Publicidade

Estado de Minas CHINA

Mulher morre após 'overdose' de Botox

O incidente aconteceu numa clínica de estética em Hong Kong


postado em 12/11/2018 08:30 / atualizado em 12/11/2018 08:34

(foto: Theyouthdoctor.co.uk/Reprodução)
(foto: Theyouthdoctor.co.uk/Reprodução)

Segundo notícia divulgada pelo site chinês de notícias Apple Daily, uma mulher de 52 anos, de sobrenome Cheung, morreu nesta segunda, dia 12 de novembro, na cidade de Hong Kong, na China, depois de receber uma "overdose" de Botox (toxina botulínica) numa clínica de estética que fica na avenida Humphreys. É o terceiro caso deste tipo em menos de um mês na região.

Deois que o médico Franklin Li Wang-pong, de 86 anos, aplicou mais de 10 doses de Botox na paciente, incluindo injeções na mandíbula, no queixo e na testa, a chinesa acabou desmaiando e foi levada em estado crítico para o hospital Queen Elizabeth. A morte de Cheung foi confirmada nesta segunda (12).

Segundo o o inspetor-chefe Lam Yuen-ling, do distrito de Yau Tsim, em entrevista ao Apple Daily, o médico foi preso por supostamente violar a lei sobre drogas perigosas e enganar os policiais. Além disso, funcionários do Departamento de Saúde de Hong Kong estão investigando o caso e encontraram inconsistências nos medicamentos armazenados na clínica e nos registros dos pacientes.

O portal chinês explica que Li Wang-pong pratica Medicina há mais de 60 anos, formou-se na Universidade de Hong Kong em 1956, e é um conhecido cirurgião plástico. Porém, em 2009, ele teve a licença médica suspensa por cinco meses após um incidente em 2003, quando uma professora de piano de 71 anos de idade – que estava passando por lipoaspiração no abdômen – entrou em coma e morreu na mesma clínica que atendeu Cheung. Ela sofreu um choque anafilático em decorrência da anestesia.

Conforme o Apple Daily, no dia 1º de novembro deste ano, uma mulher de 41 anos sofreu complicações, incluindo fraqueza, dor de garganta e dificuldade para engolir, depois de receber injeções de Botox de uma esteticista chinesa que trabalha no mesmo distrito de Li Wang-pong.

Vale lembrar que a toxina botulínica, conhecida comercialmente como Botox, é uma neurotoxina (produzida pela bactéria Clostridium botulinum) utilizada como tratamento de algumas doenças neurológicas e como produto cosmético para eliminar rugas faciais.

Em altas doses, o Botox pode provocar paralisia muscular progressiva, dificuldades respiratórias e a morte.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade