Publicidade

Estado de Minas HISTÓRIA

Por que Angkor deixou de ser a maior cidade do mundo?

Cientistas descobrem o que levou ao colapso da localidade cambojana


postado em 30/10/2018 13:26 / atualizado em 30/10/2018 12:39

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

No ano de 1200, a cidade de Angkor, onde hoje se localiza o território do Camboja, era considerada a maior do mundo, com uma área de mil km².

Durante 100 anos, o povoado construiu e expandiu suas redes de canais, diques, barragens, poços e outras estruturas importantes para a administração da água. Porém, no século XV, "misteriosamente" muitos plebeus e o rei de Angkor abandonaram a localidade.

Especialistas atribuem o fato a uma possível guerra com um reino vizinho, localizado na atual Tailândia, além de uma provável substituição do hinduísmo pelo budismo.

Outra hipótese sugere que o desaparecimento esteja ligado a inesperadas inundações, seguidas por décadas de chuvas escassas, que acabaram desencadeando uma série de falhas no maior sistema aquífero do mundo pré-industrial, de acordo com artigo publicado na revista científica Science Advances.

O coautor da pesquisa e geofísico da Universidade de Sidney (Austrália), Dan Penny, desenvolveu junto com outros cientistas um modelo computadorizado de como a mudança rápida nos períodos de chuvas poderia ter afetado o sistema de distribuição de água da cidade.

Com a ajuda de vários cenários simulados, chegaram á conclusão de que os canais que supriam a cidade começaram a corroer e alargar devido ao volume do fluxo d'água. Com isso, o recurso hídrico foi desviado de forma desigual pelas intersecções da rede, reabastecendo apenas alguns canais. A distribuição irregular foi ainda mais afetada devido aos sedimentos que foram se acumulando.

Como resultado desses fenômenos, ocorreu uma falha total da rede de água, contribuindo para o desaparecimento de Angkor, de acordo com pesquisadores.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade