Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

O que comer antes de dormir?

Especialista dá dicas de alimentos ideais para a noite


postado em 02/01/2019 14:41 / atualizado em 02/01/2019 14:36

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Muitas pessoas ainda têm dúvida de quais alimentos são mais recomendados para serem consumidos à noite, especialmente para quem mantém uma dieta equilibrada. Para saciar a fome de forma "inteligente" e não dormir com fome, a dica é apostar em combinações interessantes como ovos, sopas e carnes brancas, que propiciam uma digestão mais leve.

"O período da noite é o momento ideal para o corpo desacelerar, descansar e se preparar para o sono. Tudo o que é consumido durante à noite também influencia na saúde e na manutenção do bem-estar, por isso prestar atenção ao que se ingere também nesse momento do dia é muito importante", comenta a nutricionista Rosana Raele.

A especialista dá algumas dicas para quem quer "matar" a fome antes de ir para a cama:

Proteínas mais leves
"Opções como peito de frango e até mesmo o ovo, podem ser opções de valor proteico interessantes e relativamente fáceis de serem preparadas. Você ainda pode criar combinações muito boas, como um suflê de frango com legumes, opções de ovo mexido com legumes ou até mesmo uma omelete de queijo branco com ervas", esclarece a nutricionista.

Desfrute das sopas
De acordo com Rosana, sopas ou cremes são ótimas opções de refeição noturna pois costumam ser leves e nutritivas. "Uma boa alternativa é acrescentar legumes e verduras nas combinações. Você pode fazer uma sopa com alguns legumes picados, como cenoura, chuchu e abobrinha, e no final acrescentar um ovo batidinho ou até mesmo pedaços de frango cozido. Além disso, para engrossar a sopa de forma mais nutritiva, você pode usar também uma mandioquinha, inhame ou até uma batata pequena bem cozida e amassada", diz ela.

Mantenha-se hidratado
Os líquidos sempre devem estar presentes na dieta durante todo o dia todo. Porém, à noite, é mais aconselhável deixar as bebidas com cafeína de lado. "Para isso, aposte nas infusões de diferentes aromas e sabores, como camomila e mel, frutas vermelhas ou mesmo hortelã. Se consumidas sem açúcar, além de hidratarem o corpo contribuindo para seu bom funcionamento, as infusões não acrescentam calorias à dieta. Manter-se bem hidratado é também um grande passo para evitar os excessos à noite", aconselha a especialista. Ela lembra ainda que uma bebida quentinha antes de dormir pode ser uma ótima aliada para ajudar a relaxar e desligar da correria do dia a dia.

Não esqueça as fibras
"Além de auxiliarem na regularização do trânsito intestinal, as fibras são importantes aliadas na saciedade, e podem ser facilmente incorporadas ao período da noite, na forma de saladas, juntamente com o jantar, ou até mesmo na ceia na forma de alguma fruta por exemplo", diz Rosana Raele.

A nutricionista ainda ressalta o horário ideal de consumo da última refeição do dia. Segundo ela, o horário varia de acordo com a rotina de cada um: "Quem treina, é muito ativo e gosta de se exercitar depois do trabalho, por exemplo, acaba tendo uma necessidade maior de nutrientes nesse momento do dia. Para aqueles que dormem cedo e são mais matutinos é aconselhável uma refeição mais leve e um bom café da manhã no outro dia".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade