar, frutas, flores, ervas e especiarias.

Ale
Uma das três grandes famílias cervejeiras. Agrupa todos os estilos produzidos com leveduras ale (de alta fermentação), geralmente da espécie Saccharomyces cerevisiae. Esta levedura trabalha em temperaturas mais elevadas, entre 15 e 25º C e é caracterizada pela produção de aromas frutados.

Brassagem
Sinônimo de maceração dos maltes, etapa na qual os açúcares são extraídos dos grãos por meio da atuação de diferentes enzimas ativadas pelo aquecimento da água em diferentes temperaturas.

Carbonatação
Teor de gás carbônico (dióxido de carbono ou CO²) presente na cerveja, ou em qualquer bebida gaseificada.

Drinkability
Termo em inglês considerado subjetivo e que é usado para descrever o quanto uma cerveja é "fácil de beber". Quando é de baixo drinkability, ela sacia ou fica "enjoativa" mais rapidamente do que uma com alto drinkability. "Importante lembrar que esse termo não reflete qualidade técnica ou sensorial, pois uma cerveja com baixo drinkability pode mesmo assim ser de excelente qualidade", alerta o site especializado.

Fermentação
Processo no qual a levedura consome os açúcares fermentáveis do mosto (mistura que será fermentada), transformando-os em álcool etílico e gás carbônico.

Growler
Garrafão para transporte de cerveja ou chope. Geralmente feito de cerâmica, vidro ou aço inox. Existem growlers de diferentes capacidades, sendo o mais comum entre um e três litros.

Homebrewing
Prática de produção caseira de cervejas. Quem pratica esse hobby é denominado homebrewer, ou "cervejeiro de panela".

IBU
Sigla de International Bitterness Unit. É uma escala para medir o amargor da cerveja, sendo que um IBU equibale a um miligrama de alfa ácido isomerizado (composto químico presente no lúpulo) por litro de cerveja.

Lager
Uma das famílias cervejeiras. As lagers são também chamadas de cervejas de "baixa fermentação". Engloba estilos como bohemian pilsner, schwarzbier e doppelbock.

Levedura
Também chamada de levedo ou fermento. Termo genérico para as diversas espécies de fungos unicelulares responsáveis pelo consumo de açúcares fermentáveis – presentes no mosto de cervejas, vinho e massas de pão, por exemplo –, transformando-os em álcool etílico e gás carbônico. "A origem da palavra vem do latim levare, que significa 'crescer' ou 'fazer crescer'", diz o Mestre-Cervejeiro.com.

Lúpulo
Espécie de trepadeira que produz flores empregadas na fabricação de cerveja por serem ricas em uma resina que traz amargor e aroma às bebidas.

Malte
Matéria-prima rica em açúcares fermentáveis produzida a partir da germinação e secagem de diferentes grãos, geralmente cevada e trigo.

Maturação
Processo que se dá após a fermentação. Nele, a cerveja é mantida em torno de 0º C por algumas semanas para sedimentar todas as partículas sólidas e "arrendondar" os sabores. "Muitas vezes adjuntos como frutas, ervas e especiarias são adicionados nesta etapa, assim como o dry hopping [técnica para adição de lúpulo]".

Pasteurização
Processo de esterilização de alimentos como cerveja, leite e queijos, desenvolvido por Louis Pasteur em 1864. Consiste no aquecimento do produto abaixo de seu ponto de ebulição por alguns minutos e, em seguida, no rápido resfriamento.

Sommelier ou sommelière
Profissional especializado na história, características sensoriais, harmonizações e serviço dos diferentes estilos de cerveja. Existem também sommeliers (homens) e sommelières (mulheres) de outras bebidas como vinho e chá.

Turbidez
Menor transparência de determinado líquido. "Nas cervejas é comum encontrar turbidez devido à presença de leveduras, por não serem filtradas, e partículas de lúpulo, geralmente quando se usa a técnica de dry hopping, em suspensão", esclarece o site. Em alguns casos pode ocorrer também devido ao chill haze (Turbidez a frio, na tradução livre), em que a transparência é perdida com o resfriamento.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade