Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Sonda espacial fotografa objeto mais distante do Sistema Solar

New Horizons capturou imagens do asteroide Ultima Thule


postado em 02/01/2019 13:58 / atualizado em 02/01/2019 14:07

No dia 1º de janeiro, a sonda espacial New Horizons, da Nasa, fez imagens do asteroide Ultima Thule, o objeto mais distante do Sistema Solar(foto: Nasa/Divulgação)
No dia 1º de janeiro, a sonda espacial New Horizons, da Nasa, fez imagens do asteroide Ultima Thule, o objeto mais distante do Sistema Solar (foto: Nasa/Divulgação)

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) divulgou na última terça, dia 1º de janeiro, que a sonda espacial New Horizons, lançada em 2006, bateu um recorde ao se aproximar do objeto mais distante do Sistema Solar, o asteroide 2014 MU69, também conhecido como Ultima Thule.

O corpo celeste de 30 km de diâmetro está localizado no cinturão de Kuiper e fica a 6,4 bilhões de km de distância da Terra.

De acordo com a Nasa, a sonda, que tem como missão o estudo do plenate-anão Plutão e o cinturãod e Kuiper, conseguiu fazer cerca de mil imagens do Ultima Thule.

"Até agora estou gostando muito de 2019. De forma incrível, a sonda espacial New Horizons realizou a maior exploração da história da humanidade. Milhares de processos a bordo da sonda tiveram de funcionar corretamente para que pudéssemos falar sobre a missão neste momento", comenta Alan Stern, diretor científico da missão da Nasa, em comunicado enviado à imprensa.

As imagens do asteroide 2014 MU69 foram publicadas no site oficial do projeto e oferecem uma primeira noção da forma do objeto mais longínquo do nosso Sistema Solar.

A aproximação máxima da sonda ocorreu às 5h33, no horário padrão mundial (3h33 no horário de Brasília), na terça (1º), quando a New Horizons estava localizada a cerca de 3,5 mil km do corpo celeste. À medida que avançou, ela coletou mais dados e captou mais imagens de Ultima Thule. Em breve, uma amostra dessas informações será enviada à Terra e se estima que levará cerca de 20 meses para baixar o conjunto completo de dados.

Vale lembrar que, em julho de 2015, a sonda espacial fez um voo histórico para além de Plutão e suas luas, fornecendo dados importantes para os cientistas. Então ela seguiu para o corpo celeste 2014 MU69, que está localizado a cerca de 1,6 bilhão de km do planeta-anão.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade