Publicidade

Estado de Minas CANADÁ

Jovem tem cegueira temporária após usar lente de contato colorida

O acessório fazia parte da fantasia de Halloween


postado em 05/11/2018 08:48 / atualizado em 05/11/2018 09:19

(foto: Millenniumeyecenter.com/Reprodução)
(foto: Millenniumeyecenter.com/Reprodução)

O que era pra ser uma simples diversão de Halloween – que é celebrado no dia 31 de outubro – se tornou um drama para a menina canadense Emilie Turcotte, de 11 anos, moradora de Quebec. Ela perdeu a visão temporariamente após utilizar uma lente de contato colorida que fazia parte de sua fantasia do Dia das Bruxas. A informação foi divulgada pelo portal americano de notícias Aol.

Segundo Julie Turcotte, mãe de Emilie, em entrevista ao site, a filha utilizou as lentes por cerca de quatro horas num evento realizado na escola, na terça, dia 30 de outubro. Em seguida, a menina as retirou, mas voltou a usá-las mais tarde, durante o jantar, e ao sair para pedir doces com os amigos, seguindo a tradição do Halloween nos Estados Unidos e no Canadá. Ela só tirou as lentes coloridas à noite, na hora de dormir, conforme relato da mãe.

Julie conta que na manhã seguinte a filha começou a sentir que havia algo errado nos olhos. "Ela acordou gritando e dizendo que os olhos estavam queimando como se estivessem pegando fogo", relata a canadense ao Aol. Ainda de acordo com ela, ao afastar as pálpebras de Emilie com os dedos, percebeu que os olhos da filha estavam "vermelhos" como sangue.

Após verificar que se tratava de um problema, provavelmente grave, a mãe levou a filha a um centro oftalmológico da cidade. Chegando lá, os médicos constataram que a adolescente sofreu uma lesão nas córneas, o que ocasionou a perda temporária da visão. Ainda segundo o portal Aol, os especialistas que atenderam Emilie constataram que esse problema, possivelmente, foi provocado pela utilização das lentes de contato coloridas.

A menina canadense recuperou totalmente a visão alguns dias depois, mas, mesmo assim, a mãe afirma que toda a família ficou apreensiva. "Durante quatro dias, ficamos com muito medo. Emilie não conseguia ver nada. E tudo isso por causa das lentes de Halloween! Ficamos preocupados porque, geralmente, quando você perde a visão, não há como reverter. As lentes de contato são uma boa fantasia, mas a que preço?", desabafa Julie Turcotte na entrevista para o site.

Alerta

A Food and Drug Administration (FDA), órgão de fiscalização do governo dos EUA, equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, já emitiu um alerta à população americana abordando os perigos da utilização de lentes de contato decorativas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade