Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Chocolate pode fazer parte da dieta

Desde que seja consumido o tipo amargo


postado em 18/03/2019 11:20 / atualizado em 18/03/2019 11:34

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Para quem é "chocólatra", aqui está uma boa notícia: existe uma forma de incorporar a iguaria de cacau na dieta, sem deixar de lado a alimentação saudável. Segundo a nutricionista portuguesa Bárbara de Almeida Araújo, autora do blog Manias de Uma Dietista, o cacau é ótimo para a saúde.

"Existem essencialmente três tipos de chocolate: amargo, ao leite e branco. O chocolate ao leite tem uma menor percentagem de cacau comparativamente com o amargo. Por sua vez, o chocolate branco é feito apenas com manteiga de cacau, não contendo cacau", diz a especialista em entrevista ao portal português New in Town.

Portanto, não é difícil saber qual a mehor descolha para quem quer manter a dieta e aproeitar o sabor do chocolate: o amargo é a melhor opção.

Não é só a porcentagem de cacau que influencia. A quantidade de açúcar também varia. De uma forma geral, a versão branca é a que contém mais desse ingrediente e, consequentemente, é também a mais calórica, seguida pelo chocolate ao leite.

"O consumo moderado do chocolate amargo traz benefícios para a saúde. E lembre-se: quanto maior for a percentagem de cacau, melhor", completa a nutricionista.

Bárbara Araújo explica que esse tipo de chocolate possui propriedades antioxidantes, por ser rico em polifenóis, que também estão presentes em verduras e em alguns tipos de chás. O tipo amargo ajuda ainda no aumento do colesterol "bom", o HDL (lipoproteína de alta densidade), que regula a pressão arterial, diminui o risco de trombose e gera um efeito antidepressivo – o consumo de cacau está relacionado à sensação de bem-estar, satisfação e alegria.

"É permitido o consumo de dois quadrados de chocolate amargo por dia, que são o suficiente para obter todos os benefícios do cacau sem provocar aumento de peso. Deve ser consumido preferencialmente como sobremesa, ou seja, após uma refeição principal, para que o açúcar seja absorvido mais lentamente", orienta a nutricionista na conversa com o New in Town.

Além disso, a especialista recomenda a redução no consumo de açúcar refinado e de produtos ultraprocessados. Ao mesmo tempo, aliada à alimentação saudável, deve-se praticar exercícios físicoa, pelo menos, três vezes por semana.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade