Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Arqueólogos encontram múmias de gatos e escaravelhos no Egito

Os felinos eram dedicados à deusa gata Bastet


postado em 12/11/2018 17:41 / atualizado em 12/11/2018 17:05

Uma escavação feita em Saqqara, no Egito, foram descobertas dezenas de múmias de gatos, em homenagem à deusa Bastet(foto: Twitter/AntiquitiesOf/Reprodução)
Uma escavação feita em Saqqara, no Egito, foram descobertas dezenas de múmias de gatos, em homenagem à deusa Bastet (foto: Twitter/AntiquitiesOf/Reprodução)

Uma tumba cheia de múmias de gatos e uma coleção de escaravelhos mumificados foram descobertos durante uma escavação arqueológica na cidade de Saqqara, no Egito. A informação foi divulgada pelo Ministério de Antiguidades do país árabe no último sábado, dia 10 de novembro.

Sete túmulos foram descobertos durante a missão arqueológica, que começou em abril deste ano. Eles descobriram três tumbas com dezenas de múmias de gatos que podem ser rastreadas até a quinta e sexta dinastias há milhares de anos.

Quatro outros túmulos foram encontrados, incluindo um pertencente a Khufu-Imhat, o superintendente de edifícios no palácio do faraó.

Uma coleção de escaravelhos também foi desenterrada numa seção chamada necrópole de Memphis. Dois dos insetos foram embrulhados em linho dentro de um sarcófago de pedra calcária retangular decorado com pinturas de grandes besouros pretos considerados sagrados no Antigo Egito.

Uma coleção adicional de múmias de escaravelhos foi encontrada num sarcófago menor, de acordo com Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, citado pela emissora americana CNN.
(foto: Twitter/AntiquitiesOf/Reprodução)
(foto: Twitter/AntiquitiesOf/Reprodução)

Uma estátua de gato de bronze dedicada à deusa Bastet (tinha cabeça de uma gata), foi encontrada entre 100 estátuas douradas de madeira e dúzias de felinos mumificados.

Funcionários do governo e embaixadores de todo o mundo visitaram os túmulos recém-descobertos ao sul do Cairo no sábado (10). Eles também analisaram estátuas de madeira dourada com as características de um leão, uma vaca e um falcão, bem como mil amuletos, alguns frascos, ferramentas de escrita e capítulos do famoso Livro dos Mortos.

Os nomes de duas mulheres egípcias antigas chamadas Subek Sekt e Mafy também foram encontrados gravados numa porta, mas os arqueólogos estão trabalhando para descobrir quem elas eram.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade