Publicidade

Estado de Minas VALÊNCIA

Cliente morre após comer em restaurante chique na Espanha

Espanhola de 46 anos pode ter sido intoxicada por um cogumelo


postado em 22/02/2019 11:48 / atualizado em 22/02/2019 12:34

Apesar de ser comestível o cogumelo Morchella é considerado tóxico se não for preparado da forma correta(foto: Pexels)
Apesar de ser comestível o cogumelo Morchella é considerado tóxico se não for preparado da forma correta (foto: Pexels)

No último sábado, dia 16 de fevereiro, uma mulher de 46 anos que foi almoçar com o marido e o filho no badalado restaurante RiFF, que possui uma estrela do Guia Michelin e fica na cidade de Valência, na Espanha, acabou morrendo na madrugada de domingo (17), devido a complicações de uma intoxicação alimentar. O relatório do Instituto Nacional de Toxicologia e os resultados da autópsia ainda não se tornaram públicos. A informação foi divulgada pelo jornal espanhol Las Provincias.

De acordo com o periódico, o marido e filho de 12 anos também foram afetados pela toxina, bem como outras 16 pessoas que também visitaram o restaurante entre os dias 13 e 16 de fevereiro, embora todos tenham apresentado apenas sintomas mais leves, como vômitos e diarreia.

A mulher que acabou falecimento havia consumido arroz com cogumelos Morchella, conhecidos na Espanha como colmenillas ou morillas, e que era parte do menu degustação do RiFF.

Ese tipo de cogumelo são considerados tóxicos e podem ser perigosos mesmo depois cozidos por um longo período de tempo, por isso, a recomendação é que sejam colocados para secar e na hora do consumo, sejam reidratados – porém, essa água deve ser descartada antes do cozimento.

Até agora, conforme o Las Provincias, ainda não se sabe o que precisamente causou o envenenamento da cliente.

Após o fatídico evento, o RiFF foi provisoriamente fechado. "As investigações preliminares não detectaram irregularidades e determinaram que o restaurante está em conformidade com a legislação sanitária. A secretária de Saúde de Valência, Ana Barceló, disse na quarta [20] que 'parece que tudo está normal' no estabelecimento e admitiu que não se sabe o que pode ter acontecido com a falecida, mas que "o foco está no que ela comeu e que reações podem ter surgido'", afirma o periódico espanhol.

Em comunicado enviado à imprensa, o chef Bernd H. Knoller, que comanda a cozinha do RiFF, afirma que está colaborando com a secretaria de Saúde para esclarecer os fatos e que o restaurante permanecerá fechado "até que as causas sejam estabelecidas, para que retome a plena atividade com garantias tanto para os funcionários quanto para os clientes".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade