Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Restaurante brasileiro vence prêmio do World Restaurant Awards

Na primeira edição do evento, o Mocotó (SP) conquistou um dos 'Big Plates'


postado em 19/02/2019 13:39 / atualizado em 19/02/2019 13:51

Chef Rodrigo Oliveira (dir.) recebe das mãos do também chef Alex Atala o prêmio de melhor No Reservations Required da premiação World Restaurant Awards(foto: Instagram/mocotorestaurante/Reprodução)
Chef Rodrigo Oliveira (dir.) recebe das mãos do também chef Alex Atala o prêmio de melhor No Reservations Required da premiação World Restaurant Awards (foto: Instagram/mocotorestaurante/Reprodução)
[FOTO1
Na última segunda, dia 18 de fevereiro, foi realizada em Paris, na França, a primeira edição do World Restaurant Awards. O restaurante Wolfgat, da África do Sul, se consagrou o melhor de 2018 na premiação criada pela empresa de gerenciamento de eventos IMG em parceria com os críticos gastronômicos Andrea Petrini e Joe Warwick. O estabelecimento sul-africano comandado pelo chef Kobus van der Merwe também recebeu o prêmio na categoria "fora do mapa" (Off-Map Destination).

Wolfgat é um pequeno restaurante à beira-mar na cidade de Western Cape e tem capacidade para apenas 20 lugares. Segundo os responsáveis pela casa informam no site oficial do restaurante, a ideia de ter poucas mesas é para manter a produção sustentável. O estilo de comida é descrito como "sazonal, inspirado pelo clima, com uma abordagem naturalista e intervenção mínima", e os juízes do World Restaurant Awards, incluindo os chefs brasileiros Alex Atala (D.O.M.) e  Manoella Buffara (Manu), afirmam que "parece um restaurante que está antenado com a comunidade".

Quem também se sagrou vencedor na edição de estreia da nova premiação é o restaurante Mocotó, de São Paulo. O estabelecimento comandado pelo chef Rodrigo Oliveira recebeu o prêmio de melhor No Reservations Required (sem necessidade de reservas, em tradução livre). O troféu foi entregue por Alex Atala, que é considerado o maior chef brasileiro da atualidade, com seu D.O.M. figurando em 30º lugar entre os 50 melhores restaurantes do mundo, além de ser dono de duas estrelas do renomado Guia Michelin.

Os prêmios do World Restaurant Awards são divididos em Grandes Placas (Big Plates) – que visam "defender a excelência e a integridade ao mesmo tempo em que tentam promover a diversidade da comunidade de restaurantes do mundo", segundo o site da premiação, e as Pequenas Placas (Small Plates), que reconhecem as "nuances culturais contemporâneas" e o papel das mídias sociais e das tentativas de "subverter" as modas gastronômicas atuais – a categoria "menor" inclui prêmios como "chef sem tatuagem do ano" e "cozinha sem pinça".

Abaixo, todos os vencedores dos prêmios Big Plates :

  • Restaurant of the Year: Wolfgat, de Paternoster, na África do Sul
  • Arrival of the Year: Inua, de Tóquio, no Japão
  • Atmosphere of the Year: Vespertine, de Los Angeles, nos Estados Unidos
  • Collaboration of the Year: Paradiso X Gortnanain, de Cork, na Irlanda
  • Enduring Classic: La Mère Brazier, de Lyon, na França
  • Ethical Thinking: Refettorio (Food for Soul), com vários endereços na Itália
  • Event of the Year: Refugee Food Festival (Festival da Comida de Refugiados), em Paris (e em outras partes do mundo), na França
  • House Special: Lido 84 (Cacio e Pepe), de Lombardia, na Itália
  • Forward Drinking: Mugaritz, de San Sebastián, na Espanha
  • No Reservations Required: Mocotó, de São Paulo, no Brasil
  • Off-Map Destination: Wolfgat, de Paternoster, na África do Sul
  • Original Thinking: Le Clerence, em Paris, na França

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade