Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Descoberta a razão para a Groenlândia se chamar Terra Verde

Na época dos vikings a ilha dinamarquesa era mais quente, segundo estudo


postado em 07/02/2019 11:36 / atualizado em 07/02/2019 11:40

De acordo com o novo estudo, na época dos vikings a região da Groenlândia era mais verde e quente, por isso recebeu esse nome(foto: Google Maps/Reprodução e Pexels)
De acordo com o novo estudo, na época dos vikings a região da Groenlândia era mais verde e quente, por isso recebeu esse nome (foto: Google Maps/Reprodução e Pexels)

Cientistas acabam de descobrir porque a Groenlândia é chamada de Terra Verde (Gronland, no original em dinamarquês), nome dado pelos antigos colonizadores da região, os vikings. Partes fossilizadas de mosquitos, encontradas no fundo de um antigo lago, ajudaram a provar que a ilha já foi quente e verdejante.

Os achados foram publicados em janeiro deste ano na revista científica Geology.

Historiadores acreditam que os vikings chegaram à Groenlândia por volta do ano de 986. "Pessoas especulam que os nórdicos colonizaram a Groenlândia durante um período fortuitamente quente, mas não havia nenhuma prova detalhada de como era a temperatura local para confirmar isso", comenta o pesquisador Yarrow Axford, da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, líder do estudo, no artigo recém publicado.

A presença dos vikings na Groenlândia e na Vinlândia (nordeste do Canadá) já não causa dúvidas entre os cientistas, graças às descobertas arqueológicas. Mas duas perguntas continuaram soando: por que Eric, o Vermelho, chamou a ilha de Gronland e por que os vikings colonizaram a região e depois a abandonaram.

Muitos historiadores se apoiam na justificativa que remete aos séculos X e XIII ou Período Quente Medieval, quando as temperaturas no planeta eram supostamente tão altas quanto as de hoje. No século XIV, começou a Pequena Idade do Gelo, causando o período conhecido como Grande Fome na Europa e, como os apoiadores da ideia acreditam, fez com que a civilização viking deixasse a Groenlândia e a América do Norte.

Axford provou essa hipótese estudando os sedimentos formados no fundo de um lago localizado perto da cidade de Narsaq, no sudoeste da Groenlândia, local em que Eric, o Vermelho, supostamente morou. O lago teria feito parte do território da Terra Verde por pelo menos três mil anos. Nele foram achados pólen, insetos mortos, fragmentos de vegetação e outros restos orgânicos, contendo sinais do clima e da ecologia do Ártico no passado distante.

As análises dos fósseis mostraram que a proporção de oxigênio-18, típico de regiões quentes, era significativamente maior do que nos restos orgânicos mais antigos preservados nas camadas inferiores. Em média, naquela época, as temperaturas eram um grau e meio mais altas do que no início da Idade Média, e semelhantes às temperaturas da Groenlândia atual.

A era quente na Terra Verde terminou no fim do século XIV, quando o clima se tornou instável e a ilha começou a ser coberta por gelo.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade