Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

ESO encontra sistema estelar triplo na Via Láctea

Essa descoberta astronômica é inédita


postado em 20/11/2018 08:29 / atualizado em 20/11/2018 08:50

(foto: Peter Tuthill/University of Sydney/ESO/Divulgação)
(foto: Peter Tuthill/University of Sydney/ESO/Divulgação)

De forma inédita, astrônomos encontraram um sistema solar composto por três estrelas na Via Láctea. A descoberta se deu no Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) e o sistema estelar triplo é considerado como possível fonte de uma futura explosão de raios gama de longa duração. A informação foi divulgada pela agência espanhola de notícias EFE.

"Este é o primeiro sistema desse tipo descoberto em nossa galáxia. Não esperávamos encontrar esse sistema na nossa própria vizinhança", comenta o astrônomo Joseh Callingham, do Instituto de Radioastronomia dos Países Baixos, citado pela EFE.

Como o novo sistema solar tem a aparência semelhante à de uma cobra, em espiral, os astrônomos a batizaram de Apep, em referência a uma divindade egípcia que era representada por uma serpente e encarnava o caos. Na mitologia do Antigo Egito, o deus Rá, do Sol, lutava com Apep todas as noites. A adoração a Rá colaborava para sua vitória e o retorno de nossa estrela todas as manhãs.

Segundo a EFE, só foi possível encontrar o novo sistema – que compreende um ninho de estrelas maciças cercado por um "redemoinho" de pó – graças instrumento astronômico Visir, instalado no telescópio Very Large Telescope (VLT) do ESO, e que está situado no Chile.

(com EFE e Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade