Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Fissura em geleira da Groenlândia pode gerar iceberg gigante

Cientistas detectaram uma fratura gigantesca no gelo


postado em 08/02/2019 16:46 / atualizado em 08/02/2019 16:42

(foto: Nasa/Divulgação)
(foto: Nasa/Divulgação)

Cientistas do Instituto Alfred Wegener de Pesquisa Polar e Marinha, em Bremerhaven, na Alemanha, descobriram uma fenda de 1.295 km² na geleira Petermann, no extremo noroeste da Groenlândia, que poderia causar o aparecimento de um grande e ameaçador iceberg.

De acordo com o estudo, publicado no dia 11 de janeiro no periódico científico Journal of Geophysical Research, a taxa de fluxo das geleiras dos fiordes (golfo encurvado e profundo que se situa entre montanhas muito altas e íngremes) aumentou 10% em relação às fraturas de 2012, ano em que começaram a surgir novas fissuras. Com isso, se uma nova fratura ocorrer, o movimento em direção ao oceano pode ser ainda mais rápido.

Com uma extensão de 70 km no fiorde de Petermann, a língua de gelo (formação que ocorre quando uma geleira se move muito rapidamente para dentro do oceano) possui de 15 a 20 km de largura. Já as rachaduras estão localizadas a 12 km da borda da geleira, segundo o artigo recém publicado.

Por meio de imagens de satélite recolhidas nos últimos 10 anos, os cientistas alemães detalharam que a geleira registraram uma velocidade de fluxo de "1.135 metros por ano no Inverno de 2016".

Essa velocidade representa uma "aceleração de aproximadamente 10% em comparação ao Inverno de 2011", o que pode ter sido causada pela perda de um iceberg em agosto de 2012, conforme o estudo.

Quando segue em direção ao mar, a geleira "esfrega" nas paredes rochosas do fiorde, fazendo com que se um iceberg for desprendido, "o comprimento total da língua" e a superfície de fricção acabará sendo reduzida e "a geleira começaria a fluir mais rapidamente", explica Martin Ruckamp, um dos autores da pesquisa, no artigo publicado no Journal of Geophysical Research.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade