Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Cientistas encontram equipamento usado na construção das pirâmides

Descoberta foi feita no Egito


''

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Um grupo de cientistas do Instituto Francês de Arqueologia Oriental, da cidade do Cairo, no Egito, e da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, descobriu um equipamento que pode ter sido usado pelos antigos egípcios na construção das pirâmides. A informação foi divulgada pelo site americano Science Alert, especialista em notícias científicas.

O achado se deu numa das pedreiras próxima a Luxor, onde os egípcios exploravam alabastro (tipo de pedra à base de carbonato de cálcio). Arqueólogos encontraram vestígios do "aparelho" numa rampa que poderia ter sido usada para levantar grandes cargas.

A idade aproximada da descoberta é de aproximadamente 4,5 mil anos.

No centro da construção se situava uma plataforma inclinada, cujos lados possuíam escadas e aberturas, onde podiam ser encaixadas colunas de madeira, em torno das quais se enrolavam cordas. Posteriormente, os blocos, que pesavam muitas toneladas, eram fixadas num "trenó" de madeira. Depois disso, os construtores puxavam as cordas e deslocavam os blocos pela plataforma, que tinha um ângulo de 20º.

Anteriormente, os cientistas já pressupunham a existência de tais estruturas, porém, esta é a primeira vez que uma delas é descoberta.

Vale lembrar que as pirâmides egípcias são consideradas umas das construções de pedra mais antigas no mundo. A maior parte delas foi projetada como tumbas para faraós.

As mais conhecidas ficam nos arredores de Cairo, capital egípcia, em Gizé. A maior delas é a Pirâmide de Quéops – a única das sete maravilhas do mundo que restou no planeta até agora.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade